TuneList - Make your site Live

30/08/2012

URGÊNCIAS HOSPITALARES



Num Sábado, de Março, ao final da tarde, minha esposa sentiu-se mal com uma forte dor no peito. Como estávamos numa festa perto do Cacém, decidimos ir às urgências do Hospital Amadora Sintra.

A nossa odisseia começou aqui:

Demos entrada nas urgências por volta das 18h30 e fomos atendidos pelo médico de serviço por volta das 23h10. Até aqui tudo bem. A triagem seleciona logo as doenças mais urgentes, etiquetando os utentes com uns autocolantes de várias cores.

Depois de observá-la, o médico pediu um raio-x ao tórax e umas análises ao sangue. Lembro-me claramente de ouvir a minha esposa perguntar se, aquela hora (23h25) o raio-x estava aberto ao que o médico respondeu afirmativamente. Passei pela receção para perguntar onde eram o raio-x e o laboratório de análises clinicas e depois de me dar as indicações que precisava a rececionista concordou comigo que era melhor fazer primeiro a recolha de sangue e só depois o raio-x, enquanto esperávamos os resultados.

Naturalmente, não me ocorreu voltar a perguntar se o raio-x estava aberto ou não, uma vez que a rececionista concordou com os meus planos. Feita a recolha de sangue, disse ao analista que íamos voltar a descer porque ainda precisava-mos de fazer um raio-x. Novamente, o analista concordou. Chegamos ao raio-x e a porta estava fechada.

Bati várias vezes sem resposta até que apareceu uma enfermeira vinda da área das urgências a dizer que o raio-x aquela hora estava fechado. Dirigi-me novamente à recepção para perguntar como é que ela não sabia que o raio-x estava encerrado. Mas o raio –x de um hospital tem que estar sempre aberto responsi eu, pois mas os radiologistas foram comer, também são filhos de Deus respondeu a enfermeira, enfim..............

Para azar nosso, o turno tinha entretanto mudado e a rececionista já não era a mesma. Mesmo assim reclamei junto da “nova” rececionista pela falta de conhecimento/profissionalismo da rececionista anterior, do médico e do analista.

Como é possivel que um médico e um técnico de laboratório de serviço nas urgências num Hospital não saibam que tipo de serviços estão disponíveis nesse mesmo Hospital. Dá a impressão que as pessoas respondem à toa, o que revela uma gritante falta de profissionalismo e consideração pelos pacientes. Nem sequer me dou ao trabalho de comentar sobre a rececionista...

Como minha esposa precisava mesmo de fazer o raio-x, lá apareceu uma funcionária que pareceu-me mal humorada lá tirou o raio x

Felizmente depois desta pequena história fomos muitíssimo bem tratados/atendidos. Demorou algum tempo (cerca de 1/2H) porque havia outros doentes à nossa frente, mas em momento algum se questionou a espera, mas que para urgências é muito tempo.

Como tudo tinha corrido tão bem até então, não poderia ficar melhor: o médico que pediu as análises ao sangue e o raio-x já se tinha ido embora e estava de serviço um outro que olhou para as análises e para o raio-x umas 3 vezes e acabou por dizer que ainda precisava duma análise a urina. Se tudo isto não fosse trágico, só poderia ser cómico.

O nosso conselho era: evitem recorrer a serviços de urgência do Hospital Amadora Sintra aos fins de Semana, mas vamos recorrer a quem? Conclusão depois de ser medicada saímos do Hospital ás 02h30 da manhã.



2010

Sem comentários:

Enviar um comentário