TuneList - Make your site Live

25/09/2012

OS MEUS COLEGAS DE ESCOLA

ESCOLA INDUSTRIAL DE LUANDA

1º e 2º anos de Curso formação Serralheiro

- Ernesto Telles, ainda me lembro dele era um rapaz de meia estatura, mulato claro, calmo tanto no andar com as pernas arqueadas tipo Garrincha, como na fala. Determinadas ocasiões faltava às aulas, e ai mestre Paixão dizia-lhe que no fim do ano o “ chumbava” . Era bom de Bola.


-Francisco Simas, primo do Ernesto era o oposto muito responsável, um pouco estudioso e disciplinado. Mais tarde após o término do Curso de Aperfeiçoamento de Serralheiro ingressou nos quadros dos Caminhos de Ferro de Luanda como mecânico.


-Manuel Oliveira, outro colega que optou em isolar-se de contactos apesar dos meus esforços, para saber so seu paradeiro, que respeito, era um rapaz que sempre demonstrou espírito de liderança foi nosso sub-chefe de turma, era bom de bola nosso avançado na equipa de Futebol, mais tarde, com o apoio do então Eng. Vagueiro foi convidado para ir trabalhar para o seu gabinete de desenho.


-Diniz Marques ( o minha senhora ) era do tipo trapalhão meio desengonçado mais velho que nós e promovido a chefe de turma do 2º ano. Após o término do Curso de Serralheiro Mecânico ingressou nos Quadros de Funcionalismo Público da Câmara Municipal de Luanda como fiscal de obras. Trabalha em Lisboa numa Repartição de Finanças


-Costa Ferreira - tive o imenso prazer de contactar com este grande amigo graças ao nosso Grupo. Ele ainda era estudante na Escola Industrial de Luanda quando resolveu mudar-se para Portugal. Perdi contacto com ele e passados uns anos talvez em 2007 consegui saber que se encontra em Felgueiras.


-Salvador , rapaz de baixa estatura que morava no Bairro da Cuca , soube que também veio para Portugal, para Braga como retornado, de vez em quando encontrava-se com o Fernando na Baixa de Lisboa e há pouco tempo soube pela irmã que já faleceu. Foi sempre camarada participando de todas as brincadeiras.


-José António , encontrei-o em 1976 na Rua de São Ciro trabalhava no I.A.R.N. depois perdi o contacto. Ele era bom no que se propunha fazer no CENTRO COMERCIAL DE MAFRA , alugou o cinema e antes de ir para o Brasil facturou boas maquias de dinheiro.


-Aniceto Monteiro , era o mais traquinas e só queria galhofa, cedo o pai lhe deu uma moto 250 cc que fez o último motocrosse internacional de Luanda nas Barrocas do Miramar, mas teve que vir para Portugal cedo devido aos conflitos nas mercearias de muceque, seu pai foi expulso do Bairro Indigena, está em Chaves é mecânico de motos


-José Antunes , considerava-me um aluno médio. Topava qualquer tipo de brincadeira ou actividade, Tímido, sou do tipo que enrubescia quando alguma menina me dirigia a palavra. Por esse motivo pouco namorador levando a sério os meus relacionamentos amorosos por sinal muito poucos. Normalmente a duração deles era de uns dois meses, pois qualquer deslize da menina era motivo de rompimento. Pouco alto e franzino, cabelo liso meio loiro ( dai a alcunha do Russo ).


-António Gilberto (Togy), nosso guarda-redes no futebol era por intermédio dele que ás 3ª feiras liamos o Jornal a “BOLA” para sabermos e comentarmos as crónicas sobre os jogos realizados no domingo anterior, principalmente para sabermos noticias do glorioso benfica, ele antes de chegar a Escola Indústrial passava na casa Travassos e comprava o jornal. Depois da Dipanda só nos viemos a encontrar em 2009 num jantar de malta amiga, Costumo estar com ele a quando dos jogos do Benfica.


-Tino da Cola, Não o vejo desde junho de 1975, quando faziam a feira de Fardos ( roupa usada ) em frente a defesa civil, tenho estado com o irmão e sei que mora para os lados de Viseu, gostaria de o visitar e lembrar as nossas brincadeiras quando viajavamos no munhungo ( maximbas 23 ) que saia do largo em frente à loja Dias.


-Tavares,  nunca mais o vi, ou soube algo dele, gostaria de um dia o encontrar.


-Calé, nunca mais o vi, soube que veio para Olhão, gostaria de um dia o encontrar e lembrar as nossas historias, principalmente quando estavamos numa aula de Oficinas e ele atirou-se para cima de mim e eu baixe-me. e ele caiu , deslocando o braço esquerdo.

- Augusto ( Alá ) nosso chefe de turma do 1º ano


-Sancho, Umas das actividades desportistas que praticávamos era futebol. Mas o Sancho era mais para a Vela, e mais tarde no ano de 1974 foi presidente do Clube Naval de Luanda, e ainda se manteve nesse posto até a visita do papa foi ele que se comprometeu a pintar as igrejas de luanda a quando da visita do PAPA. Fez um contrato com a camara municipal de Luanda.


-Pinguiço, Era muito calmo, queria era paródia, iamos a pé do Bairro Popular para a Escola Industrial para poupar o dinheiro do machimbombo para irmos para a esplanada São João atrás do Liceu Feminino para estarmos com as meninas e beber a nossa Coca - Cola. Faleceu em 1976 acidente de mota na via norte a caminho do emprego, era o seu primeiro dia de trabalho no Porto.

-Amilcar Fonseca, rapaz atlético vivia para o Andebol era o único da nossa turma que jogava Futebol , Andebol e Basquetebol e nas três modalidades se saia bem, vive em Lisboa costumamos nos encontrar e por a conversa em dia.



-Alberto Rodrigues, também muito calmo, morava no Cazenga, nosso defesa direito com ele a defender não passava nada, ( Barrabás ) trabalha na Segurança Social tive o prazer de lhe fazer o projecto para a moradia dele, encontramo-nos ás vezes e pomos a conversa em dia.


-Camilo, Morava na Terra Nova, nunca mais o vi, mas por meio das redes Sociais vamos nos falando, gostaria de um dia o encontrar e lembrar as nossas historias, da Escola Indústrial, do Suta do Leirós, nossos mestres das aulas de Oficinas, das idas à Piscina de Alvalade quando fugavamos às aulas de Oficinas, e ele no dia a seguir dizia : Vocês vão para a praia de Alvalade, mas eu no fim do ano f....... ( lixo-vos).

1970

Sem comentários:

Enviar um comentário