TuneList - Make your site Live

12/03/2014

O PRIMEIRO-MINISTRO E O SEU AMIGO SR. RELVAS!


Há muita coisa legal, mas do ponto de vista ético merece a nossa reflexão. Vem isto a propósito do Sr. Primeiro-Ministro, ter convidado o Sr. Miguel Relvas para a “encabeçar” a lista dos nove distintos elementos, para o Conselho Nacional (uma espécie de Parlamento) do PSD. Sobre este assunto, a Jornalista Ângela Silva do Semanário “Expresso” de Domingo (23.Fev.14), diz o seguinte: “…Se para uns isto prova que Passos não deixa cair os amigos, para outros não havia necessidade de recuperar alguém que até há poucos meses se tornou num polarizador de ódios e que contribuiu para um enorme desgaste do Governo”. Diz ainda a Noticiarista daquele periódico, que “alguns dirigentes nacionais não esconderam incómodo pelo facto de só terem sabido à última hora que Relvas era a escolha de Passos.” 

-“Não quero ser eleito para dar emprego aos amigos. Quero libertar o Estado e a sociedade civil dos poderes partidários”, assegurou o Sr. Primeiro-Ministro Passos Coelho, no dia 2 de Junho de 2011, em mensagem transmitida através da rede social “Twitter”. O então candidato a Primeiro-Ministro já tinha apontado no mesmo sentido, uma semana antes, ao fazer a seguinte promessa: “Não vamos nomear os amigos. Nomearemos com transparência aqueles que por mérito e competência merecerem ser nomeados.”

De 2000 a 2007, Passos Coelho foi consultor e administrador da “Tecnoforma”, uma empresa dedicada à formação profissional que “dominou por completo, na região Centro, um programa de formação profissional destinado a funcionários das autarquias que era tutelado por Miguel Relvas, então secretário de Estado da Administração Local”. Na sequência da publicação, entre Outubro e Dezembro de 2012, de uma série de artigos de investigação e Acção Penal (DCIAP) abriu dois inquéritos sobre as suspeitas de favorecimento da empresa “Tecnoforma” por parte de Relvas enquanto secretário de Estado com a tutela do programa Foral. No âmbito de um dos inquéritos, Helena Roseta, actual Vereadora da Câmara Municipal de Lisboa, foi ouvida em Janeiro de 2013 como testemunha. Na noite de 21 de Junho 2012, em directo na SIC Notícias, Roseta denunciou uma situação ocorrida com Miguel Relvas em meados de 2003. Numa altura em que exercia a presidência da Ordem dos Arquitectos (OA), Roseta terá sido abordada por Relvas com o intuito de a informar sobre verbas do programa Foral que poderiam ser canalizadas para cursos de formação promovidos pela OA, destinados a arquitectos de autarquias. Mas havia uma condição, e a condição era simplesmente esta: a formação tinha que ser feita pela empresa do dr. Passos Coelho. Eu fiquei passada e disse: “Desculpe lá, senhor secretário do Estado, mas nessas condições não há acordo nenhum”. E não houve! 

Aqui está uma prova irrefutável do que é uma Amizade! A Amizade, é um encontro entre iguais. Ainda que as suas condições económicas e sociais sejam diferentes. Eles poderão ser amigos se se encontrarem apenas como dois soberanos independentes, de igual poder e dignidade semelhante. Todas as coisas dotadas de valor, e portanto também a amizade, devem ter no seu âmago a passagem do nada ao tudo. Faz-se um voto porque se sente o desejo. No amor é a desesperação que se torna êxtase de exaltação. Aqui é o fazer de menos que se torna satisfação. Parabéns Sr. Primeiro-Ministro, o Senhor é um verdadeiro Amigo!

Cruz dos Santos

2014

Sem comentários:

Enviar um comentário