TuneList - Make your site Live

13/10/2012

"AFRICA TENTAÇÃO"




O nome dos Africa Tentação foi inspirado após o espectáculo na Ericeira, em 1976, África Tentação é um grupo musical africano formado na década de 70. Editaram diversos discos e cassettes de músicas originais que nos anos 70/80 tiveram o objectivo de implementar em Portugal e na Europa a música angolana. Os África Tentação foram na época um dos principais pioneiros da música africana em Portugal e viram recentemente reeditadas em CD várias obras suas e distribuídas em Portugal, Cabo Verde, S. Tomé, Angola, e E.U.A.

O conjunto África Tentação foi criado em 1977, com um projecto elaborado por dois dos seus fundadores, José Paulo Serrão e Joka Serrão, na construção de temas musicais com raízes de origem na sua terra, mais propriamente a região de Bailundo, Angola. Com o arranque deste projecto, o conjunto formou-se com alguns elementos inicialmente, tendo-se mais tarde completado com os restantes intérpretes.

Passaram pelo grupo os seguintes músicos: Henrique (Bateria), Mário Bernardo "Sofia" (Voz, Percussão e Trompete), Freitas (Bateria), Zé Morais (Baixo), Joka Guitarra-ritmo), Zé Paulo (Guitarra), Botto (Teclado), Jaime Inácio "Bolinhas" (Congas), Nelo Carvalho (Voz e Guitarra), Nelson ( Guitarra ) e Nando Quental (Voz).

Conheci alguns elementos da banda, principalmente o Nelson, Zé Morais, Nelito e o Jaime.
O Nelson estudou comigo na Escola Preparatória de “João Crisóstomo “ em Luanda, casou com a Gina filha mais velha do Norberto de Andrade.
O Nelito vim a conhecê-lo em Lisboa, pois seus familiares moravam no 41 da Avª Álvares Cabral em Lisboa, onde EU morava depois que comecei a trabalhar.
O Jaime Inácio era do Bairro Popular. Era conhecido de quase todos do Bairro. O Zé Morais nas farras no 1º andar do número 69 da Avenida da Liberdade. Muitas Farras Angolanas eu fui e  a base da música era os África Tentação. Salão do Clube Desportivo dos Fanqueiros, Cave S. José, Pavilhão de Paço d'Arcos. Os temas mais conhecidos são: Sofia Rosa, Autocarro 45, Garina, Moreninha da Costa, Quando Fui a Benguela, Ufeka Yeto, Kissange Saudade Negra, Mutamba, Mulher de Angola, Fantasia de Tchingange, Coladera Bacana, Bananeira da Ilha e muitos outros.

Infelizmente por motivos que desconheço, a banda terminou, e ficaram 5 álbuns de originais. Talvez se voltem a juntar um dia, e matar as saudades que todos temos da sua magnífica música.Não esquecer que o Nélito e o Nelson ainda tocaram no Conjunto Raizes e acompanharam o Raul Indipwo num programa da R.T.P.
Entretanto o Zé Morais, o Hélio Neves e o Botto formaram  
Trio Áfrika - Tentação
Grupo musical descendente do antigo conjunto África Tentação, baseado num reportório de música africana. Uma época do tempo... que nos fazem lembrar os grandes momentos em que este grupo se dedicou com alma ao seu público, transmitindo-lhes carinho e humildade.

              Africa Tentação 1977 ( foto net)





ZÉ ANTUNES
1977

5 comentários:

  1. O Nelson Morais é que pertenceu ao Àfrica Tentação.....o Beto o Mindo eo Nelo formaram mais tarde oo Raízes,,,,,o Beto e o Mindo,,apenas participaram num álbum..nosso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bem fiquei esclarecido espero que estejam todos bem
      Um grande jandandu para ti

      Eliminar
  2. Muito bem Zé Morais fiquei esclarecido, foi á muitos anos, espero que estejam todos bem.
    Um grande kandandu para ti

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito da apresentação do África Tentação" por quem conheceu certamente bem os elementos do grupo.Curioso é saber que o nome do grupo criado por minha autoria,nasceu numa das nossas actuações num Hotel da Ericeira.Muito longe de pensar que o grupo ganharia aceitação de milhares de pessoas que connosco conviveram.Quando se fundo o grupo,colocou-se a questão se deveria produzir música portuguesa.Mas para mim não havia dúvidas.Criar originais de música de raiz africana devia ser a nossa opção!Comecei por criar o Ufeku ndalota,o Moreninha da Costa,Por você não vou chorar ,Bailundo e mais tarde Quando fui a Benguela, Kissange Saudade Negra,Mulher de Angola e outros.Quando o Sofia e o Henrique que,na antiga Nova Lisboa tocavam no grupo " A Outra Face" se juntaram ao grupo o Sofia criou temas intemporais,como Autocarro 45,Garina e Mutamba.O Boto foi autor de muitas músicas também de sucesso,assim como o Zé Morais que também alcançou sucesso particularmente com o Merengue Chechita!O África Tentação serviu de elo aglutinador de todos os que vieram da ex colónias,sendo nas suas actuações que podiam exteriorizar a saudade da terra que deixaram e podiam promover novas amizades!O África Tentação trouxe uma inovação nas Galas de Música Africana,criando um corpo de bailarinas que não era costume acompanharem os artistas e os grupos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é verdade grandes farras costumo estar com o Zé Morais
      Um grande kandandu para todos

      Eliminar