TuneList - Make your site Live

17/09/2015

SANTOINHO

Aberto de Maio a Novembro, por altura do mês de Maio no ano de 1989 o meu grande amigo Eduardo Meira resolve fazer uma excursão com os sócios do clube “ Centro Cultural e Desportivo O sol nasce para todos”, ele é de Viana do Castelo e propos uma ida á Quinta do Santoinho em Darque.

Alugou-se um maximbombo que por sinal foi conduzido pelo nosso amigo Manuel Ferreira e com a lotação esgotada lá seguimos viagem até Viana do Castelo.

Carregaram-se umas grades de cerveja bem geladinhas que foram consumidas durante o trajecto .

Saimos de Mira Sintra ás 07 h 00. A viagem correu bem, no percurso foram-se bebendo as cervejas frescas e nos últimos bancos, do maximbombo foi-se jogando á uma lerpa, uns perderam outros ganharam. Durante a viagem também se fizeram brincadeiras, uma dela foi com o falecido Zé Black que adormeceu com os óculos escuros na cara alguém foi buscar pasta dos dentes e besuntou as lentes com o creme, quando o nosso amigo acordou a primeira reação dele foi dizer: estou cego, estou cego, claro que o pessoal que já estava à espera da reação dele desatou a rir a bom rir.

Chegámos a Viana do Castelo mesmo na hora do almoço. À saída do maximbombo todo o ambiente era festivo. Devido á perda no jogo da lerpa alguns já sabiam que iriam pernoitar depois do arraial dentro do maximbombo.

Almoçamos num restaurante que tinha meia pensão e era onde alguns iriamos pernoitar nessa noite. A ementa do almoço foi composta por bacalhau á minhota e Rojões, saladas, e claro está com vinho verde tinto e branco.

Depois do almoço foi-nos apresentado o pai do Eduardo Meira e dai passear pela cidade sendo nosso anfitrião o Eduardo Meira que nos levou ao Santuário e Miradouro de Sana Luzia até fazer horas para rumarmos á Quinta do Santoinho.

PROGRAMA DO ARRAIAL

20:00 Abertura: sardinhada, com broa e vinho.

20:40 Malhada: o rancho traz espigas, para ensinar o participante a malhar.

21:00 Jantar regional: febras, frango, batatas fritas, salada e vinho verde.

21:30 Folcore: com os melhores trajes e danças do país.

21:40 Vira geral, carnaval: dançar como os minhotos.

21:45 Champorreão: com o ensino do fabrico desta deliciosa bebida.

22:00 Marchas, gigantones, música: com um arco para o participante dançar.

23:00 Balões e caldo verde: com oferta de um balão.

00:00 Aniversários: música especial e uma surpresa para os aniversariantes.

01:00 Final.

Pelas 20H00 recebemos à entrada da quinta o talão correspondente ao bilhete. Seguimos diretamente para o bar, que fica à nossa direita onde trocamos o talão pela louça que utilizamos durante o arraial: prato pequeno para sardinhas, prato grande para as carnes, com os respectivos talheres, caneca e copo para o vinho. Saimos do bar e ocupamos algumas mesas para podermos degustar o repasto que nos era oferecido.

Entrada da Quinta do Santoinho ( foto net )

Ás 20H15 mais minuto menos minuto dirigimo-nos á eira onde encontramos pão de milho e os guardanapos. Nessa zona ao lado num grande grelhador avistamos, as sardinhas a assar, fomos tirando as sardinhas para nossa degustação, utilizando o prato pequeno que nos foi entregue. Um conselho que nos foi dado que era "proibido" comer sardinhas com talher, coma-se a sardinha em cima de um pedaço de broa com a mão à moda do Minho.

Junto à eira, ao lado da cozinha e também no segundo piso, há pipos com vinho verde, branco e tinto para nos servirmos.
Tinhamos que conservar o nosso copo e caneca durante todo o Arraial. Foi necessário lavá-los várias vezes, encontramos pequenos lava-loiças com águas corrente. Entretanto um rancho folclórico atuou na eira com cantigas e danças Minhotas.

20H40 Malhada na eira. Alguns de nós aproveitaram a oportunidade de experimentar malhar o milho na eira entre eles o Toninho que até deu um espectáculo na bela arte de malhar o milho na eira.

Milho a ser malhado ( foto net )

21H00 Tocou o sino para as carnes grelhadas. Fomos à cozinha sem pressa, levando o prato grande. Como são servidas cem pessoas por minuto, rápidamente chegou a nossa vez. Depois de servidos voltamos para as nossas mesas onde degustamos as boas carnes grelhadas. De seguida assistimos a um dos melhores folclores do país. Apreciamos as danças, os costumes e os bonitos trajes Minhotos.

Serviço das Carnes grelhadas ( foto net )

21H40 Foi dedicado a todos um Vira Geral. Fomos quase todos dançar... entramos no espírito da festa á moda do Minho.

Vira Minhoto ( foto net )

21H45 Junto à eira foram tocadas as campainhas para nos servirmos do champarreão, bebida refrescante e deliciosa que foi servida até às 23H00 horas. Entretanto, até cerca das 22H00 horas, a banda contratada tocou música de baile, como preparação para a grande festa.

champarreão ( foto net )

22H00 Entram na festa os cabeçudos, na eira dançam os gigantones. Porta dentro seguem as marchas com os arcos em riste entoando cânticos populares para animar a festa. Foram-nos dado uns arcos para quem quisesse participar na festa.

Festa animadissima ( foto net )

23H00 Por esta altura foi-nos dado a saborear um belo Caldo Verde. Zé Ideias e Marinha Ribeiro só eles os dois degustaram 11 tigelas de belissimo caldo Verde á minhota.

23H30 Entretanto a banda toca novamente musica de baile para dançar até à uma da manhã para que a nossa noite fosse repleta de alegria.

A banda que aninou o baile ( foto net )

24H00 Alguém que era aniversariante nesse dia foram-lhe cantado os parabéns, foram acessas as velas num bolo de aniversário, dedicaram-lhe uma uma música e ofereceram-lhe uma lembrança.

01H00 Acabado o repasto, e o bailarico, saimos do recinto e uns ainda foram para a discoteca, outros foram para as pensões préviamente reservadas, com a enorme alegria, durante a noite alguns não deixaram dormir os outros pois ainda estavam com enorme boa disposição, mas lá acabaram por adormecerem.

Na manhã seguinte descemos e fomos tomar o pequeno almoço, não sei porque mas foi servido o mata bicho normal e mais uns pastelinhos de bacalhau e canja de galinha, disseram-me que era para curar as maleitas da noite anterior.

Ao final da manhã depois do almoço, cerca das 15 h 00, iniciou-se a viagem de regresso a casa, já com algum cansaço no corpo mas com a alegria por ter vivido um fim de semana animado e diferente com todas as paisagens observadas e com o importante encontro e convívio entre todos principalmente entre os sócios de Mira Sintra.