TuneList - Make your site Live

07/03/2014

PRIMEIRO RELÓGIO


O meu primeiro relógio, tive-o quando passei para a quarta classe, em 1964 e foi-me oferecido pelo meu pai. Nunca me esquecerei daquela manhã de Julho em que nos dirigimos à ourivesaria de São Paulo em Luanda me colocou no pulso um relógio, com bracelete de couro, era um Cauny. Custou na altura 250$00. Para mim era uma fortuna imensa, nunca tinha recebido uma prenda tão generosa. Ainda guardo esse relógio religiosamente.


Relógio Cauny Prima


Muitos episódios de minha vida esse relógio marcou: os amores, as partidas, os encontros e desencontros. Marcou com seus ponteiros e seu passo suíço minha esperanças e conquistas, como também as perdas e os vazios. Foi muito mais que um relógio.



“RELÓGIOLANDIA” Uma história discreta ( net )

Os relógios Cauny carregam consigo uma história suíça como qualquer outra saída do país que é conhecido e reconhecido como a capital da relojoaria… ou talvez não.

Ainda hoje persistem dúvidas acerca da própria fundação da empresa Cauny – enquanto uns apontam para a data de 1889, outros afirmam que foi bem mais tarde, no ano de 1927, que se começaram a produzir os primeiros exemplares dos relógios Cauny. Certezas há duas: por um lado, a empresa tem, desde a primeira hora, o seu quartel-general na emblemática cidade de Le-Chaux-de-Fonds, berço da arte de relojoaria suíça e sede de inúmeras marcas famosas e internacionais. Por outro lado, a Cauny, mesmo que discreta, destaca-se pelo design de relógios únicos.

A filosofia que tem impulsionado o trabalho da empresa Cauny desde que entrou para o mundo relojoeiro é: criar timepieces excepcionais, quer em termos de beleza e apresentação, quer em termos de um rigoroso processo de execução e montagem, onde nenhum detalhe, por mais ínfimo que pareça, é deixado ao acaso. 

A segunda metade do século XX foi um boom para o mercado dos relógios, com a introdução da tecnologia quartzo. Para a marca Cauny foi mais um motivo para fazer mais e melhor e, como sempre, esteve à altura ao apresentar ao mundo a linha “Cauny Prima”, um verdadeiro ex-libris da marca e ainda hoje aclamada. 

Gozando de grande popularidade nas décadas de 50 e 60, quem possui um modelo Cauny dessa época, guarda-o religiosamente, até porque continua actual e fiável. 

Hoje, a Cauny faz parte de um restrito legado de especialistas na arte que é criar um relógio e todo o seu processo de produção é monitorizado segundo testes de controle, que exigem padrões da mais elevada qualidade. À qualidade, que é e sempre foi a sua grande bandeira, a Cauny junta elegância, precisão e prestígio. 

Com uma vasta gama de modelos para homem e mulher, que incluem relógios de bolso, cronógrafos, relógios em ouro, desportivos e de “fantasia”, o prestígio da Cauny revê-se ainda nos seus preços, que podem atingir os €4800! No entanto, a marca pretende chegar a todos, por isso, também pode ter um Cauny no pulso por apenas €60!

ZÉ ANTUNES

1964


Sem comentários:

Enviar um comentário