TuneList - Make your site Live

07/03/2014

A SEPARAÇÃO

José Constantino cresceu e viveu numa aldeia perto Da Cidade de Chaves até aos 20 anos de idade, nesta altura foi à inspeção militar no ano de 1965, ficando apurado para todo o serviço militar, foi-se apresentar no Quartel de Lamego, para ter as primeiras instruções militares a chamada recruta e passados poucos meses é incorporado para Angola, deixando Pais, irmãos, família e a namorada a Maria Laurinda.


Embarca em Lisboa no paquete Vera Cruz e chega a Luanda em Junho de 1965, apresenta-se no Quartel em Luanda, passados dois meses é enviado para o Norte de Angola para a zona quente dos Dembos integrado numa companhia de Comandos. Em 1965 passa a funcionar, em Luanda, o Centro de Instrução de Comandos, criado por Decreto-Lei nº 46410 de 29 de junho de 1965. Durante 10 anos o Centro de Instrução de Comandos formou Companhias com destino a Angola e Moçambique, passa à disponibilidade no ano de 1969.

Companhia de Comandos

Crachá

A passagem por Angola, muda as pessoas, muda as mentalidades, cidades bonitas, praias lindas, pessoas descontraídas.

Fica em Angola na Cidade de Luanda com emprego na Construção Civil começa a tratar dos papeis para casar por procuração com a namorada que ficara em Chaves.

A Maria Laurinda embarca no paquete Infante D. Henrique, chegando a Luanda onde a espera o José Constantino, vão residir para o Largo das Ingombotas.

José Constantino a trabalhar na Construção Civil como encarregado de Obras e a Maria Laurinda na Manutenção e limpezas de um Banco, a vida vai sorrindo ao jovem casal, e Maria Laurinda fica grávida e nasce o José Luís no ano de 1970.

Cidade de Luanda

Todos os natais recebem da família, que manda de Portugal um pequeno cabaz de Natal com um ( tantinho ) pouco de nozes, castanhas, figos secos, etc, etc.

A vida corre-lhes sem sobressaltos e estão integrados no quotidiano de Luanda, até que no principio do ano de 1973 dá-se a tragédia, depois de um convívio com amigos e com o chamado grão na asa, na Avª. Brasil com o seu automóvel um Vauxhall Viva, atropela dois indivíduos, o mais idoso fica com pequenas escoriações superficiais, o mais novo que era militar, chega ao Hospital de São Paulo já falecido.


José Constantino é preso e só sai da cadeia em Abril do ano de 1977.

Durante aqueles terríveis dois anos de 1973 a 1975 que Maria Laurinda sozinha, teve que tratar e educar o filho José Luís, trabalhava no Banco e á noite num Restaurante perto da Maria da Fonte no Kinaxixe.

Em 1975 na descolonização a Maria Laurinda veio na Ponte Aérea em Outubro, sem saber do José Constantino, que entretanto tinha sido transferido para uma prisão controlada por elementos do M.P.L.A no Bairro Palanca.

A Maria Laurinda e o filho, quando chegaram a Lisboa foram encaminhados pelo I.A.R.N. para o Parque de Campismo do Inatel na Costa da Caparica.

No ano de 1977 o José Constantino no mês de Abril é expulso de Angola e embarca para Lisboa e foi direto a Chaves, sua terra natal.

Maria Laurinda cansada de procurar no I.A.R.N. na Embaixada Portuguesa pelo José Constantino e de todos recebia a mesma resposta “ não sabemos nada das pessoas que ficaram em Angola”.

Desiludida e sem esperanças Maria Laurinda e José Luís que nunca conhecera o pai, conseguem ir para a Suissa a chamado de uma prima que já lá se encontrava á bastante tempo.

No ano de 1980 no Verão Maria Laurinda vem passar umas férias a chaves a casa de ainda alguns familiares e encontra o José Constantino que também não sabia dela, ele bem perguntava a todos mas ninguém sabia responder qual o paradeiro da Maria Laurinda.

Cidade de Chaves

Foi um encontro emocionante e assim o casal passados sete anos estavam de novo juntos e o José Luís já com 10 anos conheceu o pai.

Depois dessas férias a Maria Laurinda foi á Suissa e despediu-se, voltou para Chaves onde montou um negócio de hotelaria com as poucas economias que tinha e com um empréstimo bancário, José Constantino trabalha por conta própria numa serração de carpintaria e marcenaria.

Final feliz para este casal que conheci em Luanda ainda kandengue, eles eram amigos do meu falecido pai.

Nesse Verão de 1980, a quando da minha estadia em Mirandela, fui a Chaves e confraternizei com eles.

Nos dias de hoje José Constantino com 69 anos de idade, Maria Laurinda de 65 e o José Luís com 43 anos, nos vamos encontrando nos almoços de convívio que se vão realizando todos os anos, e ai nos vamos lembrando das recordações boas, e das saudades. 

ZÉ ANTUNES

2014

Sem comentários:

Enviar um comentário