TuneList - Make your site Live

27/12/2013

DEIXEI DE FUMAR

Faz 10 anos que deixei de fumar! Dia 26 de Dezembro de 2003. Fumei durante 30 anos e agora, custa-me a perceber como fui capaz de fumar durante tantos anos!

Hoje o único sentimento que tenho pelo cigarro é o arrependimento de ter entregue a minha saúde a esse veneno por mais de trinta anos de minha vida.

Para quem ainda fuma, aqui fica a prova provada de que é possível, desejável, vantajoso e formidável, estupendo, fantástico e abracadabrante deixar de fumar! Custa deixar de fumar, mas psicológicamente somos capazes.

Confesso que no início foi uma tortura, então aquele cigarro depois do cafézinho depois do almoço. Eu fumava dois maços de cigarro por dia. Isso claro que dependia do meu stress. Ao quinto dia esqueci o cigarro definitivamente, até hoje, dia em que faz 10 anos. Foi muito, mas muito difícil mesmo. Mas eu estou aqui firme e forte. Eu me sinto um jovem de 25 anos agora. Consigo até subir escadas a correr. 


Parar de fumar requer mudar hábitos alimentares, incluir exercícios, beber muito líquido. Dez anos sem fumar são suficientes para que o ex-fumador ativo volte a ter os órgãos como se nunca tivesse fumado. Nós temos uma segunda chance. 

Já tinha tentado em 1998, mas foi em vão, mas em 2003 foi de vez.


Tudo melhora: o olfato, o paladar, a resistência física, a libido, a respiração, a saúde em geral, o apetite, as finanças, a limpeza da casa e do carro, diminui a possibilidade estatística de teres um acidente cardiovascular e/ou um cancro, os beijos têm mais sabor, as viagens de avião são mais fáceis de suportar, não precisas de fazer figuras tristes nos aeroportos, a correr lá para fora, para poderes fumar um cigarrinho, terminas a refeição calmamente e saboreias o café nas calmas, sem a preocupação de ter que acender o cigarro, diminui a possibilidade de incêndio na habitação, podes brincar com os teus netos, sem medo de os queimares com o cigarro ou de os intoxicares com o fumo, deixas de fazer figuras idiotas a tentar acender cigarros quando está vento e, sobretudo, deixas de fazer aquelas boquinhas parvas a tentar fazer argolas com o fumo, acabam-se os dedos amarelos, acabam os cinzeiros pirosos a servir de bibelots em tudo o que é mesa de apoio, armário ou prateleira, já não precisas de fumar um cigarro depois do orgasmo e podes ocupar as mãos e a boca com coisas mais interessantes, as caminhadas são mais fáceis, já não entras em pânico se o elevador estiver avariado e tiveres que subir 6 andares a pé, deixas de ter o teclado do computador cheio de cinza e vais sentir-te bem, muito bem – e, sobretudo, sentir-te-ás livre!

Eu sinto-me livre estes dez anos sem fumar só me trouxeram vantagem, nos hábitos alimentares e na saúde.

Já me considero um ex-fumador. Poucas coisas nesta vida são definitivas, por isto tenho tido cuidado com os raros momentos que ainda aparece um pouquinho da vontade de fumar. Viver sem fumar é melhor não só para a saúde e para o bolso, mas também para a nossa autoestima. Não tem cheiro ruim, não tem que se preocupar em ter uma carteira de cigarro sempre a mão, não tem que ficar pensando como vai fumar em determinado local, e assim vai. É bom não ter o vício tomando conta do nosso dia.

Não estou contando vitória sobre o cigarro, apenas preciso deixar público o meu depoimento, no meu blog, para os meus amigos e pessoas de quem gosto, para que eu não volte a fumar. Para que todos saibam que eu parei e que, se ficar tentado, eu tenha tanta vergonha que me impeça de colocar essa droga mais uma vez em minha boca; e para que, se algum de vocês me virem a fumar novamente, me tratem sim como drogado, mas que tenham amor no coração para me ajudar nessa luta contra o tabagismo.



ZÉ ANTUNES

2013

Sem comentários:

Enviar um comentário