TuneList - Make your site Live

28/03/2014

GARINA

Alfredo vive no Bairro Popular nº2 em Luanda – Angola, começa a rondar a casa de uma garina minha amiga de infância a Maria, ele já a tinha visto várias vezes, a quando das viagens no maximbombo 22, nas viagens do Bairro para o Liceu Femenino Dona Filipa de Lencastre onde ela estudava.

Alfredo um pouco timido não consegue aproximar-se da Maria. Ela entretanto já tinha percebido das intenções dele e comentou com alguns amigos, e esperava que ele toma-se a iniciativa de se aproximar dele e ai entabular uma conversa.

Num certo dia numa festa de quintal apresentei-o à minha amiga Maria, logo na festa criou-se uma empatia entre os dois e eles não pararam de dançar e de conversar.

Durante os dias seguintes iam-se encontrando aos fins de tarde, durante esses dias deixavamos de ter a companhia do Alfredo e da Maria.

Passados uns tempos, ele pede-a em namoro, os dois pombinhos felizes da vida dão-nos a novidade, desejamos felicidades aos jovens namorados.

Muitos madiés do Bairro ficaram com ciúmes do namoro deles, pois a Maria ainda nos tempos de hoje continua linda como naquele tempo. A Maria é linda e os rapazes do Bairro e de toda a cidade de Luanda por onde ela passava, ficavam boamados a olhar tanta beleza.

Alfredo ficara-se pelos estudos secundários e aprendeu o oficio de eletricista de automóveis, Maria ainda estudava, acabando o 7º ano Liceal, começa logo a trabalhar numa instituição bancária.

O namoro dos dois vai bem, em 1975 a quando da “Descolonização das Provincias Ultramarinas” devido ao conflito armado que alastrou por toda Angola, o Alfredo e a Maria embarcam na “Ponte Aérea” para Portugal para a Cidade de Lisboa, ai ficando uns tempos, até irem definitivamente para a cidade do Porto.

Alfredo emprega-se numa oficina de automóveis e a Maria numa Instituição Bancária.

Casam-se e do casamento nascem dois filhos. Um menino e uma menina, com as dificuldades que todos conhecemos, com sacrificios e agruras da vida, conseguem levar uma vida sem sobressaltos, os dois empregados e os filhos a estudar para terem uma vida melhor e um bom futuro.

Um casal feliz estes meus amigos de infância, o Alfredo, a Maria e os seus filhotes.

“Ninguém casa pensando em se separar. Quando o casamento se rompe, temos que lidar com o luto, com a perda, com a dor, com o fracasso. É muito doloroso.

Maria descobriu que o Alfredo mantinha um caso com uma mulher mais nova do que ela. “Penso que ele só estava esperando que a Maria descobri-se e pedi-se a separação. Ficou evidente que ela tinha que tomar uma iniciativa”.

E separaram-se.

Ocorrendo a separação, ambos os ex-parceiros , independente de quem tenha tomado a iniciativa, passam por um período de sofrimento em decorrência da perda da relação, por pior que essa estivesse no período imediatamente anterior ao divórcio.

No ano de 2010 recebo a noticia da separação, Alfredo foi viver com outra pessoa, a Maria ficou sózinha com os seus filhotes. 

Foto ( net )
Para mim uma separação é uma separação. Eu acredito que só desgasta o relacionamento, e tudo que se quebra uma vez , não tem conserto, sempre vai ficar as marcas ali....

A Maria durante dois longos anos passou mal, entrou em depressão, situações emocionais e psicológicas.

Ela sempre se repetia durante esse tempo “Eu gostava dele” “ eu amava-o” “ eu não merecia esta traição”

Acho difícil na minha opinião alguém passar por uma traição por exemplo e depois ¨perdoar¨ e esquecer completamente e começar do zero...... perdoar até se pode perdoar, mas esquecer penso que não……..

Alfredo entretanto foi para Luanda – Angola onde se encontra a viver e a trabalhar num novo projeto.

Entretanto a Maria refez toda a situação e presentemente está numa relação com outra pessoa.

Eu na altura fiquei triste, pois ambos são meus amigos de muitos anos, não poderei interferir nas suas vidas, poderei sim dar a minha opinião sobre a separação deles, e na minha opinião uma separação é sempre má e angustiante e principalmente para quem gosta mesmo e ama o parceiro.

Só tenho que desejar que tenham muita saúde e como dizia o Raúl Solnado
“Façam favor de serem felizes”
 
ZÉ ANTUNES

 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário