TuneList - Make your site Live

09/09/2014

VOZES ANTIEUROPEIAS, RECLAMAM ATENÇÃO E CUIDADO…!

A democracia é o regime de todos, incluindo os não democratas. Pode ser infeliz, arriscado, mas…é assim! No dia em que a democracia excluir os antidemocratas, está a negar, a sua essência. É certo que os regimes democráticos têm a obrigação de se defender. Ou seja, os democratas têm de defender a democracia, impedindo, por meios lícitos, que os seus adversários cheguem ao poder. 

No entanto, se estes lá chegarem, por caminhos democráticos, não podem ser impedidos. Ora, para evitar que a democracia seja destruída por dentro, existem “obstáculos constitucionais” contra tais desígnios. Não se pode é agir de modo a que a democracia seja um feudo (um domínio) de certos democratas certificados. Não é possível, em particular, invocando princípios, acarinhar uns déspotas e perseguir outros, nomeadamente aqueles que se escondem por trás de uma máscara de “bom samaritano”. Aqueles que, ao longo das últimas décadas, têm representado essa duplicidade (defensores da liberdade e igualdade), mas que não passam de conservadores manhosos e astutos traidores.

A União Europeia e Portugal, estão – cada vez mais – a trilhar esse funesto caminho, minados por “vermes”, como larvas da fruta, por todo o lado. Abundam por aí, a trepar sorrateiramente como a hera, envolvendo corpos vizinhos, por meio de uma haste venenosa, enrolando-se como o feijão, através de órgãos especiais (nepotismo), confundindo, baralhando essa gente, esse Povo inerte, abatido, inativo, desprovido de força física, descolado das realidades nacionais e locais.

Há anos que vozes minoritárias, julgadas céticas e antieuropeias, reclamam atenção e cuidado. Que pedem uma retificação de estratégias, uma alteração de políticas e uma mudança de rumo. Lembrem-se, que a Europa comunitária ignorou agricultores e pescadores. Esmagou aldeias e paróquias. Deixou as cidades transformarem-se em inóspitas semelhanças. Passou por cima dos pobres, das diferenças de cultura. 
 
Aumentou os salários e as reformas aos mais ricos e cortou aos mais pequenos. Habituou-se à corrupção e à promiscuidade. Há anos que esses fenómenos nacionalistas e racistas, de esquerda e direita, vão pôr em causa a Europa em nome de ideologias populistas, que faz da democracia a sua moral, mas que a não pratica convenientemente.

Há anos que se ouvem estas vozes, há tanto tempo quanto o da surdez dos dirigentes nacionais e europeus. Cuidado…olhem que a “fratura já não é entre a esquerda e a direita, é entre o social e o negócio”!

Cruz dos Santos

2014