TuneList - Make your site Live

24/06/2013

IMPÕE-SE UMA REVOLUÇÃO RADICAL…!



Se juntarmos estes três princípios: aristocracia, ilusão e sucesso, quem sai mal é a democracia, não a Europa. A Europa está fragmentada, pulverizada de falsos profetas. Como chegámos a esta situação? O que falhou? Confrontados com esta emergência, não estarão os Estados da zona euro prestes a criar um “monstro” não democrático? Teremos de nos render ao Euroceticismo? Conseguirá, algum dia, uma federação de 27 países funcionar eficazmente, se persistir ou predominar um conjunto de líderes aleivosos e pérfidos, a enganar o Povo…para bem deles? O empenho na Europa da maioria dos dirigentes é lateral e secundário, sujeito a propósitos nacionais. Outros são flagrantemente incompetentes. O resultado é todo este embuste descarado. Mas…será que a Europa tem falta de humanidade por excesso de concorrência? Alguém no seu juízo pensa que se houvesse menos liberdade e mais distorção os europeus seriam mais humanos? Meus Senhores: tenhamos orgulho em ser europeus! Ser europeu, é o nosso apelido de família. A nacionalidade é aquilo que nos divide no seio da mesma família, a Europa, à qual todos pertencemos. Cada um de nós, os nossos pais, os nossos filhos, os nossos antepassados, numerosas gerações, contribuíram para a Europa de hoje. Numerosas línguas e culturas, estados e povos, reis e imperadores, monarquias e repúblicas, religiões e convicções, inventores e navegadores, cientistas e artistas. A Europa é plural! A Europa tem sido sempre multifacetada. Um mundo de sonhos e de heróis gregos, latinos e eslavos. Uma confluência de inspirações judaicas, cristãs, islâmicas e ateias. Por essa razão, é que “a Europa deve livrar-se de uma vez por todas do “umbiguismo” institucional dos seus Estados-nações. Impõe-se uma revolução radical e de grande amplitude que dê origem a uma União Europeia federal. Uma União que permita à Europa ser parte do mundo ”pós-nacional” de amanhã. Por cobardia e falta de visão, muitos chefes de Estado e de governo preferem não ver o que está em jogo. É imperativo acordá-los e confrontá-los com a sua impotência. Sem nunca lhes dar tréguas. Mostremos-lhes o caminho para a outra Europa, a Europa do futuro, a Europa dos Europeus”.
Cruz dos Santos

2013

ELES PRECISAM DE MAIS POBRES!



Toda a gente sabe, que na ausência de leis, domina a “lei da selva”! E que na eliminação das regras impõe sempre a vontade do mais forte. Pois é! Vivemos numa sociedade, que sabe bem que a liberdade precisa do amparo da legalidade e do civismo para se defender. Cuidado com a linguagem política, que foi concebida para fazer mentiras parecerem verdades, e o assassínio, respeitável, e para dar uma aparência de solidez ao inefável. As “dificuldades aguçam o engenho”, alegam os políticos. “É preciso trabalhar mais, inovar mais, ousar mais para conseguir crescer mais”, vociferam ao ouvido os “soberanos capitalistas” aos políticos! “Precisamos de mais economia…com salários mais baixos e de “reduzir o número de funcionários”; “promover o desemprego e assustar o Povo”. “Precisamos de mais Assessores, Adjuntos, e Secretários de Estado”, alegam os políticos-governantes. São como os Apóstolos, que falam da graça, mas não distinguem a graça dada gratuitamente da graça gratificante. Exortam-nos a praticar as boas ações, mas não discernem entre a obra operante e a obra operada. Pregam a caridade, sem saber separar a caridade infundida da adquirida; sem explicar se é acidente ou substância, coisa errada ou incriada. Detestam o pecado, mas não souberam nunca dar uma definição científica de tal vício! Consideram-se os censores do mundo e exigem que se desdigam todos os que não estejam de acordo com as suas conclusões implícitas e explícitas…! Haverá comediante ou charlatão mais hábil na imitação dos preceitos da retórica do que estes pregadores e oradores ridículos? E…como gesticulam, cheios de jactâncias, esses deuses imortais! Como sabem adaptar a voz, nas suas promessas, “cantarolar”, agitar-se, mudar sucessivamente a expressão do rosto!

“Palavras, palavras, palavras e não só / Palavras para si e palavras para dó / Depois a criadagem lava o pé e limpa o pó / A produtividade, ora nem mais, celulazinhas cinzentas / Sempre atentas / E levas pela tromba se não te pões a pau / Num encontrão imediato do 3º grau”!

“A este ritmo, e em circunstâncias normais, em poucos anos desceremos até ao fim da escala europeia. Basta, para tanto, que continuaremos a “festejar” um otimismo bacoco, ruidoso, anestesiante e inconsistente, dissimulador da nossa verdadeira situação de atraso no panorama europeu.”

Cruz dos Santos

2013

VIAGEM DE COMBOIO ALFA



Sempre me recordo da primeira viagem de Lisboa ao Porto no Comboio Correio, tinha partida de Santa Apolónia ás 00h20 e chegada ao Porto ás 06h30, com a noite mal dormida ao som de um "pouca-terra-pouca-terra" suave num banco confortável, ou assim me pareceu. E de manhã, o Sol a nascer e a entrar pela janela num convite descarado. Era Dezembro de 1975, as neblinas dançavam por entre serras desconhecidas. E lá fiquei, de nariz enfiado no vidro, tentando aprisionar toda aquela imensidão de beleza que me surpreendia e, ao mesmo tempo, me fascinava, estava a chegar ao Porto. Desde então, o comboio, fosse ele como fosse, pequeno grande, de mercadorias, de passageiros até mesmo "o regional" que transportava os militares, todos me eram igualmente queridos.

Numa das viagens que eu costumo fazer no ALFA PENDULAR, sim, porque um trajeto de Lisboa Santa Apolónia até à Estação de Campanhã no Porto não deixa de ser uma grande viagem, pois, temos tempo suficiente para meditar, pensar, analisar as coisas corriqueiras da nossa vida.

Percebi que algumas coisas mudaram, por exemplo, parece-me, não estou bem certo de que se cumpre os horários, outra coisa é que os comboios ALFA têm ar condicionado, aliás isto já há algum tempo, os bancos estão até mais bonitos, e as pessoas talvez sejam as mesmas, claro que nem todas. De há uns anos atrás, até aos dias de hoje, que o comboio ALFA é o transporte individual, mais utilizado entre Lisboa - Porto.

Mas não é a respeito disso que quero aqui partilhar, o que quero realmente compartilhar com todos, é que no trajeto acima citado, observei várias empresas a beira da linha do comboio, que estão caindo aos pedaços e ia pensando, há muitos anos atrás, o quanto essas mesmas empresas, ou melhor, esses depósitos de lixo, pois é o que parecem, empregaram diversos trabalhadores.

Naqueles tempos, era mais fácil ter um emprego, quantos trabalhadores deixaram seu suor ali para sustentar suas famílias, quantos conseguiram se reformar e hoje, observamos apenas meras paredes a cair aos bocados ou depósitos vazios, destruídos, chega até doer o coração.

