TuneList - Make your site Live

18/04/2012

MAKAS




Logo a seguir à Sé no prédio de esquina, mesmo ao lado do Hotel Turismo!! No ano de 1965! Que começou a bronca com os paraquedistas que andaram aos tiros com os Comandos, entre o Amazonas e a Portugália, depois de umas CUCAS e umas NOCAIS, e na Versailles se refugiaram muitos civis!! Eu estava com os meus pais e quando vimos os Unimogs cheio de soldados a disparar para o ar fomos-nos esconder na Pastelaria Ateneia, lá ao fundo nas casas de banho!! Foi um susto de todo o tamanho!! Sei que iamos em direcção ao baleizão e ai voltamos para o Bairro Popular nº2 já não houve gelados para ninguém. Foi bem comentado esse incidente e a rivalidade entre Paraquedistas , Fuzileiros e Comandos perduraram sempre pelos tempos, muitos deles vinham stressados da campanha no mato e claro chegavam a Luanda e o álcool é que os desatinava mais. O castigo que esses soldados tiveram foi que foram todos transferidos para o Negage!

Mais tarde houve outro incidente com luta corpo a corpo entre Paraquedistas e os Fuzileiros no largo da Mutamba, em que também o pessoal civil teve que se refugiar e esconder nas casas de comercio ali na baixa de Luanda.

Estes acidentes e estas guerrinhas aconteciam porque cada um se julgava melhor que o outro nos tres ramos das Forças Armadas .

2 comentários:

  1. Há para aí muita confusão nas datas. Isso não foi bem assim...

    ResponderEliminar
  2. Bom dia
    Amigo já agora mande-me a data correta pois eu lembro-me desta passagem e teria os meus 10 ou 11 anos, se souber a história gostaria de a partilhar mande para mim ficaia agradecido um grande kandandu

    ResponderEliminar