TuneList - Make your site Live

20/02/2014

VIAGEM EM PORTUGAL

Do dia 17 de Janeiro de 2014 a 02 de Fevereiro de 2014 fui de férias, férias do ano transato, aproveitando a vinda de minha irmã do Brasil juntei o útil ao agradável. Na noite de dia 17 de Janeiro pelas 19 h 30 lá estava no aeroporto mais a Betty á sua espera, pois a Betty não via a Melita á 40 anos ou seja desde 1974, foi um encontro emocionante, ficando muita coisa por dizer, mas o tempo era pouco.

Nesse fim de semana apresentou-se um sol primaveril para ir a Sintra e ir a famosa casa dos travesseiros de Sintra a “Piriquita“ onde se degustou este saboroso doce.

A Piriquita

Antiga fábrica de queijadas de Constância Piriquita que, em 1862, terá iniciado o fabrico destes bolos. Foi a única fábrica classificada com a mais alta distinção na exposição regional de Sintra em Setembro de 1926.

Dia 20 de Janeiro, rumamos em direção a Fátima um dos maiores centros mundiais de peregrinação cristã. Os passeios por esta região permitem-nos descobrir desde ancestrais vales glaciários a esplêndidas rotas vinícolas, verdejantes florestas e pinhais, soberbas praias no Litoral, ou até provar o mais genuíno queijo da serra – um dos mais famosos de Portugal. Visitamos o museu da cera e o novo edifício de congressos, onde está patente uma exposição sobre os segredos dos três pastorinhos.

Santuário de Fátima

O Centro é uma região de grandes contrastes. O interior é dominado pela Serra da Estrela, com os picos mais elevados do país, enquanto o litoral está repleto de bonitas cidades e vilas costeiras. Fomos almoçar à famosa casa do Pedro dos Leitões na Mealhada.

Universidade de Coimbra

Seguimos para Coimbra, uma das mais antigas cidades universitárias da Europa, telefonei ao meu grande amigo Ninito para nos encontrar-mos mas ele estava de viagem, pelo que o encontro ficou para outra oportunidade, de seguida fomos à secretaria da Universidade de Coimbra pedir informações sobre Mestrados e Doutoramentos, seguindo de seguida para Condeixa onde fomos jantar e pernoitar a casa da Florinda amiga de longa data de Luanda. Depois do Jantar convivemos até altas horas da madrugada lembrando os tempos idos da nossa meninice, e muita coisa ficou por dizer.

No dia seguinte dia 21 de Janeiro, fomos visitar o “ Portugal dos Pequeninos “ e seguimos viagem até á cidade Invicta o “ Porto “, fomos almoçar a Leça da Palmeira ao Restaurante “ O Serrabulho “ e mais um encontro com o amigo Luis Manuel Pereira ( Lili ) que minha irmã também não o via á 39 anos. Dirigimo-nos à Secretaria da Universidade do Porto para colher informações sobre Cursos. Nessa noite fomos jantar e pernoitar em Guimarães.

Uma visita ao Norte de Portugal é uma viagem no tempo que o transportará até aos primórdios da nação. Esta região com antigas citânias celtas, castelos medievais e imponentes monumentos preserva um rico manancial de histórias e lendas, não há vila que não possua a sua especialidade gastronómica.

Dia 22 de Janeiro visitas aos Paços do Duque, Castelo de Guimarães São Torcato e Penha. Almoçamos no famoso ETC.

Basilica Nossa Senhora da Penha, Guimaraes, Portugal

Dia 23 de Janeiro visitas á feira semanal de Barcelos, onde almoçamos, Senhora do Sameiro e Bom Jesus de Braga, nessa noite fomos pernoitar a Póvoa de Penafirme ( Torres Vedras ).

Uma visita ao Oeste de Portugal é uma região de belas paisagens, magnificamente preservada, que se estende do Oceano Atlântico ao conjunto montanhoso Montejunto-Aire e Candeeiros, até às “portas da capital” e ao Pinhal de D. Diniz.

É um território de luminosidade intensa e clima ameno, em que a costa marítima e o campo se fundem de forma singular, numa mancha verde salpicada de casario branco, com o azul do oceano em pano de fundo, povoada de gente hospitaleira, que se divide entre o apego à terra e o chamamento ancestral do mar.

