TuneList - Make your site Live

10/01/2014

JOGO DA LERPA

Quando da chegada dos avilos de Angola, depois de uns copos no Pingo Bar, e como não tínhamos para onde ir á noite, alguns madiés iam para casa do Manuel ali na Rua do Ouro, iam jogar à batota, iam jogar principalmente á lerpa. Uma noite depois de saber que amigos meus lá iam. Fui e pedi autorização para jogar ao jogo e autorizaram.


Comecei logo por ser o Banqueiro, o jogo da lerpa começou-me a correr bem. A certa altura havia muito dinheiro em jogo, vários madiés iam lerpando. Foram dadas cartas para nova jogada, trunfo é Quina de Copas



três avilos disseram que iam ao jogo e depois de porem as respetivas lerpas anteriores na mesa, eu era o quarto a receber cartas e quando as recebi tinha lerpa real.



Mostrei as cartas e disse – amigos tenho lerpa real, quando me preparava para arrecadar o dinheiro, o Manuel que era um dos lerpados, disse-me para não mexer no dinheiro. Disse-me que não tinha nada que mostrar as cartas, devia deixar correr o jogo para outros lerparem. Argumentei que era assim que procedíamos na banda em Luanda, e que com lerpa real não há lerpados.

A maioria deu-me razão principalmente os três primeiros peguei no dinheiro, eram três mil escudos, assim fiz. Ninguém repostou, sabiam que eu tinha razão.

Passado pouco tempo acabou o jogo

No total, nessa primeira vez que joguei á lerpa, em Portugal ganhei quase quatro mil escudos, em mil novecentos e setenta e cinco, era algum dinheiro, dei uns trocos aos Avilos para uns copos. Passados uns dias soube que o Manuel dono da casa tinha sido despedido pois era vendedor de bebidas alcoólicas e quando recebia as faturas dos clientes ficava com o dinheiro e perdia tudo na Batota, acabou-se por não se jogar mais. 


ZÉ ANTUNES

1975

1 comentário:

  1. Boa mao de lerpa:) Lerpa e um jogo bastante interessante e gostei muito deste post. E para quem quiser jogar a lerpa a brincar ou a dinheiro real pode faze-lo tambme do conforto da sua casa atraves deste site www.suecastars.pt

    ResponderEliminar