TuneList - Make your site Live

12/08/2012

BAIRRO DOS COQUEIROS

Será que cheguei tarde para falar do meu bairro? Sou novato neste sitio, estou a navegar à toa, mas vou segurar o leme da embarcação. Sou do Bairro dos Coqueiros, morava na Rua Avelino Dias, ao lado do Colégio Infante D. Henrique, pertinho da mercearia  Oliveira. Os meus "avilos" são tantos que quero reportar alguns para avivar memórias. A familia do Manél Teddy Boy, pai da Mariza Cruz,"a kiduxa do euro milhões", eram vizinhos nossos. (eu e o Teddy  sempre tivemos uma relação de amizade mesmo cá em Portugal). Meus "cambas". Falando do pessoal do "cú-tapado" Quem se recorda de Doutel Pinto, Fernando Ervedosa, irmãos Areias e os Marroquinos. Os Garridos, do Largo do Pelourinho. Bilocas. Luis Burrié, irmão da Alda Peyroteo,  Garnachos. Lima paraquedista. O "bumbo" mais branco do nosso bairro: Catarino. Vilaverde,"o madié que aprumava" com a Sra. que morava no prédio Alfredo de Matos. Não cito o nome! (estou nos anos 60!) Estou  só a dar uma dica para ver se alguém se recorda de mim... As nossas reuniões eram no Jardim do Canhão Roto, frente ao Alfredo de Matos.

Américo penso que sejas o filho da D. Laura que morava pegado ao colégio onde andei e lembro-me bem de ti. Eu morava no prédio de esquina com a fabrica de papel e conheci essa malta toda que falas. Tenho estado com a Alda irmã do Luis. Ele vive no estrangeiro.

Olá Bitucha! Acertaste na MOUCHE. Sou eu mesmo, filho da Laura.  Se moravas no prédio frente à fábrica de papel, é óbvio que te conheço! Deixa eu meter os miolos a funcionar para, "timidamente", dizer BINGO! A minha mãe é viva, mora em Bicesse, Alcabideche, e recomenda-se. Está fixe para os 80 anos que tem. Eu moro em Lisboa, nos Anjos, e embora me mantenha solteiro, tenho um filhote com 15 anos que vive comigo desde que nasceu. A minha filha mais velha, hoje com 41 anos foi para o Brasil em 1977 com a mãe dela.. .( Nasceu na Vila Alice mas tem nacionalidade e mentalidade "brasuca"). Tens uma boa memória! A professora (dona) do Colégio era a D. Mercedes, certo? As noticias de quem não vemos "à bué" caem bem. (Não ligues à maneira como me expresso, continuo a ser brincalhão e bem humorado!) Não conhecia este site, caí aqui por mero acaso. Todavia foi bom porque de imediato encontrei alguém  que se lembra de mim. " Moras em Cascais hein? ( também  és TIA? )"  Não me quero alongar demasiado para não te chatear. Dá noticias tuas, ok?

Nando. Vê se te recordas de mim. Era amigo do Garrido, que morava no Largo do Pelourinho. Moravas por cima da camisaria Brasilia . Eu morava na Rua Avelino Dias. Os meus "cambas" eram o Fernando Ervedosa, Doutél Pinto, manos Peyroteo,  Garnacho,etc...etc... Também estive em França, em Nancy, já lá vão uns anos. Lembraste do Fanecas,"gago", que arranjava máquinas de escrever, morava na travessa da Sé? Meu avilo. Dá noticias, valeu? Recebe um abraço


Como é meu avilo. Estou a ler a tua mensagem e a rir-me. Sou eu mesmo, Américo.

Falas bué da malta, tens boa memória. O Marito tinha uma mana "cambuta" usava óculos, mas toda quique. Os Areias, Marroquino, Douttel Pinto,"bumbo" Catarino, Camané, filho da Virginia, o pai tinha "bumbi", que morava no Alfredo de Matos, e o Vilaverde também pertencia à familia! A irmã era a Amélia, tinha uma prima que morava na Praia do Bispo. Falas no Ribeiro sapateiro que tripulava uma bicicleta de corridas, o filho nem me lembro do nome. Luis Buorrie, irmao da Alda.  O Lima paraquedista.  Joca irmão do Tarzan, o pai era dono da Farmácia Restauradores. Os pacotes de farinha muceque C/ açucar que a malta comprava na mercearia do Silva. As nossas lutas nas barrocas que faziam traseiras com o cu tapado, o ringue foi construido pelo Catarino, lembras? Também na praia faziamos os nossos combates com bué de assistência. Não te esqueças do Bilocas, o tipico bangão, morava numa casa ao lado da fábrica de papel, mãe era solteira e tinha uma mana toda "vaidosa". Não passava cartucho à malta. A Magy, morava na casa de esquina frente ao merceeiro Silva. Mercearia do Oliveira, padaria dos Coqueiros onde a malta arranjava cumbu  para comprar  pão quentinho. As nossas reuniões à noite no Jardim do Canhão Roto. Essa da malta ir ao Quintas & Irmão orientar os dinki toys, deixando as caixas vazias, era obra de artistas.  Moro em Lisboa/centro. Não reparei onde vives mas vamos marcar encontro para reviver os nossos "velhos tempos
(  Américo Barroso  )
 2010

2 comentários:

  1. Hoje, 05-05-2015, o nosso comum amigo AMÉRICO BARROSO, faleceu. Fica a nossa saudade e o nosso abraço de uma amizade do antigamente. Até Sempre Américo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade amigo Edgar mais um amigo que nos deixou. Paz á sua alma que descanse no eterno descanço

      Eliminar