TuneList - Make your site Live

12/08/2012

LUCAPA - CAFUNFO


Ano de 1994 , mês de Março alguns avilos embarcam numa aventura de aceitarem um contrato de oito meses para fazerem segurança ao Perimetro da Empresa de diamantes de Angola a “ Endiama “ no Lucapa terra longinqua das Lundas, ao fazerem esse contrato foi na base de os garimpeiros já estarem a garimpar dentro dos limites da Endiama, e que cada vez havia mais garimpeiros pois era um modo de subsistência, só se via buracos nas ribeiras , tanto no Lucapa como em Cafunfo.

Lucapa ou Lukapa é uma cidade e um município da província da
Lunda Norte, em Angola. Antiga capital da província (passou a ser o Dundo), o município tem cerca de 85 mil habitantes e é limitado a Norte pelo município de Chitato, a Leste pelo município de Cambulo, a Sul pelo município de Saurimo, e a Oeste pelos municípios de Lubalo e Cuílo.

Tudo tratado, vacinas em dia, visto de entrada, passaporte e bilhete de avião e embarcam nessa viagem, primeiro para Luanda onde estarão dois dias e hospedam-se no Hotel Universo, Gerente Sr. Albergaria, uma das melhores unidades hoteleiras de Luanda, no tempo colonial agora só o quarto 32 tinha águas correntes, os outros todos quem quisesse tomar banho tinha que ser com uma canequinha.

Chegam ao aeroporto 4 de Fevereiro pela manhãnzinha, e ainda dentro do avião ao sobrevoarem Luanda puderam ver a extensão dos casario que cerca a Capital de Angola, para alguns avilos que já tinham estado em Angola e muitos até nasceram lá foi dificil de perceber e situar-se nos bairros que outrora conheceram, para outros que era a primeira vez que viajavam para Angola era novidade.

Desembarque efectuado, malas na posse de cada um, entraram para as cinco viaturas que os esperavam e os transportaram para o hotel. Foram acomodados e descansaram até a hora do almoço que foi servido no hotel.

No período da tarde foram dar um passeio e conhecer a Luanda Nova que se estava a desenvolver-se a um ritmo acelerado, muitos prédios novos e muita construção de infraestruturas, foram visitados alguns sítios conhecidos de alguns tais como: Baleizão, Largo da Portugália, Mutamba e com elementos que já estavam em Luanda foram jantar a um restaurante na Maianga.

No dia seguinte depois de se reunirem nos escritórios da empresa com os responsáveis, para receberem as directivas de como se iria processar todo o processo de alojamento e dos serviços em Lucapa, nessa tarde foram conhecer os arredores de Luanda e verem in locco como Luanda cresceu em aglomerados de habitações sem condições de habitabilidade, pois a cidade estava estruturada em 1975 para um milhão de pessoas e de repente vê-se com seis milhões.

Na antiga Estrada de Catete hoje Deolinda Rodrigues, os vendedores ambulantes no meio das faixas de rodagem vendem de tudo, fazendo ai o seu negócio, tudo serve para se ganhar algum dinheiro para a sua alimentação.

No terceiro dia de estada em Luanda, dirigiram-se para o Aeroporto e embarcaram num topolev russo do tempo da maria cachucha para a cidade de Malange, chegados ai tiveram que fazer o resto da viagem até ao Lucapa de GEEP, chegados ao local foram acomodados numas casas pré-fabricadas, mas com todas as comodidades, eram cinco casas e cada uma tinha um quarto grande com dois beliches para quatro pessoas, uma saleta de descanso e Quarto de Banho, havia ainda uma casa que era o refeitório com uma boa cozinha e o armazém de viveres, bem como uma secção para outro material de trabalho, assim como o armazém dos combustíveis e peças das viaturas.

O perímetro de Segurança era efectuado vinte e quatro horas, com postos pré definidos de 10 em 10 kilometros, as ligações entre todos os intervenientes era executadas via rádio.

Nesta altura a guerra nas Lundas entre a UNITA e o MPLA estava bem agudizada diz-se que quando apareceram 200 garimpeiros mortos, a UNITA acusava o MPLA de estar a matar povo inofensivo que só andava no garimpo para arranjar dinheiro para comida, entretanto o MPLA dizia que fora a própria UNITA que dizimara aquelas pessoas para culpar o adversário. Entretanto com tamanha instabilidade as populações queriam era vir para Luanda, e no aeroporto com um avião Antonov a sair por dia as populações aglomeravam-se e todas queriam entrar no avião que tinha lotação reduzida, geravam-se alguns conflitos, que eram logo sanados com uns tiros para o ar, e ai se mantinha a calma.

Neste entretanto passaram-se oito meses, com histórias incriveis que um dia de certeza se irão narrar para conhecimento de todos. Salientar que as populações civis apoiavam em tudo o que pudessem e conviviam, como se trata-se da mesma familia.

Muitos não gostaram desta experiência, saudades da família, muito tempo longe dos seus ente queridos, outros adoraram e alguns estão já radicados em Luanda a viver e a trabalhar.

O garimpo de diamantes em Angola está parcialmente legalizado, desde 07-07-2011. Em breve, garimpeiros ilegais terão certificados. A intenção é lutar contra a migração ilegal em zonas de grande produção de pedras preciosas.

De agora em diante, garimpeiros angolanos ilegais vão ter certificados. O início do projeto foi no leste de Angola, na Lunda Norte.

Garimpeiros no cafunfo



ZÉ ANTUNES

1994

Sem comentários:

Enviar um comentário