TuneList - Make your site Live

17/06/2013

AMIGOS, VIZINHOS DO Bº. DA CUCA



O tempo devora tudo menos as nossas memórias, por isso aqui recordo a família Santos Pereira, meus vizinhos do Bairro da Cuca.

No regresso da Barragem de Cambambe, onde meu pai estava a trabalhar, e onde residíamos, acabada a empreitada da Barragem, no regresso a Luanda, meu pai falou com o Senhor Calisto Santos, padrinho de batismo de meu irmão Victor e alugamos a casa que o Senhor Calisto possuía no Bairro da Cuca, casa situada atrás do colégio João de Deus.

Nossos vizinhos nessa altura a família dos Santos Pereira, ao qual o Senhor Manuel dos Santos Pereira era dono de uma pequena Empresa de Constução e o Genro de uma Transportadora de Mercadorias.

O transporte de Mercadorias, que eram originalmente carregadas no Porto de Luanda e distribuídas para as mais diversas cidades de Angola.

O Senhor Pereira tem três filhos, a Teresa a mais velha no ano de 1966 teria 30 anos, o Joaquim ( Quim ) com 27 anos e o António ( Tó ) com 16 anos de idade. A Teresa já estava casada com o Manuel Dias, eles trabalhavam todos para o Manuel Pereira ( filhos e genro ).

No dia 30 de Abril de 1966, o Quim e o Tó, (tinha feito os 16 anos no dia anterior) depois de visitarem os pais que estavam no hospital devido a um acidente na Gabela, regressam á cidade de Carmona no Distrito do Uije, onde estavam a trabalhar e na viagem ao kilómetro 44 tem um aparatoso acidente com um veiculo militar. O Quim ia a conduzir a novíssima Saab que já a conhecia bem, ou por distração ou por ter adormecido, não se sabe, embateu no veiculo militar e despistou-se, caiu numa ribanceira, o automóvel ficou todo danificado.

O Quim logo ali sucumbiu ao acidente, pelo que foi dito quando chegaram os primeiros socorros, e como se sabe nas estradas de Angola naqueles tempos era demorada a assistência a acidentes que aconteciam, diz-se que os primeiros socorristas chegaram umas 5 horas depois do acidente.

O Tó teve várias fraturas e estava em coma, foi transportado primeiro para a cidade de Carmona e depois de avião para Luanda e para a Casa de Saúde de Luanda, ficou vários dias em coma.

Quando o Tó acordou do coma, a preocupação dele foi saber do irmão, e como ele estava muito debilitado, a conselho médico, a família não disse que o Quim tinha falecido.

Mais tarde com o consentimento dos médicos, começaram a prepara-lo psicologicamente, e então disseram-lhe que o irmão tinha falecido no acidente. 

Até aos dias de hoje não se sabe como se deu o acidente, qual a causa do despiste. O Tó entrou em depressão e ainda esteve mais de 3 meses internado na casa de Saúde de Luanda, lembro-me de eu e a minha família, irmos várias vezes visitá-lo.

Recordar ainda que a família Santos Pereira recebeu de todos os amigos, família e vizinhos, todo o apoio e muito carinho naquela hora trágica. 
O senhor Manuel dos Santos Pereira faleceu em Angola no ano de 1968 de doença. A esposa faleceu já em Portugal no ano de 2001.

Passados uns anos em Julho de 1975 a família Santos Pereira regressou a Portugal, devido aos acontecimentos de Angola, e seguiram para a Venezuela para refazer as suas vidas, onde se encontram até aos dias de hoje.

O António Pereira ( Tó ) meu amigo de longa data desde os tempos que era miúdo, lá nos vamos falando e trocando noticias através das redes sociais.Vive presentemente na Cidade do Barreiro - Portugal.


ZÉ ANTUNES

1975

3 comentários:

  1. olá boa tarde!Preciso da vossa ajuda!
    Procuro a minha avó, que á muitos anos atras morou no bairro da cuca. ela chama-se Maria Noémia de Abreu e agora deve ter os seus 70 e tais anos.
    Não sei muito dela porque a minha mãe não foi criada por ela.
    Ela teve dois filhos da relação com o Senhor Fernando Geraldo dos Santos Swart de Matos (piloto),os filhos chamam.se:Waldemar Délio Swart de Matos ( filho mais velho que já faleceu aos 15 anos com um tumor no cerebro)
    Ana Paula Swart de Matos 57 anos ( minha mãe)A minha mãe quando era jovem chegou a ir conhecer a mãe que na altura morava no bairro da Cuca e vivia junto com um Senhor que se chamava Raul Silva.Não tenho mais nenhuma informação nem fotos infelizmente.
    Espero que consigam ajudar pois tenho esperança que a minha avo possa estar viva ainda e a morar em Luanda.Fico a espera da vossa resposta!
    Muito Obrigada!
    Marta Sousa....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Marta, vou tentar saber do paradeiro de sua Avó, tenho contactos em Luanda
      Beijos

      Eliminar
  2. esquecime de deixar o meu email!
    marta043@hotmail.com.
    Obrigada Marta Sousa

    ResponderEliminar