TuneList - Make your site Live

14/11/2014

A N G O L A /// L U A N D A


Um PEQUENO DESABAFO, nesse tempo chuvoso e frio!

 "Tenho vontade de chorar...quando me lembro de Angola...."


É verdade! Sinto fome de ti Luanda. Das palavras livres, proferidas pelos "miúdos" da minha sanzala! Estou farto, saturado mesmo, de palavras que apenas dizem o que podem dizer, e que...Não me dizem nada! Tenho ânsia de viajar com as palavras por dentro dos imensos infinitos da linguagem. Quero saborear os "ditongos" e os "substantivos" da minha Lavra, que são adocicadas pela cana do açúcar. Tenho ânsia de ser um "pimplau" (pássaro) impossível que recusa as palavras que dizem apenas o que querem dizer. Estou farto de palavras direitas e certas, controladas por essas leis burocráticas. Palavras "amarradas", carregadas de vocábulos difíceis de entenderem e que dizem o que toda a gente diz...NADA! Sinto fome de liberdade, de correr e levar "berrida" no interior dos meus becos; sinto saudades dos meus Amigos "Kandengues" e dos nossos "mais velhos" da Ilha, no bairro dos pescadores! Sinto fome e sede, de comer o meu "funge" numa cubata de pau-a-pique e de beber daquela água da "moringa", filtrada na pedra até à "sanga"! Fome do fascínio das mulatas, e do poder embriagador que envolve a beleza "achocolatada" da Negra...Ai que saudades..."Gana Zambi"! Tenho fome de soltar este surdo grito que está dentro de mim, carregado de saudades e que me tem "aleijado", dia e noite, esta minha alma já desgastada de tanto chorar. 

Até quando meu Deus!?? Sinto por dentro de mim esta liberdade enclausurada, que as palavras livres oferecem, sinto esta divina transgressão que me seduz até à medula da minha alma. Para que é que hei-de dizer sempre o essencial, o fundamental, ou o que se pensa que está certo para toda a gente? Grito sozinho à noite, suplicando à Nossa Senhora da Muxima, que não me deixe morrer aqui, nesta terra de palavras que nada me dizem! Eu não entendo nada destas palavras, acreditem! Porque não experimentar a liberdade desta transgressão? 

Gostaria de ser como o Poeta de verdade, que arranca dos monstros do "não-sentido", as mais belas crianças desejosas de nascer...Crianças nunca vistas, flores nunca sonhadas, gritos que a curta visão do presente procura levianamente matar na sua dimensão de futuro.

Sinto fome de palavras, provindas do "Kimbundo", que são palavras livres, soltas e grandiosas de poesia, que o Poeta fecunda e desentranha de um dizer imenso, onde a humanidade inconscientemente se espraia, sonha e espera...

"TENHO VONTADE DE CHORAR...QUANDO ME LEMBRO DE ANGOLA"!! ( canção do duo Ouro Negro )


BANGA NINITO

"Tenho vontade de chorar...quando me lembro de Angola...."


 A saudade é uma coisa lixada, basta ás vezes olharmos para um feito, ouvirmos uma música, tantas vezes uma conversa e lá está a saudade a alojar-se dentro de nós num cantinho do peito destinado ás boas memórias ( alguém disse: a saudade não tem braços mas que aperta aperta ) ás vezes aperta tanto que sufoca e quando já não cabe no peito escorre pelos olhos, tenho saudades tuas, disto e daquilo, daqui e dali saudades de Angola de Luanda que hoje 11 de Novembro celebras 39 anos da tua independência, hoje é o teu dia de todos os angolanos e daqueles que lá viveram. Por tudo isso sinto saudades da minha Angola, do meu Bairro, dos meus amigos.

Eu sei que num silêncio ensurdecedor que se instala no nosso coração, durante estes anos todos existe aquele sentimento ambíguo. Sentimento que sentimos quando vemos partir aqueles que fizeram parte das nossas vidas, aqueles a quem considero amigos do peito.

Tudo nos aconteceu de um dia para o outro, tristezas pela separação de amigos quando fomos bombardeados na guerra dos senhores e dos interesses estratégicos, e tivemos que abandonar a terra que mais amava-mos.


Continuo a ter saudades tuas LUANDA e a gostar de ti ANGOLA, sinto como sempre um nó na garganta quando penso em tudo que vivi nos meus anos de infância e juventude.

Parabéns Angola por mais um aniversário da tua independência.

 
ZÉ ANTUNES

11-11-2014

1 comentário:

  1. Talvez esta leitura lhe traga algumas palavras que "desamarram". saudaçoes kalus:

    LUENA LUANDA LISBOA - edições Colibri na Barata, Lello e Almedina

    ResponderEliminar