Outra coisa que observei e isto já é de tempos que acontece dentro dos comboios, desde que não haja o revisor por perto, são as várias pessoas que vendem objetos, de toda a espécie, isto acontece mais nos comboios regionais ou no intercidades, todos esses produtos por preços baixíssimos. 

Sim, essas pessoas são muito corajosas, pois, enfrentam todo tipo de pessoas, são muitas vezes gozados, mas eles são corajosos, porque devem ter alguém em casa que depende deles, então com esta falta de emprego que assola todo o Portugal, muitos se viram como podem, mas e a segurança nos comboios? Eu sei que é proibido fazer comércio dentro dos comboios, mas a crise e o desemprego atuais faz com que muitas pessoas assim procedam, deixa aqueles que trabalham honestamente vender as suas malambas que de certeza que é para sustentar suas famílias.


ZÉ ANTUNES

2013

QUERIDA MÃE… MÃE QUERIDA


No passado dia 22 de Junho de 2013 fez dezoito anos que a minha mãe partiu. Depois de quatro dias em coma. Nestes dezoito anos de muita luta, muita solidão, de muita dor e de muitas inquietações e perguntas...perguntas que sei que não terão respostas. Lembro-me sempre de ti mãe querida. Foi um dia bastante agitado para mim, como são todos os outros, mas esta sexta feira foi terrível, fim de semana á porta. 

Para esse fim de semana fugi de Lisboa, do trânsito da IC 19 , do caos, e fui tentar aproximar-me e encontrar-me com ela...junto da natureza, do mar, do céu azul... Fugi de Lisboa e fui para a praia de sonho…um lugar lindo de paixão. Gosto do local onde nasci e das praias em seu redor. Fui logo na Sexta Feira á noitinha. No caminho, para lá, vi muitas, muitas estrelas cadentes no céu e pedi-lhes um desejo ( e tu sabes mãe querida qual foi o pedido...).

Fui para a Póvoa de Penafirme, passar o fim de semana e lembrar que naquele dia trágico, foi num fim de semana, domingo dia 18 de Junho de 1995 que te ficaste nos meus braços. Esteve bom tempo e fui á praia. Como é normal e podem imaginar, a temperatura da água é um pouco fria, o sol a escaldar, e eu com aquela preguicinha, a visualizar aquele cenário maravilhoso. No regresso da praia comprei carvão, e com o peixe acabado de pescar, deixei marinar o peixe em sumo de limão, que transforma o peixe no mais delicioso que alguma vez se comeu, antes de o pôr na grelha, do novo grelhador encostada à parede, no quintal, e saboreamos uma boa refeição!.... 

Não estive com a minha mãe, mas estive muito perto dela… sentia-a muito perto e com a calma e a paz deste lugar fez com que o dia acabasse tranquilamente.

Se fosse viva, a minha mãe teria hoje 78 anos...

Deixo aqui a minha homenagem a ela.

No sábado á tarde, dia 22 de Junho fui depositar umas flores na sua campa. 

Domingo foi o regresso ao fim da tarde, para mais uma semana de trabalho


ZÉ ANTUNES

2013

19/06/2013

FILANTROPOS DA HUMANIDADE


A mais recente iniciativa de alguns dos milionários do planeta, comoveu muita gente. Há algum Africano entre os homens que protagonizaram tal feliz iniciativa? Todos eles (os citados filantropos) são homens que dedicaram a maior parte da sua vida na produção de riqueza, não o 'tiraram' de algum saco azul, nem tão pouco delapidaram o erário público nacional, mas, sentiram-se na necessidade de "repartir com o necessitado" de todo o mundo.

Ontem, os milionários Africanos orgulhavam-se de 'aparecerem' na revista forbes e congéneres, hoje face a iniciativa acima mencionada, publicam como que envergonhados; "não somos milionários" chegam ao ponto alguns de dizerem que o que têm é produto do salário.

Isomar Pedro Gomes
Natural de Malange, estudou em
UNISA - University of South Africa; reside em Benguela.

Desmobilizado, em 1991, por força dos Acordos de Bicesse, foi entre­gue à sua sorte. Atirado para as sarjetas do desempre­go, sem apoios da Caixa Social das Forças Armadas Angolanas (FAA) ou de uma outra instituição castrense, lamenta a sua sina, assim como de milhares de ex-companhei­ros de farda. Recebi este pequeno escrito de sua autoria.

 2013

CONTRADIÇÕES E…INCOERÊNCIAS DA VIDA!


O tempo voa, a vida corre e os dias são vividos quase sempre num aturdimento. Numa “loucura” momentânea de incertezas, misturadas com possibilidades, com ilusões destruídas, consentidas, recicladas! Tudo tão vago, tudo tão esmiuçado e tão impreciso, devoluto, enfeitado de promessas vagas….O tempo e a usura comerão as nossas caras, como a água que transborda do rio depois de uma inundação. O tempo, tudo pode, e um dia chegará a nossa vez.
 
Somos, como todos os humanos, uma imitação de espécimes superiores…Desumanos! As pessoas, com esta “epidemia” da “Troika” e com esta “praga” do FMI, andam sorumbáticas, subterradas em dívidas e totalmente absortas nas suas próprias circunstâncias materiais.
 
Tornaram-se mais egoístas, mais absorvidos em si mesmas. Gananciosas. Viver a vida pela metade mais segura é extraordinariamente seguro, mas não deixa de ser apenas meia coisa. Aceitar correr riscos passa por aceitar o desafio de ir mais longe, de poder errar ou falhar muito, mas também, de poder ganhar tudo. “Muitas vezes, tememos o sofrimento e evitamos os problemas a qualquer custo, mas, na realidade, o mal não é que existam problemas. Viver mal os problemas é que é o mal”!
 
E para quê tudo isso? Se o Mundo é tão maravilhoso, que é incrível como já não nos damos conta disso. Reparem só nisso: todas as manhãs, o “certeiro pontual” Sol, nasce no horizonte, inundando-nos as vidas com luz e o calor que impelem o grande ciclo orgânica da vida – uma energia natural – trinta milhões de vezes superior, num só segundo, à gerada pelas centrais elétricas feitas pelo homem, num só ano. Pontualmente, quando se põe, no crepúsculo, o Sol encerra o dia com uma triunfante explosão de faixas roxas, vermelhas e laranja espalhadas pelo céu.
 
A cor é o que torna o mundo mais belo – tal como escreveu o artista vitoriano John Ruskin: “…de todas as coisas que nos foram dadas, a cor é a mais sagrada, a mais divina e a mais solene”. Para além disso, essas tonalidades ilimitadas de cor e luz que enchem a nossa vida no dia-a-dia, marcam a procissão das estações do ano, lembrando-nos constantemente do profundo mistério da auto renovação da vida! Tudo tão belo!...
 
