TuneList - Make your site Live

08/01/2014

EUSÉBIO




Eusébio no jogo da Coreia ( 5-3 )

A primeira vez que vi jogar o Eusébio ao vivo foi em Luanda no Estádio dos Coqueiros no dia 11 de Maio de 1969, no dia seguinte, dia 12 de Maio eu comemorei 14 anos.

Nesse ano ainda assisti á derrota do Benfica nos Coqueiros no dia 10 de Agosto de 1969 contra o Sporting resultado final 5-2, a favor dos leões.

Depois já o vi jogar o Eusébio em Lisboa, em 1970 a quando da minha estadia em Lisboa.

Estádio dos Coqueiros estava cheio, eu que era ainda kandengue por intermédio de amigos fui para a sede do Sporting, que ficava num dos topos do Estádio dos Coqueiros, e vi o jogo dai.



O Benfica jogava com o "ASA" um dos melhores clubes de Angola. Era um jogo para a Taça de Portugal (nessa época o campeão angolano jogava para esta Taça)... O Asa era campeão desde a época de 1964/1965 até 1967/1968 ( Quatro títulos seguidos ).

Equipa do Atlético Sport e Aviação

O Asa alinhou 

ASA : 

Carlos ( Gr )

Justino, Inguila, Garrido e Jindungo ( Defesas )

Armindo, Duda, Mateus e Cruz ( Centro Campistas)

Dinis e Juvenal ( Avançados )

Sulentes: Gaspar, Pratas,Valente, Sousa

O Benfica alinhou com a sua equipa habitual

BENFICA:

José Henrique ( G.R. )

Zeca, Humberto Coelho, Jacinto e Adolfo ( Defesas )

José Augusto, Jaime Graça ( Toni ), Coluna e Simões ( Médios )

Eusébio ( Praia ) e Torres (Avançados)

Sei que o primeiro golo foi de Eusébio de canto directo, a bola fez um arco e anichou-se na Baliza do ASA, logo aos 3 minutos depois Eusébio marcaria já na segunda parte aos 52 minuto e 75 minutos, tendo o Praia fechado a contagem aos 89 minutos, resultado final Benfica 4 - Asa 0

No dia 10 de Agosto de 1973 tornei a ver os craques que se deslocaram a Luanda e a Organização do Torneio TAP convidou o América Futebol Clube do Rio de Janeiro, para disputarem um amistoso internacional no Estádio dos Coqueiros, o Benfica perdeu por 1-0 Golo do jogador brasileiro Sérgio Lima.

As equipas alinharam segundo crónica do Jornal “A Bola “

AMÉRICA : 

Vanderlei ( G.R. )

Paulo Mauricio, Alex, Mareco e Álvaro ( Defesas )

António Carlos, ( Luisinho ) Ivo, Mauro e Flecha ( Centro Campistas)

Tadeu e Sérgio Lima ( Avançados )


BENFICA:

José Henrique ( G.R. )

Malta da Silva, Humberto Coelho, Messias e Adolfo(Defesas )

Bastos Lopes ( Barros ), Victor Martins, Toni e Néné 

(Centro Campistas)

Eusébio e Moinhos ( Victor Batista) (Avançados)

Com este resultado a equipa do Rio de Janeiro ganhou o Troféu TAP.

O "king" morreu antes do dia dos "Reis Magos", para ser sepultado no dia a eles dedicado. Assim nasceu mais um Rei, tínhamos o Baltazar, o Belchior e o Gaspar agora mais o Rei Eusébio.

Assinou pelo Beira-Mar em 11 de Novembro de 1978 depois de ter passado pelo futebol americano.

Palavras dele num jogo Beira-Mar/Benfica: "Não vou marcar nenhum golo nem nenhum livre ao meu Benfica", foi o Sousa que depois se transferiu para o Porto e mais tarde para o Sporting que estava encarregue dessas marcações.

Morre o Homem, fica a lenda.

Tinha eu 11 anos e no Mundial de 1966, Angola parou e como não havia televisão , foi a ouvir o jogo relatado por Artur Agostinho, a nossa selecção e naqueles 5-3 à Coreia do Norte (foi no dia 23-07-1966- sábado,), sofri a bom sofrer, 3-0 era derrota para Portugal, até que apareceu o Pantera Negra o nosso Eusébio, e deu a volta ao resultado marcando um Poker ( 4 golos )!

A última vez que falei com o Eusébio, dei-lhe um aperto de mão e desejei-lhe um feliz Natal e as suas melhoras, pois foi com o motorista até ás garagens no seu automóvel, e depois num carrinho de rodas para o camarote, foi no Estádio de Alvalade a quando do Jogo Nacional da Madeira versos Sporting que teve como resultado final uma igualdade a zero golos, jogo realizado no dia 21 de Dezembro de 2013 .


O King


ZÉ ANTUNES

1973


Sem comentários:

Enviar um comentário