TuneList - Make your site Live

05/11/2012

“ O SOL NASCE PARA TODOS”

No ano de 1994 como sócio do Centro Cultural e Desportivo “ O Sol Nasce Para Todos” integro uma lista que ganha as eleições, para os Corpos Diretivos para o triénio de 1994/1997 desta coletividade de Bairro de Mira Sintra, onde a principal fonte de receitas é a exploração do Bar e de donativos diversos.

Para poder continuara com a equipa sénior que nesse ano foi campeã da 2ª Divisão Distrital de Futebol de 5 ( Mais tarde o futebol de cinco deu lugar ao futsal que se joga hoje) e que por imperativos da regulamentação aprovada pelos clubes, o Clube subindo de Divisão teria que ter uma equipa dos escalões jovens. O que aconteceu, inscrevemos uma equipa de Juvenis.

O Clube teve que pedir apoios e foi apoiado pelas verbas da Camara Municipal de Sintra que todas as coletividades tem direito depois de apresentar o relatório das suas atividades e também foi patrocinada por várias empresas que ajudaram muito nos pagamentos das inscrições e seguros dos jogadores, também os exames médicos que foram oferecidos pelo médico já falecido que era nosso amigo e vibrava com o futebol de 5.

A direção do Clube convidou o Moura que era jogador sénior do Clube da equipa principal para treinador e convidou o Zé Antunes que era da Direção para seu adjunto.

Nessa época futebolística de 1994/1995 inscrevemos vários jogadores que era a primeira vez que iriam competir como atletas federados, Jogadores que nessa época integraram “ O Sol Nasce Para Sempre” Kengue e Jordão guarda redes, Ruizinho, Bruno Gonça, Bruno Xavier defesas, Tiago, Joel e Djaló médios e Xipocas, Paulinho e Nelo avançados.

Os jogos eram realizados normalmente ao Domingo de manhã ás 11h00 no Pavilhão da Escola Secundária de Mira Sintra, também lá jogavam os Seniores.

Para deslocações a casa do adversário utilizava-mos os nossos próprioa veículos, chegava a fazer duas viagens para transporte dos jogadores, mais tarde o Clube com um crédito Bancário comprou uma Carrinha Toyota Hiace de 9 lugares, carrinha essa em segunda mão e que ainda trouxe várias despesas ao Clube.

Enquanto treinavam e jogavam os jovens portavam-se bem e estavam ocupados. Não andando em más companhias, Claro que nos jogos que realizavam era importante ganhar, a sua auto estima valorizava-se e quando ganhavam tinham como prémio um lanche ( a sandes e o sumo ). De vez em quando lá se fazia uma almoçarada ou uma petiscada e eram convidados para com a equipa seniores e elementos da Direção conviverem enquanto se dava a degustação do pitéu.

Nos anos que estive na Direção, nas duas épocas que integrei a equipa de Juvenis de futebol de 5 do Centro Cultural e Desportivo “ O Sol Nasce Para Todos “ muitos foram os jogos emocionantes.

Lembro-me da equipa ir ganhar ao São Brás na Amadora por 4-3 , ao Damaiense na Damaia por 1-0 e em Mira Sintra goleamos os Académicos de Alfragide por 8-0, tivemos várias derrotas como por exemplo na Damaia contra o Moinhos e Juventude que perdemos por 7-2 e falo nesta derrota porque o Moinho e Juventude era a equipa superior a todas as outras, tinha jogadores que para a idade eram mesmo craques e bons de bola.

Os jogos mais problemáticos que a equipa teve foi um em Mira Sintra no nosso terreno contra o Alto da Eira em Sapadores em que ganhamos por 5-2 mas durante todo o jogo o árbitro não teve coragem de expulsar o capitão da equipa do Alto da Eira que fazia faltas mesmo com a intenção de magoar os nossos jogadores, no final do jogo quando se dirigia para o balneário partiu uma porta a pontapé. No joga da segunda volta em Sapadores todos os jogadores nervosos, com provocações, perdemos por 4-3, também o árbitro se deixou intimidar pelas atitudes em campo dos jogadores do Alto da Eira prejudicando o nosso Clube em dois lances capitais dois penaltys que não existiram, errar é humano mas……

Jogo emocionante foi em Carcavelos no Clube Desportivo “Quinta dos Lombos” em que o resultado foi de 5-5, a equipa adversária era superior mas o Sol Nasce Pata Todos bateu-se bem.

Ao escrever este texto, é mais para falar da juventude dessa época que muitos deles já não tinha objetivos de vida e com a chamadas más companhias iam cair no mundo da droga que era o flagelo das nossas comunidades, sinto orgulho e passados estes anos todos e apesar de alguns já fumarem o seu cigarrito, todos enquanto representaram o Clube, foram sempre disciplinados e cumpridores dos objetivos delineados e até aos dias de hoje penso que nenhum deles se perdeu por caminhos sinuosos que só iam dar à toxicodependência.

Num jogo de seniores, O SOL NASCE PARA TODOS contra OS ECONÓMICOS não tendo comparecido a equipa de arbitragem, reuniram-se os delegados ao jogo e foi decidido que o Zé Antunes arbitraria o jogo, ganhou o “Sol Nasce Para Todos” por 7-3. A equipa adversária contestou a minha arbitragem, reconheço que terei errado em dois lances que foram mal julgados por mim mas até foram a favor do adversário, penso que não tira o mérito da minha exibição e do meu empenho, nem está em causa a vitória do “Sol Nasce Para Todos”.

Na altura dos Juvenis eu e a Direção tínhamos a preocupação com os estudos dos jovens e ia-mos falar com os pais para saber-mos da vida estudantil e ouvir as suas opiniões.

O clube “ O Sol Nasce Para Todos” por decisão unanime da Direção deliberou que o Futebol de 5, acabaria tanto nas categorias de Juvenis como nos Seniores, pois as despesas eram mais que muitas e o clube não comportava tamanha despesa as receitas eram poucas.


ZÉ ANTUNES

1994                                                          

Sem comentários:

Enviar um comentário