TuneList - Make your site Live

12/08/2012

MAS QUE ( DES ) GOVERNO!



Com o devido respeito, não pretendo, neste meu pequeno texto, fazer um balanço dos Governos constitucionais deste regime. Mas, sinceramente, este Governo deve ser, provavelmente, o pior de todos. Com apenas um ano de vida, exibe já uma saúde decrépita, uma incoerência e sensibilidade inadmissível, jamais registada nos anais da nossa História. Parece chegar ao fim, antes mesmo de ter começado. Anda a pequenos “passos”, sem saber onde se encostar. Rente às paredes, parece abrigar-se, mesmo quando não chove e quando decide mostrar energia, apenas revela estridência artificial, fraqueza, desentendimentos.

Recordam-se daquele debate televisivo, entre o dr. Passos Coelho, num frente-a-frente, com o engº. Sócrates, na RTP1, em 20/5-2011? Quando Passos Coelho, disse: (passo a citar): “-…O engº. Sócrates é o primeiro-ministro da área Socialista, que mais maldades e mal feitorias fez ao Estado Social (…) cortou salários na função pública (…) reduziu as prestações sociais e levou os custos de acesso à saúde; diminuiu as comparticipações nos medicamentos e acabou com muitos milhares de abonos de família. O Senhor, que tem vindo por razão de insustentabilidade das finanças públicas, a colocar em causa, a sustentabilidade do Estado Social, vem agora dizer ao País: Se Isto está mal, é por causa da crise internacional e que não tem culpas? Sr. Engº. Sócrates, se o Estado Social está mal tratado e, o sinal da falência que o Senhor seguiu, está nos 700.000 desempregados…historicamente mais elevado e com o Estado Social, menos presente para apoiar as pessoas, depois de me responder a esta questão…nós podemos falar da divisão Constitucional!”

Pois é, Sr. dr. Passos Coelho, “cá se fazem, cá se pagam”! Já agora diga-nos, o que é que o Senhor tem feito pelo Estado Social? E pelo desemprego? Olhe: aumentou a intranquilidade dos Cidadãos relativamente às doenças, à protecção da saúde pública, à defesa do consumidor e aos direitos dos utentes dos serviços públicos. Deixou crescer o desespero de todos, perante a incapacidade de organização do sistema de saúde, a desordem hospitalar, as filas de espera e a desumanidade dos serviços. Olhe, Sr. Primeiro-Ministro: Oiça os Srs. Juízes e a Ordem dos Advogados! Oiça os Médicos! Oiça os Enfermeiros, que estão a ser tratados como lacaios! Oiça os nossos Professores! Oiça os Agentes da PSP e da GNR! Oiça os Pensionistas e os Funcionários Públicos, que ficaram, inconstitucionalmente, sem os seus Subsídios de férias e de Natal! Oiça o Povo! O catálogo poderia continuar. Mas corre-se o risco de fadiga depressiva. Verdade é que nem sequer uns arremedos de energia, talvez na Justiça, quem sabe se na Segurança Social, eventualmente no ambiente, conseguem equilibrar um quadro tétrico de imperícia. A ponto de ser difícil definir, em poucas palavras, o seu principal defeito. Será a descrença? Já agora, oiça os Militantes do PSD e do CDS e vai ver a surpresa que irá ter. Vocês, não sabem governar. Julgam que a gestão substitui a direcção. Souberam chegar lá, não são capazes de agir e reformar. Gostam de estar, não sabem ser! DEMITAM-SE!

BANGA NINITO

2012

Sem comentários:

Enviar um comentário