Nesta 74º. Volta a Portugal em Bicicleta, seguimos para a Guarda onde a nossa equipa se foi instalar no também bom hotel VANGUARDA. Telefonei então à Betty e fomos jantar a um restaurante indicado por ela, ao Belo Horizonte.
O Belo Horizonte está instalado numa bonita e muito bem conservada casa em plena zona histórica. A sala de pedra granítica à vista, não é muito grande, mas é acolhedora. A Betty vinha já com uma referência, e fomos recebidos pelo Sr. António José, filho dos proprietários ( que ainda estão ao serviço), que foi de uma gentileza e simpatia que nos fez bem e sentimos que estávamos em nossa própria casa. Sentámo-nos e foi-nos oferecido um vinho que estava à temperatura ideal dizendo o Sr. António José que com aquele vinho da região “Somos a alma desta casa”
A mãe é que nos serve, olhar materno enternecedor, coisa cada vez mais rara e que nos tempos de hoje não tem preço, ali não se vende comida, dão-se emoções.
As refeições são da cozinha típica regional portuguesa e da Beira interior.
Iniciámos com um queijo tradicional que combina perfeitamente com o pão local, e de entrada uns jaquinzinhos fritos. Para prato principal degustámos um bacalhau saboroso e estivemos a pôr a conversa em dia. Para sobremesa foi um doce da casa e na hora de pagar a mãe do Sr. António José disse : A quem servimos fala por nós.
A Betty foi-me levar ao Hotel e despedimo-nos, pois ela no dia seguinte viria para Lisboa visto ter terminado o seu período de férias, e eu no dia seguinte seguiria para o Sabugal onde terminaria mais uma etapa desta volta.
ZÉ ANTUNES
2012
Sem comentários:
Enviar um comentário