Perante todos estes enigmas coloridos, e tão atraentes paisagens; perante todos estes vistosos quadros e desenhos que a Mãe Natureza nos oferece, é caso para dizer: não há nada mais cheio de maravilha do que a própria vida! Que se lixe a Troika e o FMI!
CRUZ DOS SANTOS
2013

17/06/2013

DEPOIS DO ADEUS 22 - 23 - 24

EPISÓDIO 24 - " Acusações " 
9, 10 e 11 de junho de 1976


Maria do Carmo não perdoa a Álvaro por este lhe ter mentido sobre a existência de uma outra filha durante mais de 20 anos e obriga-o a sair de casa.
Joaquim mostra as contas falsificadas da fábrica a Casimiro que implicam Álvaro. Quando é confrontado por Casimiro, o empregado explica que está inocente e tenta prová-lo. Casimiro percebe que os números foram falsificados e que a letra não é igual à de Álvaro. Quando vai ao banco, Álvaro fica ainda a saber que o dinheiro desviado foi depositado na sua conta por alguém que fez uma assinatura que não se percebe. Apesar das evidências, Casimiro fica na dúvida e, perante a desconfiança do patrão e não conseguindo provar que é inocente, Álvaro acaba por se demitir.
Desta forma, Álvaro fica sem a família e sem o emprego.
Na mercearia, Maria do Carmo percebe o que se passa entre o patrão e Odete e convence-a a fazer-lhe frente, lembrando-lhe que sendo ele um homem casado também tem muito a perder.


EPISÓDIO 23 - "Ajuste de Contas "
11, 12 e 13 de maio de 1976

Horácio encontra Júlia e quer obrigá-la a ir com ele e com a filha para Angola. Maria do Carmo alerta Álvaro. Ao tentar socorrer Júlia, os filhos e os amigos de Álvaro ficam a saber que ela é sua filha. Natália recrimina o irmão e pede-lhe para se afastar de Júlia. Os filhos distanciam-se dele sem o conseguir perdoar.



Joaquim vai à mercearia já em hora de fecho e vê Odete com o dono da loja. Ela percebe que é vista e pede a Joaquim que não diga nada porque está metida numa grande trapalhada. Duarte aceita que Maria do Carmo trate da contabilidade da mercearia.
João e Paulo procuram Ilda na pensão, mas o encontro de João com a prostituta não corre muito bem.

Vítor continua a procurar os serviços de Ilda sem esconder nada da mulher. Desesperada, Teresa fecha Vítor no quarto.

Casimiro propõe sociedade a Álvaro, deixando Joaquim cheio de inveja. O cunhado arma-lhe uma cilada: altera o valor do registo de uma venda e tira esse dinheiro do cofre.


EPISODIO 22 - Segredos do Passado

23, 24, 25 e 26 de abril de 1976

Maria do Carmo fica a saber que Júlia é filha de Álvaro. Uma filha que o marido escondeu durante mais de 20 anos, resultado de um caso que teve em Angola antes de conhecer a atual mulher. Ao saber da notícia, Maria do Carmo fica desesperada.
Joana quer dar o filho para a adoção à Santa Casa da Mi...sericórdia porque não se sente capaz de o criar. Enquanto assistem ao resultado das eleições em que Mário Soares ganha, Cidália tenta demover Joana da ideia.
Luísa é apanhada na cama com Jorge e o pai obriga-a a sair de casa.
Gonçalo namora com Rita mas, ao ver Ana, sente-se confuso.
Teresa sabe que o marido anda à procura da prostituta da pensão e quer que Sílvio a expulse.
Álvaro tem cada vez mais poder na fábrica, o que deixa Joaquim cheio de inveja.

AMIGOS, VIZINHOS DO Bº. DA CUCA



O tempo devora tudo menos as nossas memórias, por isso aqui recordo a família Santos Pereira, meus vizinhos do Bairro da Cuca.

No regresso da Barragem de Cambambe, onde meu pai estava a trabalhar, e onde residíamos, acabada a empreitada da Barragem, no regresso a Luanda, meu pai falou com o Senhor Calisto Santos, padrinho de batismo de meu irmão Victor e alugamos a casa que o Senhor Calisto possuía no Bairro da Cuca, casa situada atrás do colégio João de Deus.

Nossos vizinhos nessa altura a família dos Santos Pereira, ao qual o Senhor Manuel dos Santos Pereira era dono de uma pequena Empresa de Constução e o Genro de uma Transportadora de Mercadorias.

O transporte de Mercadorias, que eram originalmente carregadas no Porto de Luanda e distribuídas para as mais diversas cidades de Angola.

O Senhor Pereira tem três filhos, a Teresa a mais velha no ano de 1966 teria 30 anos, o Joaquim ( Quim ) com 27 anos e o António ( Tó ) com 16 anos de idade. A Teresa já estava casada com o Manuel Dias, eles trabalhavam todos para o Manuel Pereira ( filhos e genro ).

No dia 30 de Abril de 1966, o Quim e o Tó, (tinha feito os 16 anos no dia anterior) depois de visitarem os pais que estavam no hospital devido a um acidente na Gabela, regressam á cidade de Carmona no Distrito do Uije, onde estavam a trabalhar e na viagem ao kilómetro 44 tem um aparatoso acidente com um veiculo militar. O Quim ia a conduzir a novíssima Saab que já a conhecia bem, ou por distração ou por ter adormecido, não se sabe, embateu no veiculo militar e despistou-se, caiu numa ribanceira, o automóvel ficou todo danificado.

O Quim logo ali sucumbiu ao acidente, pelo que foi dito quando chegaram os primeiros socorros, e como se sabe nas estradas de Angola naqueles tempos era demorada a assistência a acidentes que aconteciam, diz-se que os primeiros socorristas chegaram umas 5 horas depois do acidente.

O Tó teve várias fraturas e estava em coma, foi transportado primeiro para a cidade de Carmona e depois de avião para Luanda e para a Casa de Saúde de Luanda, ficou vários dias em coma.

Quando o Tó acordou do coma, a preocupação dele foi saber do irmão, e como ele estava muito debilitado, a conselho médico, a família não disse que o Quim tinha falecido.

Mais tarde com o consentimento dos médicos, começaram a prepara-lo psicologicamente, e então disseram-lhe que o irmão tinha falecido no acidente. 

Até aos dias de hoje não se sabe como se deu o acidente, qual a causa do despiste. O Tó entrou em depressão e ainda esteve mais de 3 meses internado na casa de Saúde de Luanda, lembro-me de eu e a minha família, irmos várias vezes visitá-lo.

Recordar ainda que a família Santos Pereira recebeu de todos os amigos, família e vizinhos, todo o apoio e muito carinho naquela hora trágica. 
O senhor Manuel dos Santos Pereira faleceu em Angola no ano de 1968 de doença. A esposa faleceu já em Portugal no ano de 2001.

Passados uns anos em Julho de 1975 a família Santos Pereira regressou a Portugal, devido aos acontecimentos de Angola, e seguiram para a Venezuela para refazer as suas vidas, onde se encontram até aos dias de hoje.

O António Pereira ( Tó ) meu amigo de longa data desde os tempos que era miúdo, lá nos vamos falando e trocando noticias através das redes sociais.Vive presentemente na Cidade do Barreiro - Portugal.


