TuneList - Make your site Live

06/01/2013

LUANDA ANOS 70



Hoje é o dia do

Recordar o teu acordar, indolente, os maximbombos cheios de gente, o andar descontraído dos teus citadinos, pois eras a capital sem pressas.

As tuas lindas manhãs soalheiras, luminosas, as serenas tardes de Verão o teu deslumbrante nascer do dia e refletir o sol na Baia.




















Uma Praia

Recordo os teus crespúsculos de tons ralados, avermelhados / alaranjados como se de um arco – íris de mil cores se tratasse, a imergirem nas limpidae tépicas águas do Atlântico na exuberância do anoitecer.

As longas noites de cavaqueira em conversas acaloradas e amenas, com os pés em chinelos de dedo metido, descansando de um árduo dia de trabalho.
























  
Por do Sol na Marginal


Recordo as passeatas á noite aluaradas pela tua marginal bela e reluzente, sobre o prateado de uma calma lua na baia a brilhar.

As danças dos pirilampos, as tuas palmeiras ondulando como se a dança do ventre dançassem ao som do vento no seu suave cântico


     Eixo Viário ao anoitecer





























Miradouro da Cidade Alta

O Futungo de Belas para embarque no Kapossoca ou no Kileva ou ainda no Kitoco que sulcando as águas rumavam à ilha do Mussulo, de rara beleza paisagística e de natureza selvagem sem igual .


















Embardadouro do Mussulo anos 70


Recordo o molhar os pés nas tuas praias de areal sem fim, Restinga, Barracuda, Tamar, Floresta d
e dia percorridos por mim e à noite nelas estendido a amar.

Alguns dos teus musseques que conheci quase como as palmas de minhas mãos e as cubatas onde alguns meninos imberbes tiveram a sua iniciação sexual.


















Ilha, Restinga e Clube Nun`Álvares - anos 71


 

Recordo os teus suculentos frutos; o abacaxi, a goiaba, o maracujá, a pitanga, o tambarindo, o sape-sape, a mucua, o abacate, a fruta pinha, o mamão, a manga, o côcô e a sua água leitosa, o maboque, as diversas espécies de banana, o caju e tantos outros frutos deleciosos.

A cana de Açucar, o gindungo, a paracuca, a batata doce o doce de coco, a muamba de galinha com óleo de dendém ou de peixe com funge de farinha mandioca ( fuba ) ou funge de pirão ( farinha de milho )


















Mercado de São Paulo - Luanda


Recordo os trilhos caminhos poeirentos das barrocas de terra avermelhada contratando com alguns percursos de branca areia fina, que me levavam a outros bairros e a outras vivências.

O antigo mercado indígena de São Paulo com as quitandeiras no chão de terra batida sentadas, estendendo os coloridos panos do Congo, os colares de missangas de mil cores, os aromas dos frutos, os odores de peixe seco.































Mercado de São Paulo - Luanda
 

Recordo os silêncios ruidosos das tuas ruas, das tuas largas avenidas, das luzes do teu porto que por vezes eram um pálido clarão brilhando através da cortina de névoa lançadas pelo cair do cacimbo.

Aquela Luanda de que me apaixonei e que tentei perceber no meu jeito, onde cresci, vivi, chorei, sorri e sonhei em algumas esteiras que foram meu leito.






















Bulicio da Baixa da Cidade - anos 70


Recordo as minhas idades de mocidade que em ti passei, e sinto a falta dos teus cheiros, das noites de brisas quentes, dos meus bons companheiros e das lindas mulatas ardentes. Luanda capital sem fronteiras nem entre a vida e a morte, e a sombra das tuas belas palmeiras.Saber que estava num pais Tropical.



















Bairro da Maianga - anos 70


Recordo as alvoradas dos teus novos dias surgidos, rompendo trevas de antigas noites e povos de um vasto naipe de etnias estarem na sua terra sem açoites. Recordações que jamais abandonarei e nos meus silêncios derramo lágrimas de saudade pura, por ti Luanda que no meu coração perdura.

Terra amada, do meu crescer e da minha inocência perdida, andarei sempre contigo em pensamento no restante tempo da minha vida.
Terra do meu encanto, será que ainda te voltarei a ver e nas tuas ruas poder verter as minhas lágrimas, meu pranto,

Meu desejo está já feito, minha sepultura será o mar assim regressarei ao teu peito para em teus braços me aconchegar.

A ti Luanda, com o sentimento profundo de que eras a minha cidade, de que fazias parte do meu país da minha vida.


Piscina Olimpica de Alvalade - 1970

Texto da Cidália e fotos da net


ZÉ ANTUNES

1970

2 comentários:

  1. Peço perdão pela ousadia, mas gostava que me autorizasse a publicar algumas destas fotos no facebook, na página "Memórias da Maianga" ou mesmo no meu blog.
    freitfernando@gmail.com
    www.conversandocomcao.blogspot.com
    Seja qual for a resposta, desde já obrigado por estes bons momentos.
    Fernando M. Freitas

    ResponderEliminar
  2. Amigos esteja sempre á vontade as fotos deste tema são todas da internet, ou de amigos que me mandam via mail, por isso esteja sempre ao dispor, desde que seja para recordar os bons momentos de Luanda,
    Um grande Kandandu

    ResponderEliminar