TuneList - Make your site Live

06/02/2013

MARINHA



NAVIO NRP VASCO DA GAMA


Foram criadas as chamadas "Instalações Navais", as de Bissau (Guiné), da Ilha do Cabo (Luanda) e de Metangula (Lago Niassa), nas quais estavam instalados os aquartelamentos, as oficinas, as messes e outros órgãos de apoio logístico.

No rio Zaire, fronteira natural de Angola, com fortes correntes de 4 a 8 nós, foi sempre utilizado pelos movimentos de libertação para as infiltrações no território. Ao longo das 90 milhas de margem fronteiriça, cabia à Marinha, com um dispositivo naval de Lanchas e Fuzileiros a fiscalização de margens e múltiplos canais.os fuzileiros embarcam na fragata “Vasco da Gama” que larga das Instalações Navais das Ilha do Cabo (INIC) em Luanda, com armas e bagagens, rumo ao norte, numa viagem que os levará aos diferentes postos de vigilância do rio Zaire.

Depois do transbordo para uma LDM – Lancha de Desembarque Média, esta unidade continuará para montante do rio, rendendo nos diferentes postos os camaradas que completaram as suas missões: Quissanga, Pedra do Feitiço, Puelo, Macala e Tridente.

Ao longo do percurso são visíveis os vestígios gravados no tempo pelas guarnições que ali passaram: “Cais construído pelo Destacamento n.º 11 FZE – os Rangers, Maio de 1965”.Mais a montante “Homenagem dos que partem aos que ficam na defesa das fronteiras de Portugal eterno – Destacamento n.º 6 FZE”, num obelisco ali construído. No posto do Tridente também os sinais da passagem do DFE 13. Foram dezenas os oficiais da Reserva Naval que ali cumpriram as suas missões em Unidades Navais (Fragatas, LFG’s ou LFP’s), Destacamentos ou Companhias de Fuzileiros. A própria fragata “Vasco da Gama” é também disso um testemunho com a passagem do 2TEN RN Luis Lourenço Soares de Albergaria Ambar, 5.º CEORN que, desde 27.10.63 pertenceu à guarnição daquela unidade naval que, mais tarde, cumpriu uma comissão em Angola de Agosto de 1964 a Abril de 1966. Meu tio André do Patrocinio esteve nesta comissão. Era o barbeiro do navio. O navio era comandado pelo então CFR Rui Ferreira Molarinho do Carmo. Houve ainda uma outra comissão da fragata “Vasco da Gama” em Angola, de Maio de 1970 a Agosto de 1970, sob o comando do CFR António de J.B.B. de Carvalho. Ai esteve o meu grande amigo Carlos Bastos.

Elementos pesquisados na net

1970

Sem comentários:

Enviar um comentário