ZÉ ANTUNES

1975

ESCOLA INDUSTRIAL DE LUANDA


28º Almoço Anual da Escola Industrial de Luanda

Caro Ex-Colega/Professor

É com muito prazer que vamos realizar o nosso 28º almoço convívio dos alunos e professores da Escola Industrial de Luanda.
O almoço terá lugar no Restaurante “Gato Preto”, Rio Maior, no dia 25 de Maio de 2013.

Agradecíamos que anotassem o seguinte:
1º A concentração terá início pelas 11.00h no Restaurante “Gato Preto”
2º Agradecemos que confirmem a presença no convívio por telefone, mail ou correio até 12.Maio.2013
3º Em anexo enviamos morada e contacto do Restaurante
4º A fim de facilitar o nosso trabalho, agradecemos que paguem o almoço com dinheiro trocado
5º É obrigatório o uso do logótipo identificativo “28º Almoço”, dentro do restaurante

EMENTA

ENTRADAS
pastéis de bacalhau, rissóis mistos, mini croquetes, aperitivos líquidos diversos
SOPAS
sopa de peixe, creme de legumes
PEIXE
bacalhau alto assado (lascado) com batata a murro
CARNE
perna de porco no forno com arroz de passas, ananás e couve salteada com bacon
SOBREMESAS
Delicia de limão e chocolate, salada de frutas
BEBIDAS
Vinho branco, vinho tinto, sumos, cerveja, águas, café, digestivo

MÚSICA AO VIVO
BOLO COMEMORATIVO E ESPUMANTE

LANCHE
mesa de doces, mesa de frutas, mesa de frios, carne fatiada, franguinhos assados, morcela, linguiça, entremeada, caldo verde

PREÇO POR ALMOÇO (INCLUINDO FUNDO DE MANEIO)
ADULTOS…………………………………………….... 27,00€
CRIANÇAS DOS 5 AOS 10 ANOS…………………. 13,00€

28º ALMOÇO DA ESCOLA INDUSTRIAL DE LUANDA
A realizar no Restaurante “Complexo Turístico Gato Preto” em Rio Maior, no dia 25 de Maio de 2013

CONFIRMAÇÕES

José Esteves 966 940 612
geral@memoreira.pt , nuno.esteves@memoreira.pt
Fernando R. Fernandes 927 954 696
fernando.reis.f@gmail.com
Edgar Paiva 933 508 535 edgarpaiva4@hotmail.com
Élio Oliveira 967 036 073 eliooliveira@mail.telepac.pt

NOTA: Foi enviado convite a todos os contactáveis. Na eventualidade de haver endereços incorretos ou insuficientes e não terem conhecimento do referido almoço, por este meio agradecíamos que divulgassem o conteúdo desta carta a todos os colegas da vossa área residencial e não só, para que ninguém falte.

Mais uma vez solicitamos que façam a vossa marcação atempadamente, para não acontecer os episódios desagradáveis que nos últimos almoços se vieram a verificar, com excesso de colegas sem marcação.

LOCALIZAÇÃO

Restaurante “Complexo Turístico Gato Preto”
Quinta das Acácias
Estrada Nacional nº114 – Casal do Barreiro
2040-335 Rio Maior
Telefone: 243 992 580

Coordenadas GPS:
39.366620, -8.888010 (N 39º 21’ 59.83” W 8º 53’ 16.84”)

Comissão Organizadora do Almoço

Este foi o convite endereçado a todos os ex-alunos e ex-professores da Escola Industrial de Luanda.

Almoço Convívio realizado no passado dia 25 de Maio em que se reuniram, na bonita cidade de Rio Maior, e no Restaurante “GATO PRETO” os ex-alunos e ex-professores, que não quiseram deixar passar em claro a comemoração do 28º aniversário.

Como aconteceu nos últimos anos, a presença de um número considerável de amigos fez-se notar, poderiam ser mais, mas possivelmente devido à distância geográfica que separa as suas residências do local do encontro, ou mesmo devido à grande crise em que o Pais está mergulhado, uma vez que praticamente todos são convidados para este evento.

Mas pela primeira vez e que são passados 28 anos de comemorações deste nosso evento, tivemos duas presenças novas, que adoraram o convívio e ficou a promessa de que para o ano voltarão, a promessa do Camilo também participar no almoço do ano de 2014.

Lá estiveram colegas do meu tempo, e colegas de outros anos. Muralha, Petiz, Sérgio, Leitão, Delmar, Manel Alves, Lili, Zeza, Adérito, o Mestre Paixão, o Professor Adelino e muitos outros.

Cumprindo o programa pré-estabelecido, pelas 11 h 00, deu-se o encontro dos convivas, que começaram a chegar aos jardins do Restaurante onde foi servido uns aperitivos de receção de boas vindas, onde se conviveu, pondo as novidades e recordações em dia, procedia-se também ás fotos da praxe para mais tarde recordar.

Pelas 13 h 00 começou-se a degustar o menu que estava na ementa e nos convites enviados aos convivas, estava-se a fazer horas de "dar trabalho ao dente", continuando as conversas a versar os acontecimentos de outrora, por isso este convívio ( Luanda ) e de hoje ( Crise atual ) porque após 38 anos da nossa vinda de Angola ainda há muito para contar.

Guardou-se como habitualmente um minuto de silêncio por todos aqueles que já não podem comparecer ao nosso convívio, mas que estão sempre no nosso coração e lembrar-nos-emos sempre deles.

Findo o repasto entrou-se na animação e a música principalmente africana e todos deram o seu pezinho de dança. 

Terminou mais este encontro/convívio com o já sempre presente bolo comemorativo, e as respetivas taças de espumante que serviu de base às "saúdes" e às despedidas até ao próximo encontro a realizar já no próximo ano, que será num local deste pequeno, mas querido, Portugal. Até lá, um bem-haja a todos os convivas e aos organizadores de mais este convívio.


ZÉ ANTUNES

2013



O MERGULHO DAS CELIBRIDADES NA CASA DOS BROTHERS!



Ó Portugal…tão cheio de nada! Hoje, somos herdeiros do sonho, mas também da desilusão. O nosso desânimo escondido, vergonhosamente disfarçado, nasce da sensação de termos experimentado tudo, sem atingir o sucesso prometido. Vivemos numa época de exibicionismos. Parece não bastar às pessoas serem, terem ou fazerem. Além disso, é absolutamente necessário que os outros saibam que eles são, têm e fazem – sob pena de, aparentemente, nada valer a pena. Portugal, não tem um aparelho produtivo, económico e social.
O drama é a existência de uma enorme classe de “parasitas”, que suga o produto dos demais. Aliás, ao conseguir aguentá-los, o aparelho económico até mostra que é ótimo. O problema não é o atraso, a debilidade ou a falta de produtividade. É a “febre da carraça”! Ou seja, onde dantes a reserva e o pudor eram sinal de bom gosto e de bom senso, hoje passou-se à exposição pública de todo o tipo de coisas, sem qualquer sentimento penoso. A possibilidade de se tornar “famoso” (mesmo que de forma efêmera) representa, para as camadas menos privilegiadas da população, a obtenção, mesmo que temporária, da condição de cidadão.
As personagens coloridas e indecorosas, ostentando penteados excêntricos e outras “quinquilharias”, que se destacam na primazia do indecente, para um público lascivo, concupiscente, não são nenhuma novidade. A televisão proporciona-lhes o direito de não ficar à margem. Querem é vender, nem que seja à custa dessas “anormalidades” da natureza! Programas formatados e exibidos publicamente, como o voyeurismo, a delação, a confissão de intimidades, os pedidos públicos de perdão, a ambição, os apetites sexuais, “ejaculados” no interior dessas “jaulas”, misturadas com a capacidade de rastejar por um punhado de notas, enfim, toda esta ostentação, esse alarde, essas representações tão cheias de nada, vazias, ridículas para atingirem a “fama”, deixa-nos estupefactos perante tanta ignorância, tanta incompetência e desconhecimento. Todas estas “fantochadas carnavalescas”, acompanhadas dos sorteios, incessantes, ininterruptos, deste ou daquele automóvel “top-gama”.“-Ligue para o nº. 700 e tal…Quantas mais vezes ligar, mais possibilidades tem de ganhar”…“Ligue, ligue…muitas vezes”!...É demais. Chega a ser doentio! Canais televisivos, que mais parecem “Stands” de automóveis, que propriamente de Órgãos de Informação!

