TuneList - Make your site Live

12/09/2012

O VELHO DO SACO

O velho Trabuca, já só espera que as almas caridosas do Bairro lhe dessem alguma coisa para comer, deambula pelo bairro com um cajado na mão pois o peso do corpo é muito e ele nasceu com uma deficiência, a perna direita era mais curta, e com um saco de sarapilheira ás costas. Passou a chamar-se Trabuca, pois ele disse uma frase “Quem não trabuca, não manduca” e ficou com o nome de Trabuca, aliás ninguém nunca soube o nome verdadeiro dele, dizia-se que era muito prestativo que fazia os recados todos quando jovem, mas agora com os seus 80 anos só esperava caridade. Era empregado jardineiro do Proventório Infantil de Luanda no Bairro Popular nº. 2 e vivia no barracão onde se guardava tudo o que fosse da jardinagem, aquele espaço era uma horta e bananal que depressa virou um campo de futebol para os kandengues fazerem os seus trumunos.

Dai as mães dos meninos mal comportados e que não comiam a sopa quando ele passava, começaram a dizer que ele era o homem do saco.

Segundo a lenda, as crianças do saco que o
velho carrega, eram crianças que estavam sem nenhum adulto por perto, em frente às suas casas ou brincando na rua. O velho pegaria a criança caso ela saísse sem ninguém de dentro de casa.

Derivada dos mendigos que permeiam todas as cidades, essa lenda urbana é usada pelas mães para assustar os meninos malcriados que saem para brincar sozinhos na rua. De acordo com ela, um velho malvestido, e com um enorme saco de pano nas costas, anda pela cidade levando embora as crianças que fazem “asneiras, mal comportadas e , desobedientes”. Em algumas versões, o velho é retratado realmente como um mendigo, outras ainda o apresentam como um cigano; creio que isso dependa da região do país onde ela é contada. Há ainda versões mais detalhadas (entendam como cruéis) em que o velho (mendigo ou cigano) leva a criança para sua casa e lá faz sabonetes e botões com elas.

No início do surgimento da lenda do Velho do Saco, os pais amarravam uma fita vermelha na perna da cama da criança indesejada e o velho do saco passava a noite de casa em casa, se houvesse uma fita vermelha na perna da
cama o velho do saco poderia levar embora a criança em questão. Essa história era a versão original da lenda do velho do saco, os pais a usavam para assustar as crianças ou para forçarem as crianças a serem obedientes.


O Velho do saco

Sem comentários:

Enviar um comentário