TuneList - Make your site Live

29/09/2012

A-DOS CUNHADOS



A dos Cunhados é uma freguesia portuguesa do concelho de Torres Vedras, A fundação de A-dos-Cunhados data de 15 de Dezembro de 1581 por decisão de D. Jorge de Almeida, arcebispo de Lisboa (com o aval do Bispo de Targa) depois de, em 1572 ter autorizado a celebração de missas na capela (mais tarde igreja) que tinha sido começada dois anos antes “por decisão dos moradores dos cunhados e sobreiro curvo”. e a elevação a vila aconteceu a 21 de Junho de 1995.

Ocupando uma vasta área de cerca de 45 Km2, situa-se entre o verde da paisagem rural, salpicado por inúmeras quintas e casais, e os tons azuis e esverdeados do mar. O seu território está encravado entre o oceano Atlântico e inúmeras freguesias: Silveira e S. Pedro e Santiago a Sul, Ramalhal e Campelos a Este, e Maceira a Norte. A sede da freguesia dista doze quilómetros da cidade de Torres Vedras e dez da praia de Santa Cruz.

A freguesia de A-dos-Cunhados apresenta um número significativo de quintas e de casais dispersos por toda a freguesia, acentuando a sua forte componente rural, e ainda as seguintes localidades:






Nesta freguesia existiram apenas doze moradores. Eram duas famílias e três “sem eira nem beira”. As duas famílias tinham entre si laços familiares, visto que os dois irmãos eram os chefes de família.
O nome desta freguesia era para ser A-dos-Irmãos, mas como este nome já existia, a freguesia acabou por ficar designá-la por “A-dos- Cunhados”




Se em 1527 se contavam apenas “vinte e sete vizinhos” na freguesia (que na época era formada por “Aldeia dos Cunhados, ditas do Sobreiro Curvo, Paradas e Póvoa, dita da Maceira e dita da Pai Correia com casais”), em 2001 ja habitam mais de 6936 pessoas (e a freguesia era agora formada por A-dos-Cunhados, Boavista, Bombardeira, Brejenjas, Casais do Rego, Casais da Serpegeira, Casais Vale da Borra, Casal da Barreirinha, Casal da Carrasquinha, Casal da Popa, Casal da Portela, Casal de Serpa, Casal da Varzinha, Casal das Paradas, Casal de Além, Casal do Seixo, Casal dos Feros, Casal Figueira Velha, Casal Ventoso, Louribetão, Palhagueiras, Pinheiro Manso, Póvoa de Além, Póvoa de Penafirme, Praia da Vigia, Quinta da Piedade, Santa Cruz – Pisão, Sobreiro Curvo, Vale Janelas, Valongo).


A ocupação desta zona, que segundo sabemos aconteceu desde o chamado paleolítico Antigo, está infimamente ligada à fertilidade dos solos, Principalmente os que envolvem as margens do rio Alcabrichel. Este lugar tornou-se vila em 21 de Junho de 1995.
A 1997 a Maceira é elevada a Freguesia, deixando, portanto, de pertencer à freguesia de A-dos-Cunhados.



Mapa do Concelho de Torres Vedras

Sem comentários:

Enviar um comentário