São estes exemplos da “coscuvilhice”(para não dizer outra coisa), que mostram bem a força incrível, que a definição centralizada dos programas dá ao aparelho do poder. Tudo é feito, alegadamente, apenas para permitir o acesso à incivilidade, à ignorância, à estupidez, tal como os antigos ditadores impunham a sua vontade só para bem dos seus súbditos.
Cruz dos Santos
2013

12/06/2013

A JUSTIÇA EUROPEIA


Os Europeus, muitos deles depois de chacinados em África pelas revoltas africanas, de regresso aos respetivos países embora destroçados de dor e amargura, receberam de braços abertos muitos dos antigos carrascos, dando-lhes um lar e emprego decente e uma vida digna, que jamais tiveram nos países de origem; Paz e sossego duradouro.

O contrario era possível?... Se ainda hoje 37 anos depois do fim da colonização, os dirigentes Angolanos (por exemplo) ainda desculpam-se na presença colonial Portuguesa em Angola, para justificar a Pobreza e outros pesares que "estamos com ele" eles não são, nunca serão culpados, mas o colono (37 anos depois), SIM, estou seguro que, quando Angola festejar o 50º aniversário, os dirigentes Angolanos, ainda estarão a rogar pragas ao colono Português.
HOJE ouvimos falar de relatos arrepiantes de governação de 'preto-para-preto' em muitos países africanos; Incompetência criminosa, bajulação estupida como doutrina, ganância e egoísmo exacerbado (primeiro eu - sempre), mentira como regra, assassinatos indiscriminados, prisões em massa, inexistência de liberdade de expressão - a 'Bíblia' citado pelo Morgan Tchavingirai. - (inclusive, gritar; "estou com fome" é crime passível de perder a vida. Kamulingue e Kassule, são a prova viva do facto), vida miserável, falta de empregos, corrupção endémica, justiça injusta e totalmente parcial, cadeias (horrorosamente infernais) a abarrotar de jovens provenientes das classes desfavorecidas, hospitais que mais parecem hospícios, escolas que mais parecem pocilgas etc. etc.

O paradoxo, é, se HOJE em África, usufruímos de um bocadinho de liberdade com sabor a vida, é precisamente graças aos Europeus, isto é aos brancos, que desenvolveram uma nova ordem de conduta internacional e instituições internacionais que vigiam sobre o globo incluindo obviamente Africa. As sanções internacionais e outras medidas de contenção paira sobre os dirigentes Africanos, e então, estes por sua vez, fingem praticar a democracia, não porque eles gostam da democracia, porque temem o "Deus branco e o seu braço punitivo". Porque se dependêssemos totalmente dos governos de "preto-para-preto" seguramente, não seria possível viver, na vasta maioria dos países Africanos.

 O protótipo Africano da UE (União Europeia) a chamada UA (União Africana) é uma mentira descabida, a UA é uma instituição falida, decrépita, débil e 'estaladiça' (como a bolacha 'chinesa' de água e sal) que ninguém leva a sério, uns poucos países africanos esforçam-se por dar credibilidade a UA e ao continente, houve até quem propusesse a seguinte designação DUA (DesUnião Africana), por exemplo quando teremos um Tribunal Internacional Africano? Se os tribunais da maioria dos Países membros é do "faz de conta", os Africanos instituíram também uma espécie risível de Parlamento Africano, que ações pratica tal PA já desenvolveu em beneficio dos Africanos?

A UA é um club de "compadres" velhacos ditadores, egoístas que sonham com Paris, Londres, Estocolmo etc, ao mesmo tempo que transformam os respetivos países em autênticos 'buracos negros'. As independências em Africa foram 'feitas' para algumas centenas de indivíduos africanos, em detrimento de centenas de milhões, cada vez mais miseráveis.

Nunca a Europa 'recebeu' tanta riqueza de Africa como após a chamada "independência dos Países Africanos", os novos-ricos africanos, apressam-se a 'esconderem' os produtos da sua criminosa delapidação na Europa para o gáudio dos Europeus, contrariando aquilo que eles próprios evocaram e prescreveram na convocação para a luta de libertação nacional.

"Eu ir a Portugal algum dia?.. NUNCA!.. Nem morto!".- (1980 na idade de ouro do partido único) Disse, erguendo o punho direito bem alto em sinal de sacro-juramento, em pleno comício em Benguela, um dos então carismáticos dirigentes da "Revolução Angolana" que prescindo de citar o nome, hoje ele próprio, não só é frequentador assíduo e brioso de Portugal e "empresário português" como também é o orgulhoso presidente de uma agremiação desportiva portuguesa em Angola.

Quase meio século depois, podemos dizer que o IDH dos povos africanos subiu ou regrediu? Somos melhores tratados hoje pelos nossos irmãos dirigentes? Os ideais que nortearam a luta de libertação colonial ainda estão vivos e recomendam-se? Muitos dos nossos jovens usam orgulhosamente tecnologia de ponta os ipod, 'aichatissa' e 'aipad' fazem a banga da juventude, mas o meio que lhes rodeia é nauseabundo e desolador. O Stress agudo e o AVC matam tanto quanto a malária.
Isomar Pedro Gomes
Natural de Malange, estudou em
UNISA - University of South Africa; reside em Benguela.

Desmobilizado, em 1991, por força dos Acordos de Bicesse, foi entre­gue à sua sorte. Atirado para as sarjetas do desempre­go, sem apoios da Caixa Social das Forças Armadas Angolanas (FAA) ou de uma outra instituição castrense, lamenta a sua sina, assim como de milhares de ex-companhei­ros de farda. Recebi este pequeno escrito de sua autoria.
2013

SENHOR RIBEIRO


Venho por este meio informar que mais um amigo partiu....

Para os amigos do Bairro Popular nº. 2, que não tenham tido conhecimento, sirvo-me deste meio para cumprir o doloroso dever de vos informar do falecimento, do nosso muito querido amigo, e companheiro, Sr. AUGUSTO DE JESUS RIBEIRO, esposo da Dona Tercília e pai da Marinha, Manuel Fernandes e do José Francisco. Sogro do Zé Antunes. Faleceu no dia 21 de Maio de 1990.

