Amigo Carlos este ano de 2015 depois de saber da tua doença, estivemos juntos por diversas vezes, tinha o prazer da tua companhia quando vinhas aos tratamentos e almoçavamos juntos com vários amigos, e eu dizia-te que tinha esperança de ficares bem e quanto foste ao São João do Porto com avilos nossos amigos estavas com uma energia e um espirito positivo, na minha opinião estavas já sem ninguém saber a despedires-te de todos os teus amigos.
Depois estive contigo no último encontro dos miúdos da Rua da Gabela. Prometi-te na altura e tinha esperança de ainda o poder fazer de passar contigo muitos fins-de-semana, sabia que padecias dessa terrível doença ( o chamado Lobo Mau ) contra a qual estavas a lutar, mas tinhas um estado de espírito positivo, estavas feliz comendo, bebendo e dançando e por isso, nunca pensei que pudesses terminar tão cedo. Tenho muita, muita pena mesmo, de não poder voltar a estar contigo e partilhar as memórias de um passado comum em que éramos felizes sem saber. Se de facto outra vida existe noutra dimensão, espero que possas ser tão ou mais feliz ainda do que foste nesta. Mais uma vez vi que estavas a despedir-te de nós e mais comovente foi a visita do teu amigo do coração o Capon ( LOCAS ) que veio de Luanda para estar contigo .
Depois de várias visitas ao Hospital de Loures, no dia 16 de Novembro de 2015, eu e os teus amigos e familiares, fomos ter contigo sem saber que era uma despedida fui um de muitos que estiveram presentes dando homenagem a uma grande Pessoa que tu foste. Com tristeza no coracão lá subiste ao céu, lá nos encontraremos um dia. Descansa em paz meu avilo Deus te guarde agora e sempre.
Faleceu um grande Amigo, alguém de quem gostava muito. De trato fácil, bom amigo, homem culto e que sempre que estava com ele me dispensou palavras de amizade e encorajamento, não existem palavras que exprimam a intensidade da tristeza destes momentos que separam dois mundos...mas ficam com certeza muitas palavras para te recordar com carinho da tua passagem neste mundo...foram bons os momentos em que estivemos juntos...estejas onde estiveres, sei que estás bem, principalmente em paz e sem sofrimento...até um dia Carlos...para sempre nos corações de todos nós.
O Funeral foi dia 18 de Novembro, pelas 15 horas na Igreja do Colégio em Portimão, na Praça da República, de onde partiu para o cemitério de Portimão. O Corpo ficou em câmara ardente a partir das 10:30 dessa manhã.
No dia do funeral soubemos que o nosso já saudoso amigo Carlos Santos *BIA* era conhecido entre os seus pares e em Portimão de "embaixador" (foi dito por um dos familiares)...e não seria por acaso, é que nessa noite, num bar que era frequentado por ele, iria haver uma homenagem, com música e petiscos angolanos de forma a lembrarem-se e "tê-lo presente" como o maior anfitrião daquele espaço e de uma vida bem vivida...sem amarguras ou tristezas!
Daí, e a pedido dos filhos, e a referência do pároco na celebração ("festiva" e de menor drama) da homilia na despedida com o corpo presente.
Em tua representação consular e destes teus amigos saudámos a tua vida que, eternamente também será celebrada sempre que nos encontrarmos em qualquer espaço...é preciso que estejas presente....!! Porque para todos nós, não partiste ,...não apanhámos foi o mesmo machimbas para o "Largo do Bairro" que nos espera!
Meu Querido Amigo, sei que foste para algum lado, e é aí que nos vamos reencontrar, um dia... para ouvirmos um som de Angola e bebermos uma bebida ! Até logo Carlinhos! O teu conceito de amizade durante estes anos todos, foi linda para com todos os teus amigos.
Mas a verdade dói e a tua partida é uma verdade, mas também é verdade que por aqui só andamos de passagem, por isso meu amigo logo todos nós havemos de nos reencontrar.
Até lá vais sempre permanecer nos nossos coraçoes
Que Deus te guarde em grande glória.
"ideia original de Delmar Videira, Nelo Caroça, Luis Gil e Zé Antunes"
Zé Antunes
2015