TuneList - Make your site Live

08/06/2014

NOITE DE LITERATURA EUROPEIA...




Na noite de 07 de Junho de 2014 e integrado nas festas da Cidade de Lisboa, e com o fim de voltar a divulgar a literatura Portuguesa e Europeia, certame onde se dá a conhecer novos escritores e também os já consagrados e prestigiados.

Nessa noite fui ao Palácio do Menino de Oiro ( onde funciona o British Council ) na Zona do Príncipe Real que foi escolhida para este evento onde além do Palácio do Menino de Oiro, foram escolhidos mais nove locais emblemáticos onde se realizou este pequeno mas intenso festival de literatura.



Entre Prosas e Poesias a noite da literatura Europeia de 2014, apresentou obras de fundo, Politicas, histórias familiares e pessoais, apresentação de vários homenageados e divulgação de novos escritores.

Esta iniciativa foi organizada pelos institutos culturais e embaixadas que integram a rede EUNIC Portugal, a saber British Council, Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, Embaixada da Áustria, e muitos mais

Neste festival de Literatura o livro mais relevante para mim e por se tratar de um acontecimento histórico e por mim em parte vivido foi a obra de Dulce Maria Cardoso “ O RETORNO “.

O Retorno trata-se de um tempo recente da história de Portugal, o difícil tema do fim do império Ultramarina e o conturbado regresso de mais de meio milhão de pessoas a Portugal.

A descolonização e a vida de jovens adolescentes que foram arrancados a um estilo de vida diverso que vieram encontrar na chamada Metrópole.

A Autora leva-nos a uma viagem que nos permite conhecer as consequências psicológicas dessa experiência avassaladora e de precaridade que todos os jovens de então se viram obrigados a amadurecer, a serem homens mais cedo, sempre com a esperança de melhores dias.

Aconselho este livro a todos os meus amigos que comigo viveram em África, e a todos os outros para terem uma ideia do que se passou naqueles tempos, e como foi difícil a nossa integração na sociedade Portuguesa.

Gostei desta iniciativa em que participei…

ZÉ ANTUNES

2014

Sem comentários:

Enviar um comentário