Não sei se recordam, mas o Sr. Ribeiro era assim que todos o tratava-mos, vivia na penúltima rua quem ia para as traseiras do Cemitério de Santa Ana, na Rua de Almada.

Em Luanda trabalhou nas Alfandegas de Luanda, no despachante Oficial Serra Coelho, tendo ainda trabalhado com o diretor das Alfandegas, o Grande Poeta Angolano
Mauricio de Almeida Gomes

Tudo aconteceu de repente, veio numa viagem de machimbombo de Guimarães a Lisboa sempre a cantarolar ao despique com a esposa e com as cunhadas, vieram á primeira comunhão do Bruno, de tanto cantar ficou rouco e a partir dai o Lobo Mau atacou-lhe os pulmões

Foi com grande tristeza e pesar que soube do falecimento do nosso amigo Augusto de Jesus Ribeiro que galhardamente se bateu com o Lobo Mau durante um ano, e que este ceifou a vida se um amigo

Há horas em nossa vida que somos tomados por uma enorme sensação de inutilidade, de vazio. Questionamos o porque da nossa existência e nada parece fazer sentido. Concentramos a nossa atenção no lado mais cruel da vida, aquele que é implacável e a todos afeta indistintamente; as perdas do ser humano. Perdemos um amigo, e acima de tudo um ser humano. Deus o receba de braços abertos e que tenha o descanso eterno.

Paz à sua alma, e a todos os familiares os meus sentimentos.

Agradeço que comuniquem também a outros amigos esta funesta ocorrência, pensando em todos quantos queiram e possam tributar-lhe, em presença um derradeiro adeus.
ZÉ ANTUNES
1990

11/06/2013

VIZINHOS DO BAIRRO


Sou Zé Antunes, ex-residente da Rua de Serpa 102 do Bairro Popular nº 2 em Luanda, Angola, há mais de 3 décadas a residir em Lisboa. Vivi lá muitos anos, até aos 20 anos, quando vim para Portugal, embarquei no dia 21 de Junho de 1975.
As famílias, minhas vizinhas na nossa rua, viviam praticamente a meio-caminho entre a Vala que ia para o Bairro Palanca e o Largo do Bairro. Caminhando ao longo da nossa rua, quem descia à esquerda, tínhamos a Escola Primária nº 176, o Cinema Cine São João, a Igreja de Santa Ana, a Capela de Santa Ana, mais tarde foi construído uma camarata para as irmãs Vicentinas e finalmente até ao fim da rua o Preventório Infantil de Luanda.

Também me recordo muito bem de ir à rua da Gabela para comprar o pão. Na Padaria ao lado, primeiro da Peixaria , mais tarde da Sapataria do Surdo.

Lembro-me da vala, quem ia para o Bairro Palanca, e de vários materiais de construção novos ao fundo da rua - enormes manilhas gigantes de cimento que foram mais tarde colocadas no saneamento básico nas ruas do Bairro, e todas as ruas do Bairro alcatroadas.

As lembranças são mais que muitas, algumas já pouco esclarecedoras, mas lembro-me muito bem que me juntava com os meus familiares e outros jovens da vizinhança , depois da escola, e todos juntos andavámos de bicicleta ao longo da rua até ao entardecer. Subíamos às arvores de frutos tropicais, carambolas, goiabas e mangas, e era só colher e comer. E mesmo sem lavar sabiam bem. Mais tarde era a concentração, em frente à minha casa, dos amigos e das motas, e ali ficávamos a conversar.

Quando cheguei a Portugal fiquei a viver em Lisboa, onde ainda me encontro a residir, e meus irmãos , um está na Alemanha, os outros dois no Brasil.

Nessa habitação onde vivia na rua de Serpa no Bairro Popular nº2 em Luanda, durante muitos anos, as famílias mais próximas eram o Sr. Teixeira e a Dona Emília com os filhos António, Joaquim, Emília e Francisco, e os netos, a Mila, e o Zeca da parte de cima, e na parte de baixo o Sr, Acácio e a dona Conceição, e os seus três filhos Virinha, Dininha e Cacito, da parte de trás da minha casa, na Rua da Gabela, vivia o Casal Mário Mota e a esposa Dona Irene, com os filhos a Bela Mota e o Quim Mota.

Na Rua da Gabela residia a Família Ventura, que durante alguns anos, depois da Independência, ficou a residir em Luanda, até 1984. O senhor Ventura geria os Supermercados Angola e a Pastelaria Versailles, no Largo da Portugália, a filha do senhor Ventura a Helena casou com o Carlos Abreu ( Passarinho ), quando regressou a Portugal foi viver para Rio Maior onde a visitamos de quando em vez, e nos encontramos nos almoços do Bairro Popular nº2.

Na nossa casa nos anos 70 aquando da minha vinda para Portugal para estudar, alugámos a casa ao Sr. Correia e Dona Arminda (com os olhos muito azuis, cabelo claro, muito magra e normalmente vestida de preto) que tinham dois filhos, o Telmo e a Alice, ele era Sargento do Exercito Português, e presentemente estão a viver em Caldas da Rainha.



Ao fundo do quintal, meu pai transformou a garagem numa pequena Carpintaria porque era um entendido em Carpintaria / Marcenaria. Lembro-me de meu pai fazer as grades de madeira para transporte de Cervejas, para a Fábrica da Cuca, e fazia outros trabalhos em Madeira. Um dia eu ao ligar a serra elétrica, levei um choque, que fui projetado contra a parede.

No nosso quintal convivíamos em festas que se organizavam para a juventude, fechava-se os muros com loandos e fazíamos as festas e várias celebrações, (Natal, Fim-de-Ano, Carnaval, Pascoa, etc.). Também íamos muitas vezes para casa do Zé Avelino assistir a sessões de cinema grátis que o irmão mais velho o Ferdinando, projetava, à noite , no topo da habitação, no enorme terraço, (diretamente numa parede branca, e por vezes num ecrã feito em pano branco e montado no cimo do terraço) aonde muitos jovens de toda a vizinhança iam muito entusiasmados, por vezes carregando as suas próprias cadeirinhas de praia, outras vezes sentando-se em mantas no terraço para ver os filmes em “8 & Super-8”, desde os cómicos do “bucha & do estica”, os “mudos do chaplin” até’ vários filmes de cowboys. 

Essas noitadas de cinema grátis, que o irmão do Zé Avelino adorava projetar, eram sempre um ótimo convívio e espetáculo para toda a criançada e jovens da vizinhança (talvez por isso a nossa família de 4 jovens ficou a conhecer vários vizinhos das mesmas idades). 

Na parte de trás da nossa casa meu pai fez uns anexos, onde mais tarde vivíamos nós, alugando a casa a várias pessoas, entre muitas delas o Passarinho, o Baltazar, o Miguel, o Paquito, o Reis, o Guerra, o Artur, o Amilcar e outras pessoas que não me lembro dos nomes, da maioria dessas pessoas ainda hoje temos os seus contactos e nos vemos para recordar a vida dos anos 70.

