TuneList - Make your site Live

10/01/2014

LOJA DO MUSSEQUE

Na noite de 10 para 11 de Julho de 74 dão-se os primeiros incidentes violentos em Luanda.
Manuel da Silva, vivia no Bairro Popular nº 1, na rua que ia até ao mercado que existia (praça do Largo) que confrontava com o Bairro da Madame Berman. 

Ele tinha uma pequena mercearia onde vendia variadíssimos artigos tais com Roupas, Panos, candeeiros Petrómax, vendia tudo até as famosas bicicletas, as chamadas (pasteleiras).

Foto do Google

O que ele vendia mais era a cerveja Cuca e Nocal, e vinho que recebia de Portugal mas que era logo acrescentado com água, vendia milho e a farinha de mandioca ( fuba de bombom ).

Aos fins de semana, o nosso amigo Manuel, no seu quintal com um gira-disco daqueles tipo mala, a tampa era a coluna de som, punha a tocar umas merengadas e rebitas e era ver o povo feliz por estar na funguta do Kota Manuel e ele a facturar com a venda de bebidas, tabaco e comida, ele queria era ver o povo feliz e ver o kumbu a entrar na gaveta.

Todos sabiam que ele na balança da mercearia tinha um prato mais pesado, tinha no fundo um disco de chumbo com aproximadamente 200 gramas, o que cada kilo era só 800 gramas do produto pesado.

A vida sorria ao kamba Manuel, e lá ia vivendo com o seu negócio.

Mas na noite de 10 para 11 de Julho de 74 dão-se os primeiros incidentes violentos em Luanda. No musseque Rangel, às primeiras horas da madrugada de 11 de Julho, aparece o corpo de um taxista branco degolado, um grande burburinho, tiros para um lado, tiros para o outro, expulsão violenta dos comerciantes brancos, dos roubos, saques e incêndios dos seus estabelecimentos e casas.

E o kota Manuel da Silva foi apertado por aqueles que lhe queriam mal, principalmente pelo Zé Grande, que se fazia de grande avilo, mas todos sabiam que lhe queria ficar com a loja.

Mandou a mulher para casa do irmão que vivia na Vasco da Gama perto da igreja do Carmo.

Manuel da Silva foi encurralado na Loja, fechou-se a sete chaves, sem alternativa para fugir. A vizinha Maria Josefa, uma mulata toda bonita e boazona que era sua amante, pelas traseiras da loja escondeu-o em sua casa, e á noitinha vestiu o kota Manuel com os seus panos e levou-o vestido de mulher para o Bairro Popular nº 2, onde pediu ajuda a um familiar, que nessa mesma noite o levou para a baixa da cidade de Luanda, para casa do irmão.

No dia seguinte estava a embarcar para a África do Sul.

No ano de 1984 regressou definitivamente a Portugal estando a residir em Almada.


ZÉ ANTUNES

1975



Sem comentários:

Enviar um comentário