TuneList - Make your site Live

25/09/2012

DEIXEM-ME VER LUANDA!


A vida é demasiado breve, demasiado preciosa e demasiado difícil para nos resignarmos a vivê-la...não importa como. E, também, demasiado interessante, para não nos darmos ao trabalho de refletir sobre ela.

De facto, só ganhando distância é possível ganhar tempo para pensar, interiorizar e ensaiar uma atitude mais luminosa e, porventura, mais sábia para viver a vida. E quem diz sábia, diz consciente, lúcida e livre.

Todos temos um "idioma pessoal", uma originalidade que nos cabe descobrir, uma maneira muito própria de reagir aos desafios da vida. E é a consciência desta originalidade, desta singularidade que nos distingue, que nos ajuda a ser mais honestos connosco e com os outros. Quanto mais conscientes estivermos de nós mesmos mais próximos estaremos do essencial.

A vida inteira é uma viagem e, assim sendo, torna-se essencial conhecer a bagagem que carregamos.

Sabem uma coisa?

Sinto fome de palavras livres. Estou farto, saturado mesmo desta gente. Desta Terra, sem aquelas cores do meu Palanca, Sarmento, Sambizanga. Da fragrância do capim e do "kinjongo"; do canto da cigarra e da fruta-pinha, do sape-sape da manga da ,maçã da India e da goiava. Estou farto desta gente que não sabe sorrir, que só o fazem quando fingem que acharam piada. Estou farto de toda esta hipocrisia. Tenho ânsia de viajar com as palavras por dentro dos imensos infinitos da linguagem. Tenho ânsia de correr pelos "becos do Santo Rosa" aiuê Santo Rosa ( falecido pai do Banga Ninito); ânsia de ser um "super-homem", um pardal, um "falcão", um pássaro ("kilombe-Lombe"), para sobrevoar o meu Bairro (onde vivi a minha juventude) "Bairro Popular nº2” ( Câncio Martins ), hoje Neves Bendinha”, e também a Vila Alice, Maianga, Vila Clotilde, a Praia do Bispo, o São Paulo e outras localidades daquele País colorido.

Sinto fome de Liberdade, fome do fascínio daquela minha Ilha, daquele mar esverdeado, que embelezam as praias do Mussulo! Sinto fome de soltar este surdo grito que está dentro de mim...GRITAR, GRITAR ALTO:

Deixem-me ver LUANDA!

Banga Ninito

Sem comentários:

Enviar um comentário