Lembrar que o Reis, o Guerra e o Amilcar eram militares na época.

Outra família militar, a viver na casa ao lado da Betty, de um lado , e da dona Florinda do outro, era a família Mendes, penso que eram originários da região de Trás os Montes. O Sr. Mendes, que era sargento do Exercito Português, era baixo, magro e tinha cabelo e bigode escuro, usava “billcream” no cabelo pois sempre tinha aspeto molhado. Apesar de me recordar muito bem das feições da esposa, recordo do nome dela, pois era um nome pouco usado, Ermelinda. O Sargento Mendes recordo-me que era muito severo com a filha. A filha, que tinha nascido entre 1958-60, que se chamava Paula (e nós a chamavámos de ‘Paulinha’, era alourada, cabelo curto ondulado, e usava já óculos). Recordo-me que o pai, o Sargento Mendes, era mesmo ríspido, e ela tinha um certo medo do próprio pai. Eu já não me recordo se a Paulinha frequentou o Liceu Feminino (D. Guiomar de Lencastre) ou a Escola Comercial Vicente Ferreira. Às vezes a Paulinha apanhava boleia connosco ou com outros vizinhos para ir para as aulas. Mais tarde esta família Mendes mudou de habitação para o Bairro da Vila Alice aquando das confusões, no ano de 1975.

Existiam também outras famílias na nossa rua do Bairro Popular nº2 , das quais me recordo muito bem, Sr. Vicente e Dona Lurdes que tinham duas filhas a Celina e a Arlete ( Chú ), o Dativo e seus pais, a família Barbara, a Família Sabino, seus filhos a Betty e o Litó, a Família do Jorge, que os pais tinham uma fazenda no Quibaxe, o Manuel João, que morava na última casa da Rua, o Juca e a Irmã que faleceu num acidente de avioneta.

A família Azevedo que tinham três filhos e era originária da região do Porto, presentemente mora na Maia, a mãe lavava roupa para os militares , o Armando casou com a filha do Zé do Talho - a Ana Maria, o Henrique que casou já em Lisboa com a Gina, e a Cândida que é muito minha amiga, está reformada e vive também na Maia.

Outra família de que me recordo , que estava a viver na casa ao lado da família Vicente, era o Sr. Domingos e a Dona Florinda, era uma família que tinha dois filhos, o mais velho o Manelito e a mais nova era a Linô penso que nascidos nos anos 61-62). O senhor Domingos trabalhava no Banco Comercial de Angola e mais tarde colocou o meu irmão Victor como funcionário do Banco.

Em Portugal esta família , vinda de Angola, foi viver para Oliveira do Bairro.

Na casa a seguir ao Sr. Acácio vivia o João rapaz da nossa idade, bom de bola, mas o pai que era Enfermeiro no Hospital de São Paulo era muito mau para ele, não gostava que ele andasse connosco devido a cor da pele, dizia que um dia os branco seriam corridos de Angola.

Na Rua de Moura vivia a família do Carlos Alberto, o Pai era taxista, e a esposa muito simpática, sempre com boa aparência, morena e sorridente. O Carlos Alberto tinha um irmão mais novo que não me recordo do nome. Belos trumunos no largo entre a rua da Gabela e a rua de Moura, também moravam ai na rua de Moura o José Manuel Pinto Ferreira e o Carlos Malta. Sei que o Carlos Alberto foi viver para o Brasil mais propriamente Rio de Janeiro.

Ao lado da casa do Carlos Alberto vivia a Família Mateus - o Sr. Mateus era um senhor muito devoto à igreja, e frequentava a igreja de Santa Ana sempre, ele e a Esposa. Tinham 4 filhos, três meninas e um rapaz , a mais velha era a Lili, depois a São, o Fernando e mais tarde uma menina muito bonita, chamada Maria José ( Zeza ).

Espero que ao fazer toda estas descrições com alguns detalhes das memórias que ainda permanecem na minha mente, ao fim de quase quatro décadas da minha partida de Luanda - Angola, e detalhes das pessoas de que ainda me lembro na nossa rua , onde vivi pelo menos 15 anos (até á minha partida de Angola em Junho de 1975 ), assim talvez também outros ex-residentes da mesma rua, do mesmo bairro e da mesma cidade de Luanda em Angola, possam reconhecer ou refrescar as suas próprias memorias do local e dos seus ex-residentes.
E estes detalhes de que ainda me lembro bem , ficarão escritos e recordados para o futuro. 

 E se alguém tiver fotos antigas ou mesmo fotos recentes desta rua e deste bairro para repartir, então também serão , sem dúvida , muito apreciadas por mim.
Aproximadamente quatro décadas passaram, mas as minhas recordações da infância e adolescência, da Rua de Serpa do Bairro Popular nº2 antigamente chamado de Câncio Martins hoje de Neves Bendinha, de Luanda, e de Angola, ficaram para serem relembradas à distância do tempo e à distância geográfica desde Portugal!

ZÉ ANTUNES

1975



 

AMIGOS, MIÚDAS E LIAMBA..!



As minhas memórias da adolescência com amigos, principalmente com o Ângelo e o Artur amigos do Bairro da Cuca, e outros amigos, leva-me a sitios bem distantes no meu imaginário, das boas companhias das boas farras e dos momentos em que acampavamos na ilha de Luanda.

Havia dois elos de ligação entre mim e o Ângelo, nomeadamente as nossas mães que eram amigas ( a mãe do Ângelo a Maria Marques tinha uma banca de legumes no mercado do Kinaxixe, em que minha mãe foi primeiro empregada, mas depois a mãe do Angelo passou a banca para a minha mãe ) e mais tarde no desporto nos jogos de futebol de 11 na Escola Indústrial de Luanda. Eu e o Ângelo costumavamos jogar juntos na Escola ( ambos frequentavamos o Curso de Aperfeiçoamento de Serralheiro ) apesar de eu já nessa altura residir no Bairro Popular nº2.

Também possivelmente conhecia-o melhor, porque era com quem eu saia no inicio da decada de 1970 depois do meu regressoa a Luanda. E foi sempre as nossas familias, o elo de ligação entre nós. O Ângelo casou já na Póvoa de Varzim no ano de 1976,

Luanda na época era um lugar fantástico, porque havia muita coisa a acontecer. Muitas miúdas, muito rock`n`roll, também para desgraça de muitos, havia muita liamba.

Olhando para trás, dou-me conta de que era um grupo de amigos imensamente talentosos. Éramos um um grupo de adolescêntes movidos pelas harmonas que tiravamos o máximo partido do que Luanda tinha para oferecer em termos de diversão.

Recebemos uma educação muito despreocupada de quase classe média. Recordo esses anos de adolescência com muito carinho.... amigos fantásticos, eventos fantásticos, experiências muito iluminadoras e, claro miúdas, música e farras.

Nessa altura o Artur era um rapaz normal, era apenas mais um no grupo e, naquela altura ainda não tinha dado sinais do seu talento.... isso só aconteceria mais tarde. Tanto quanto me lembro ele na Escola Industrial estudava pintura decorativa, ele tinha muita graça e pintava bem, mas o seu talento era ele em qualquer festa, ou farra, com a sua guitarra, dois acordes e começava a cantar, não tinha uma grande voz, mas tinha sempre miúdas á sua volta. Penso que aos olhos delas, ele era tão misterioso e vulnerável, como bem parecido e talentoso.

