TuneList - Make your site Live

12/08/2012

OUTROS BAIRROS

Meus kambas, temos que "alimentar" a criança que ainda habita em nós, com estas pequenas recordações...que já não voltam mais!
Recordar outros bairros como  o  "Bê-Ó", (Mana Fató era dona delas ), Sambizanga, Bairro Marçal, Bairro Zangado, Lixeira, Samba, Praia do Bispo, Maianga, Vila Alice, Vila Clotilde, Bairro de São Paulo, ( aiuê Zé Ideias, Sousa e o Banga Ninito) Bairro da Cuca, Bairro Popular nº 1 e 2,   Bairro  N`gola , Bairro Sarmento Rodrigues ,Bairro  Palanca...Enfim, todas aquelas ruas, becos e avenidas, que ficarão para todo o sempre na nossa memória. Recordar...Mas, recordar o quê?! Somos uns "Matumbos  chapados", p'rá aqui desprezados, entregues ao "Deus dará", "corridos" como ladrões da nossa própria Terra! Calvos, gordos, magros, velhos, novos, endinheirados, pelintras, "homens sérios" em manga de camisa, de fato completo, militares e marinheiros...
MAS...Porquê nós?
E quando vinha alguma companhia teatral com amáveis e prestimosas coristas, a cidade toda tremia de emoção: velhos e novos, de preferência, sozinhos, ou com as "patroas", caíamos no velho "Nacional" no “Miramar” e no “Avis “ mais tarde o Imperio (os  cinemas "dus branco de 1ª", os  outros eram  o " São João " no Bairro Popular ou o " N`gola" ou ainda o "Colonial", no Bairro dos "Kapangas"...o São Paulo! Éh cuidado Mano...Aí "soprava" o perigo das "Kibionas (dedo na bunda), apalpadelas na escuridão, corte de fita, intervalo, e, o próprio Sabú do Cononial  na refinada e meticulosa fiscalização:
-Éh pá, Tu aí, mostra-me o teu bilhete se é "Superior" ou "Geral"! Se for Geral, passa lá prá frente, prá aqueles bancos de cimento ou madeira cheios de percevejo, meu "Liambeiro dum raio", meu "Kamanguista", "Pilha Galinhas", "Mutut..... de m****"!!
Mas aquilo eram só "Bafos" à Mucequeiro, até porque o Fernando Sabú só tinha "Es'plingue de Sanzala". Era exibicionista quando estava junto das "garinas"...só para meter estilo e "paleio de chimba"! Filho da Mãe...Fiteiro do Caraças!! Pai dele tinha sido "Cipaio" do "Poeira" (Chefe do Posto do Sambila...filho da p..., reaccionário e racista de m****)!  O Alfaite mucequeiro  o  Pacavira ( BOM MOÇO ) lá apaziguava as questões entre eles.
Eu lembro-me bem até dos inevitáveis boatos, por todo o nosso bairro, por toda aquela cidade, acerca do ricaço "tal" apanhado na estrada de Catete ou do Cacuaco  com a bailarina "tal",  a conhecidíssima Laurinda , ou a corista, ao pé do "Morro dos Veados" amandar a sua "Q.... desportiva"...Éh estes "gajos" eram lixados!!
Lembro-me bem do "Balsemão" (o Porfírio, nome de baptizado) "afinfar" grandes "bocas" nos "Kaingas" (Chuis), alegando que conhecia OPAN, qualquer coisa como "Organização Pública Administrativa da Nação", e eu a olhar de soslaio p'rós rostos "Boamados" da "Bófia"!
Tempos que vão...e que se vão, diluindo nesta saudosa existência de vida. "Malhas que o Império tece...Jaz morto e arrefece / O Menino de sua Mãe"!
Um abraço a todos os Sanzaleiros;
Um abraço a todos os nossos Irmãos Angolanos / Portugueses!
Um abraço a todos os nossos "Kandengues" (jovens);
Um abraço a todas as nossas "Garinas", dispersas por lá e por cá!
Um abraço a todas aquelas Mulheres (com "M" grande) Um abraço a todos aqueles que "tombaram" e que ficaram "depositados" ou no Cemitério do "Alto das Cruzes" ou no "Cemitério Novo" (Santa Ana ) da "Estrada de Catete"! Um abraço a todas as nossas "Quitandeiras"!
Um abraço à Zita Soares, do Bairro São Paulo, à São Costa Pereira e ao Passarinho do Bairro Popular um Kandandu ao Esteves e ao Paiva da Escola Industrial , que tudo têm feito para juntar todos estes nossos Manos nos almoços anuais (Mucequeiros, paranóicos, gente fina, gente grossa, gente que merece respeito, Vovós (Kotas), Papás, Mãezinhas, Filhas e Netos, toda esta gente, este nosso Povo ("Tugas" e "Kamundongos"), numa só IRMANDADE!!

E PARA TODOS VÓS, QUE ESTÃO SEMPRE PERTO DO MEU CORAÇÃO, AQUI VAI AQUELE "KANDANDU" DE PEITO!!   
QUE SAUDADES!!!!!!!!
  AIUÉ meu Irmão...que saudades!! Saudades da "Bitacaia", do "Calulu", dos
"Quimbadas", dos "Candengues", da "Kitaba", do "Kiabo", "doce de Jinguba",
"Mufete", "Kimbombo", dos sacrificados "Monangambés"...Ai ué
"Gananzambi"...que saudades...!!!   Banga NINITO


ESTAMOS JUNTOS
ZÉ ANTUNES 
 2008

Sem comentários:

Enviar um comentário