Dia 24 de Janeiro visitas ao Mosteiro de Alcobaça e Mosteiro da Batalha onde se almoçou no Mosteiro do Leitão, aqui tivemos a minha tia Victória a fazer-nos companhia, pela noitinha regressamos á Póvoa de Penafirme ( Torres Vedras ), onde na companhia do Jorge degustamos um jantar na casa da Tia Victória ficando no convívio até tarde.

Dia 25 de Janeiro, visita à Lagoa de Foz do Arelho, tempo chuvoso onde só estavam praticantes de Kitesurf.

Kitesurf em Foz do Arelho.

Fomos á Nazaré e ao Sítio onde Conta a Lenda da Nazaré que ao nascer do dia 14 de setembro de 1182, D. Fuas Roupinho, alcaide do castelo de Porto de Mós, caçava junto ao litoral, envolto por um denso nevoeiro, perto das suas terras, quando avistou um veado que de imediato começou a perseguir. O veado dirigiu-se para o cimo de uma falésia. D. Fuas, no meio do nevoeiro, isolou-se dos seus companheiros. Quando se deu conta de estar no topo da falésia, à beira do precipício, em perigo de morte, reconheceu o local. Estava mesmo ao lado de uma gruta onde se venerava uma imagem de Nossa Senhora com o Menino. Rogou então, em voz alta: Senhora, Valei-me!. Imediata e milagrosamente o cavalo estacou, fincando as patas no penedo rochoso suspenso sobre o vazio, o Bico do Milagre, salvando-se assim o cavaleiro e a sua montada da morte certa que adviria de uma queda de mais de cem metros.

Lenda da Nazaré

Seguimos diretamente para Óbidos visitando as muralhas e saboreando a famosa ginginha servida em chávena de chocolate.

Dia 26 de Janeiro visita ao Forte de Peniche almoçando uma deliciosa caldeirada com variadíssimos peixes no Restaurante Abrigo dos Pescadores. Neste dia ainda pernoitamos em Penafirme.

Dia 27 de Janeiro, novamente com a Tia Victória fomos de visita ao Sobreiro onde visitamos as casas pequeninas que demonstram a vida no seculo passado, MAFRA - Sobreiro - ALDEIA TÍPICA SALOIA DE JOSÉ FRANCO, fomos a Mafra onde almoçamos, regressando á Povoa e rumando depois para Lisboa.

Aldeia Típica Saloia de JOSÉ FRANCO- Sobreiro – Mafra

Do dia 27 a 31 de Janeiro visitamos Cascais onde fomos á Boca do Inferno, Torre dos Descobrimentos em Lisboa Belém, Mosteiro dos Jerónimos, Museu da Marinha, fomos degustar os famosos pasteis de Belém,

Cais do Sodré, Praça do Comercio, Arco da Rua Augusta, Chiado, Castelo de S. Jorge Praça do Rossio, Avenida da Liberdade e Marquês de Pombal.

No dia 30 de Janeiro de 2014 começamos por visitar Setúbal e fomos almoçar ao Retiro do Peixe uns belos linguados assados no carvão, e seguimos para Vila Viçosa onde nos esperava o Carlos Jaulino ( Paquito ) mais a Rosário indo visitar o paço Ducal de Vila Viçosa com visita guiada ao Palácio.

Paço Ducal de Vila Viçosa

As intermináveis planícies revestidas de campos de girassóis, sobreirais e olivais, o litoral repleto de praias imaculadas e as pequenas vilas adormecidas no tempo conferem ao Alentejo um fascínio muito especial. As suas cidades encerram velhas memórias romanas e mouriscas. A deliciosa gastronomia alentejana atesta a inventividade do seu povo, e os inebriantes vinhos encarnam o carácter caloroso da região.

"O fim duma viagem é apenas o começo doutra. É preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu já, ver na Primavera o que se vira no Verão, ver de dia o que se viu de noite, com sol onde primeiramente a chuva caía, ver a seara verde, o fruto maduro, a pedra que mudou de lugar, a sombra que aqui não estava. É preciso voltar aos passos que foram dados, para os repetir, e traçar caminhos novos ao lado deles. É preciso recomeçar a viagem. Sempre. O viajante volta já."

in Viagem a Portugal, 2ª ed., Lisboa, Editorial Caminho, 1984
e volto para depois narrar os dias em que visitamos Lisboa.