É preciso não esquecer que embora o Artur se viesse a tornar venerado, famoso e respeitado pelo seu trabalho, eu não mantinha uma amizade próxima com ele desde que ele acabou o Curso na Escola Indústrial, iamos-nos falando, e vendo, ainda fui em Luanda ao seu casamento com a Manuela, ia o vendo, até ao momento, já em Lisboa, em que se foi abaixo.

Quando eramos adolescêntes ele era um rapaz, com as suas paranóias não era mais ou menos normal, era um rapaz perturbado.

Frequentamos a mesma Escola mas em cursos diferentes e ele era mais velho, conviviamos pouco, mas ele era nuito bom a tocar guitarra pelo que foi aceite no nosso grupo. Claro que anos mais tarde isso viria a tornar-se irritante pois começou cada vez, e com mais frequência a fumar uns charros, e a embrenhar-se no mundo da droga.

Falar do Artur não é um dos meus temas preferidos, lamento dizer, e fico triste quando me apercebo que faleceu muito jovem (maldita droga).

Deste dois amigos que conheci muito jovem no Bairro da Cuca, o Ângelo que está em Póvoa de Varzim ainda mantemos contacto e quase sempre que eu vá ao norte é pretexto para nos encontrarmos e fazermos uma almoçarada.


 ZÉ ANTUNES

1975



04/06/2013

O ÊXODO


Passado cerca de meio século, que a maioria dos países Africanos 'arrancaram' na ponta da espingarda a independência das potências colonizadoras (seguindo a lição do camarada Mao Tsé-Tung), se fizermos o balanço, quais foram os ganhos que os respetivos países e povos obtiveram, poucos são os Países Africanos que diremos, saíram indiscutivelmente a ganhar.
"Quando é que a independência afinal vai acabar?"- Indagou desesperado/desapontado um septuagenário angolano nos idos anos 78-80, fatigadérrimo da guerra estúpida, de tanta crueldade e injustiça praticada pelos seus patrícios (do regime e da oposição), denominados de nacionalistas de primeira água.

Poderia Africa ser hoje comparada ao Inferno ou ao Purgatório? Qualquer um deles serve, Paraíso; NUNCA. Pouquíssimos países Africanos (menos do que os dedos de uma mão) podem aproximarem-se a tal eleição.*****
"HOJE até a Bíblia tiraram-nos, e as terras continuam a não pertencer ao povo" - sintetizou Morgan Tchavingirai, descrevendo a desgraçada e extrema penúria do povo zimbabweano, respondendo ao guia imortal ainda vivo, que diz ter ressuscitado mais vezes que o próprio Jesus Cristo. Zimbabwe no período citado por Bob Mugabe, era o celeiro de África, o povo era detentor de um dos mais elevados IDH do continente.

Por exemplo em Angola. Por vezes quando nas datas históricas, oiço e vejo pela TV, indivíduos a mencionarem o que o 'colono nos faziam', sinceramente não sei se, choro de raiva ou se me mato de 'risada', "porque o colono fazia..blá-blá-blá" - dizem eles - hoje faz-se o pior. O colono se fez, quase que o desculpo, é ou foi colono, é branco não é meu irmão de raça, etc., agora quando o meu irmão Angolano, preto como eu, (ex-companheiro da miséria e das ruas da amargura) faz o que viva e denodadamente repudiávamos do colono, esta ultima ação dói muitíssimo mais do que a ação anterior, dilacera e mutila impiedosamente a alma.
Por isso, logo após as independências Africanas, verificou-se o segundo êxodo - o primeiro foi dos brancos a abandonarem África - milhões de Africanos, abandonaram com angústia na alma e os olhos arrebitados de descrença a Africa, a maioria arriscando literalmente as suas vidas (o filme continua até aos nossos dias), seguindo os outrora colonos, porque chegaram a conclusão que afinal não é verdade o que apregoa o político Africano; "eles prometeram-nos o paraíso e dão-nos o inferno a dobrar" disse um jovem africano em Lisboa nos anos 78-80 num programa da RTP.

Há mais africanos hoje na Europa do que Europeus em África, porque?!
Isomar Pedro Gomes
Natural de Malange, estudou em
UNISA - University of South Africa; reside em Benguela.

Desmobilizado, em 1991, por força dos Acordos de Bicesse, foi entre­gue à sua sorte. Atirado para as sarjetas do desempre­go, sem apoios da Caixa Social das Forças Armadas Angolanas (FAA) ou de uma outra instituição castrense, lamenta a sua sina, assim como de milhares de ex-companhei­ros de farda. Recebi este pequeno escrito de sua autoria.
2013

“NA VIDA, NUNCA É PRECISO RENDER-NOS”!

 
Nestes últimos dez, doze anos, as palavras mais repetidas entre nós foram “crise”, “receção”, “desânimo”, “desorientação”, “desemprego”. E nós, durante todo este tempo de fraqueza, de medo, de falta de coragem, podemos constatar com amargura, que a natureza humana, bem como a Amizade, são de facto, pérfidas e traidora.
Que neste Mundo a inveja, o egoísmo, e a hipocrisia, desabrocham com fingimento e aleivosia; que a injustiça surge inconfidente e traiçoeiramente, com mais agravo, com mais iniquidade. Que a fraqueza atrai, como um “para-raios”, os piores instintos, para os quais não há nada a fazer. Ninguém pode evitar a má fortuna económica, como ninguém pode evitar a doença.
Mas cada um de nós pode conservar o seu orgulho interior. Ninguém diga, que “desta água não beberei”, porque ninguém sabe o dia d’amanhã. E…”Deus escreve direito, por linhas tortas”. Já lá diz o Povo: “Cá se fazem, cá se pagam”! 

Resistir com força de ânimo e nada de “baixar os braços” é o lema de muitos Heróis! Muitas pessoas souberam combater terríveis diminuições, terríveis percas, temerosas doenças, graças à sua Fé, à sua força de vontade. Souberam levar uma vida ativa e criadora. E até a pobreza económica pode ser combatida tirando apenas de si próprio a força para agir. Aprovando, sorrindo sempre, cheio de Esperanças dum próximo futuro. O Sociólogo Paul Keskhemeti dizia que: “o render-se é um serviço que o vencido faz ao vencedor. Na vida nunca é preciso render-nos”.

As coisas apenas vão bem se nos batermos sem descanso, se nos empenhamos pessoalmente, sem desfalecimentos. Não podemos pensar que os outros façam aquilo que nós não fazemos. Temos que “sacudir” as pessoas, denunciar todos aqueles que vivem à custa do Estado, isto é, à nossa custa, empurrar os mais lentos, até ao ponto em que para elas estar quieto se torne mais cansativo do que agir. Meus Senhores: não teriam sido edificados os estados e os impérios, se não tivesse havido homens ávidos de glória e ambiciosos de saber e de poder. Pensem nisso!


Cruz dos Santos

2013