TuneList - Make your site Live

18/06/2014

O PORTUGAL DOS PEQUENINOS E DOS GRANDES!



“Orgulhosamente sós” e pequenos, mas…diferentes. Com muito orgulho? Que motivo de orgulho há na pequenez? Cresçamos! Austero, intransigente é o tempo. O “Portugal dos Pequenitos” já existe. Urge construir o Portugal dos Grandes.
Grandes, em que sentido? Ficamos de “boca aberta” e deitamos as mãos à cabeça, ante o cenário que se nos depara no dia-a-dia: pessoas sãs a serem tratadas como débeis mentais, e gente doida tida como normal; criminosos com cama, mesa, roupa lavada, jogos, ginásios e música, a contrastarem com inocentes sem abrigo e sem migalha de pão; promovem-se os incompetentes e bloqueiam-se carreiras dos competentes; louva-se a parvoíce e despreza-se a lucidez; esconde-se a verdade e enaltece-se a mentira e a hipocrisia; passam-se “atestados” de estupidez a quem vê e sente as coisas, enquanto se despreza a sabedoria; fecham-se as portas às pessoas honradas e sérias, para as abrirem-nas aos gatunos e aos “pulhas”; amnistiam-se condenados, e tiram-se liberdades a cidadãos cumpridores da lei.
Dantes “chamavam-se os bois pelos cornos”; agora são os “cornos” que chamam "boi", àqueles que o não são! Os donos deste país de eufemismos, delirantes, pelos vistos, com cada revolução linguística, enchem de efeitos palavras rebuscadas, dúbias, inócuas de qualquer sentido da realidade, dentro do eterno conceito de “brandos costumes” que nos caracteriza.
 
Assim, os "meninos mal comportados", são aqueles dotados de “hiperatividade comportamental”; “Ladrão”, deixou de ser “gatuno”, para passar a ser “corrupto”; a menina que faz birra e bate o pé, não é “teimosa”, mas uma: ”voluntariosa”; também não é bonito dizer-se: “aleijadinho”, “manco”, “perneta”, “maneta”, “marreco”, mas: “deficientes físicos”; da mesma forma que não se deve dizer, que um sujeito destituído de juízo é “maluco” ou “doido”, mas de: “portador de patologia do foro psiquiátrico”. Um “drogado”, passou a ser um “toxicodependente”; “Aborto” é a “interrupção voluntária da gravidez” e…atenção! –“Cego”, é um “Invisual”! Quanto aos: “Canalizadores”, “reparador de máquinas de lavar”, esquentadores, frigoríficos e outros, são: “Técnicos de eletrodomésticos”. Os “eletricistas”, são hoje: “Técnicos de energia elétrica”.
Sob o mesmo critério se englobam os “pedreiros”, “ladrilhadores”, “pintores de edifícios” e “trolhas”, como sendo: “Técnicos de construção civil”! As “criadas de casa” e “mulheres-a-dias”, são “empregadas domésticas”; os “contínuos”, “Auxiliares de educação” e os chamados “serventes”, passaram a ser “Auxiliares de limpeza pública”. Nem as prostitutas escaparam ao sacramento, para serem transformadas em “Profissionais do Sexo”. Mas estas, quiçá por terem a profissão mais antiga do mundo, são imunes a modernices terminológicas, que nenhuma conseguirá retirar o primitivo e autêntico valor semântico à suas expressões. 

É esta a imagem do País que somos. Quanto ao diagnóstico? Este não pode ser senão um: estado crítico!

Cruz dos Santos

2014

Sem comentários:

Enviar um comentário