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14/09/2012

CONCORDE


Eu tive o privilégio de ver o Concorde quando fez o primeiro voo Internacional da volta ao Mundo pois aterrou em Luanda a 01 de fevereiro de 1973, onde vivia.

Eu e alguns avilos do Bairro Popular, onde estava o Jaques, o Miguel, o Chico, o Victor, o Fernando Simões o Pitta Grós e mais alguns, fomos ao fim da Pista, onde sabíamos que o, arame farpado estava cortado, e aproximamo-nos do avião, mas nessa altura o avião estava já rodeado de Policia Aérea e de Policia Militar. Outros foram ao aeroporto mas ficaram na varanda que dava para a pista no 1º andar, sei que muitos de nós fugamos à escola para ir para o aeroporto. Outros não foram trabalhar nesse dia.

Um incidente grave nessa época foi no momento de os pilotos se prepararem para por o Concorde a trabalhar um deles abriu a janela e içou a bandeira do MPLA coisa que gerou polémica e o avião ficou retido quase uma semana no aeroporto de Luanda, pois muita gente não sabe deste episódio que foi resolvido entre governos da época visto os Franceses serem nessa época fornecedores de armas e mercenários ao MPLA.

Alguém (
Sr. Biffen ) solicitou ao Secretário de Estado para Assuntos Estrangeiros e da Commonwealth que as representações fossem recebidas, e ao levantar voo com cores da Bandeira do MPLA pelo avião Concorde, que horas antes tida aterrado no aeroporto de Luanda.

Alguém (Sr.
Balniel ) Eu não recebi nenhumas representações. Mas eu entendo que a British Aircraft Corporation, pediu desculpas ao Governo Português pela utilização inadvertida e infeliz de uma bandeira que obteve de boa-fé de um fornecedor comercial. Embaixador de Sua Majestade em Lisboa e Consul de Sua Majestade em Luanda, também transmitiu, Sua Majestade ao Governo Português e lamentar o incidente.


       Concorde a levantar vôo ( foto net )

Recorte do Jornal "O Século" com um in noticia Fevereiro de 1973

ZÉ ANTUNES

1973

4 comentários:

  1. Muito interessante este assunto que desconhecia por completo.

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    1. Alguns de nós fomos cangados, sem sabermos também o que se estava a passar

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  2. Eu era à data director da Fabimor (Fábrica de Bicicletas e Motorizadas) da Sécil na estrada do Cacuaco junto à Dyrup, e recordo perfeitamente o episódio que já tinha referido "en passant" numa intervençõ antiga na página dos especialista do AB4. O meu nome é Mário Arteiro, mais conhecido por Jacaré ...que voa baixinho!

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  3. Amigo
    Belos tempos da nossa juventude, pelo que me diz e pelo que me apercebo, deve ser mais velho que os da minha geração tenho 58 anos.
    Mas seja bem vindo ao meu blog e disponha sempre, as minhas ( nossas ) vivêrncias são a de quase todos que deixaram aquela terra que amavam Angola - Luanda
    Um grande Kandanu

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