TuneList - Make your site Live

02/07/2013

MUNDIAL DE HOQUEI EM PATINS














 

 




 
Publicidade em 1974
A realização de um Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins em terras africanas ganha agora forma, com a atribuição do Mundial 2013 à Federação Angolana de Patinagem. Será o 41º Mundial e decorrerá entre os dias 20 e 28 de Setembro.






Numa realidade completamente diferente, avizinha-se para Angola um futuro próspero, aparentando ser a par da França e da Alemanha o único país com capacidade para um sério investimento na modalidade e consequente expansão da mesma pelo globo. 39 anos depois do sonho do Mundial 1974.

Campeonato do Mundo de seniores masculinos no ano de 1974 em Luanda, que esteve inclusive na origem da construção da Cidadela Desportiva, na Cidadela ainda hoje a catedral angolana do Hóquei em Patins, onde o evento devia ser realizado, que só não foi devido às convulsões que deram origem à Independência do País, fez com que o hóquei em patins passasse a existir na altura em todos os bairros urbanos e suburbanos de Luanda.
Seria o primeiro mundial realizado em solo africano, contudo, a história política tudo alterou.

O Mundial de 1974 nesse ano mudou de sede, para Lisboa devido à situação delicada que se vivia em Angola com a revolução e todo o legado português no que diz respeito ao hóquei angolano foi praticamente aniquilado.

No ano de 2006, a cidade de Luanda foi palco na segunda quinzena de Setembro, do primeiro campeonato do mundo de clubes em hóquei em patins em seniores masculinos. Portugal esteve representado pelas equipas do Benfica e FC Porto, Espanha pelo Barcelona e Réus, Itália pelo Follonica e Bassano, Alemanha, Argentina, Brasil, e França, pelos seus respetivos campeões.
Petro de Luanda, campeão nacional, e uma formação por indicação da Federação representaram as cores do país.

Este Mundial de 2013 será o primeiro evento de grande vulto em Angola, em hóquei em patins, depois da tentativa de organizar o campeonato do mundo em 1974. Terá como palcos as cidades de Luanda e do Namibe

Na apresentação do 41º Mundial de Hóquei em Patins em Angola, foram dadas explicações sobre o ponto de situação da construção dos dois pavilhões, para o mundial em Luanda, com capacidade de doze mil espetadores, e do Namibe, para três mil espetadores.

Patrícia Lara da Costa, é par de Maria António as únicas “profissionais do apito” árbitras internacionais de Hóquei em Patins, habilitando-se a serem indicadas como uma das duplas de três árbitros que Angola pode eleger por organizar o 41º Campeonato Mundial de Hóquei de 20 a 28 de Setembro próximo.

O 41º Mundial de Hóquei em Patins contará com a anfitriã Angola, Portugal, África do Sul e Chile (Grupo C), Moçambique Itália, Estados Unidos e Colômbia (Grupo D), Espanha, Brasil, Áustria e Suíça (Grupo A), Argentina, França, Alemanha e Inglaterra (Grupo B).









ZÉ ANTUNES

2013

Sem comentários:

Enviar um comentário