TuneList - Make your site Live

01/04/2014

SAUDADES AIUÉ SAUDADES

Ah!...Como eu gostaria de te ver de novo LUANDA! Regressar ao meu bairro, correr naqueles teus “becos” malucos, pisar a tua terra vermelha, “chapinar” nos teus “charcos”, ouvir o “tamborilar” da chuva a cair no telhado de zinco, na cubata de adobe, rebocada e caiada a cal; caçar os “kinjongos” nas “barrocas” da “Casa Branca”; “pelejar” nas areias quentes da tua ilha; mergulhar, dar umas “fimbas” naquelas tuas ondas do Mussulo; andar descalço nas tuas “picadas”; sentar na “Tasca” do “Zé-Kituba”, beber, uma laranjada “Mission”, comer doce de ginguba, feitos pela Tia Donana…AIUÉ minha Nossa Senhora! AIUÉ, que saudades! 

A vida ali era diferente. Não era igual no Rangel, nem quando a gente morava no “BÊ-Ó”, ou no Bairro de São Paulo”! Mas…porque razão, as nossas “Kintandeiras” e todas aquelas Mulheres que usavam panos de “chita”, nunca se sentavam nos bares ao pé da gente? Mesmo eu nunca vi as mulheres antigas, como a minha mãe, e as amigas dela, se sentar nesses sítios, mas porquê, então? Também era mania delas! Eu lhes disse uma vez: Minhas Senhoras: mi desculpem, porque não tiram esses “mileles negros” e estas sandálias di pneu e, nos fazem companhia? Insistia: “muxoxou”, me respondiam: -“Esta é a nossa roupa…Vocês d’agora não prestam!” Como lhes conhecia bem, cresci com elas no Sambizanga, não mais diantava conversar, ficavam com as zangas delas e me davam uma “Berrida”! 

Mas eu via bem que o coração delas estavam da cor dos panos coloridos, que usavam no domingo. Nenhum de nós esquece mais esses momentos! Se eu mesmo naqueles tempos, me dedicava mais, a brincar às escondidas, ou a “cabra cega”, ou ainda “dá-me fogo…vai ali”, ainda que estava melhor. Mas nas aulas, nos recreios e até no catecismo, só queria falar das minhas “gajas”, quase todas minhas namoradas. E quando, algumas delas me falavam no “Cine São João”?! e me convidavam, eu ficava “arrasca”, porque ainda era “kandengue” p’rá entrar no cinema e, mais a mais, com o Fernando Sabú na porta! –“Onde é que pensas que vais ó Miúdo?” Perguntava-me ele, todo cheio de peneiras, parecia ser ele, o “dono daquela m….”! O irmão dele, o Artur, era um gajo fixe, diferente, por isso me dizia: -“Espera aí um koxe, que já te deixo entrar”! 

Na primeira vez que fui assistir a um filme, me assustei, com o barulho e assobios que vinham da “geral”, naqueles bancos de madeira corridos sem costa, (cheios de percevejos). Em cima, nas melhores cadeiras, ficavam alguns brancos com as mulheres deles e os “monas” crescidos, que nunca faziam barulho. Eram os “brancos de primeira”! Brancos de primeira, mas é uma ova! Nem sabiam falar, era cada “parolo”! “Vinham lá de Xima”, como a “malta” dizia. Todos vermelhos…”Uá Kussuka”!

Mas foi, na Escola Primária “nº 176” (no bairro Popular nº 2), que aprendi a ler. Minha professora era uma Transmontana, má p’rá caraças. Apanhei cada “bordoada”, com aquela “palmatória de 5 olhos” e aquela puta daquela vara, que a “Madié” tinha ao pé do quadro, dava-me com ela na cabeça, quando eu não sabia distinguir uma vogal dum ditongo, e muito menos o que era uma consoante! –“Diz lá ó rapaz” (perguntava-me ela na aula de português): “No singular, diz-se: Ele tem! E no plural, como é que se diz?” –“Ele tinhavas”, respondia-lhe. –“Quem te “Entinhava” era eu! Seu branco-preto!” E malhava-me com aquele pau na “cachola”! Filha da p…, dizia eu baixinho. Nesses tempos, eu pensava era preciso aprender a namorar como a tabuada. 

Agora, quando me lembro, até me rio de mim mesmo, e até tenho saudades daquela transmontana que me ensinou a ler e a multiplicar, que dois vezes dois, são quatro! A Domingas (uma das minhas namoradas, mulata, natural da Kibala, aquela que mais saudades me deixou) é que tinha razão, quando dizia: -“O Sol é que faz tudo! A gente cresce, começa também a crescer as mamas, limão, maboque, laranja e, um dia, se queria mesmo os dedos dum rapaz a “desrespeitar” as nossas blusas… Uns que ficavam arrasca quando a gente lhes grita e finge que está zangada, mas outros… Se não lhe agarramos…”!

Porra!...Tenho Saudades da minha Sanzala e da minha (nossa) Angola! 

Bangas: Zé Antunes / Ninito

2014






Sem comentários:

Enviar um comentário