TuneList - Make your site Live

20/10/2012

UM DIA BEM PASSADO-ZÉ CUSTÓDIO



Dezembro de 1978 o Zé Custódio vem da Argélia para passar o Natal com a família, está na Argélia num trabalho que tinha arranjado como Serralheiro, chega a Lisboa e vem ter comigo, para pernoitar naquela noite pois no dia seguinte iria para Guimarães.

Nesse tempo depois do meu casamento com a Marinha, vivia com minha mãe ( meu pai tinha falecido em junho de 1978 ) e com os meus irmãos na Avenida da Liberdade ( a casa era tão grande que sempre que malta amiga vinha a Lisboa já sabia onde se alojar ) e o Zé Custódio convidou-me a mim e à Marinha para irmos almoçar ao Solmar, estava com saudades de uma bela refeição,

Esta cervejaria-marisqueira ao estilo retro dos anos 50 é decorada com motivos aquáticos nas paredes e serve alguns dos melhores pratos de marisco da cidade que fizeram dela um clássico da restauração lisboeta. O espaço é muito amplo, escolhida a mesa, começamos por ver o cardápio:

Peixe: Paelha, Marisco ao Natural, Paella,

Carne: Javali, Veado, Faisão, Bife à Solmar

Doces:Tarte de Maçã e Pudim à Solmar

Começamos por degustar uns camarões como entrada. Eu de seguida comi uma sopa rica de peixe, muito boa e a Marinha um creme de marisco mais caldo do que creme. O Zé Custódio ficou-se só pelos camarões, e depois mandou vir uma parrilhada de peixes, eu e a Marinha ficamos com o famoso Tornedó à Solmar, acompanhados de uns finos ( cerveja ) era nosso hábito beber cerveja nas refeições, ainda não tinha-mos aprendido a gostar do néctar fabuloso que é o vinho. Para os doces degustamos uma tarte de maçã que estava divinal.


 
            Zé Custódio, Marinha e Zé Antunes

Depois do almoço fomos beber um café ao Pic Nic onde encontramos malta de Luanda que por ali parava, para sabermos novidades e lembramos as nossas estórias e as nossas vivências, de Luanda, acabando por passar uma óptima tarde, a noite chegou depressa, e fomos jantar a minha casa num jantar feito pela Carmitas minha mãe, pois o Zé Custódio iria lá dormir e no dia seguinte seguiria para Guimarães, para se encontrar com a família.

O meu irmão Nando conhecia o decorador da novíssima e recém inaugurada discoteca “CAVE DO ADÃO “ e que tinha sido convidado mais a esposa, a convite dele lá fomos beber uma bebida e ouvir um pouco de música num ambiente agradável. Claro está que só fomos para casa ás tantas da manhã.

                    Zé Custódio, Nando, Fátima, Marinha e Zé Antunes

 ZÉ ANTUNES
1979                                                                                  

Sem comentários:

Enviar um comentário