TuneList - Make your site Live

24/01/2013

OS “FAMOSOS” DESCONHECIDOS!



Hoje, não vos vou falar daqueles habituais “famosos”, que todos conhecemos. Ou seja, daqueles que se fazem transportar em luxuosas limusinas ou em viaturas “top gama”. Muito menos das “celebridades” ornamentadas de presunção do mundo financeiro, do cinema e da política. Nem dos “craques” da bola, cheios de jactância, nem das “vedetas” das telenovelas ou dos “reality shows” pindéricos, como o “big brothers” e a “casa dos segredos”. Nada disso! Hoje, vou vos falar dos verdadeiros “Famosos”, que a maioria de nós desconhece! Aqueles, que na clandestinidade, tudo fazem para auxiliar e ajudar o seu semelhante. Aqueles que, voluntariamente, oferecem seus braços, seus gestos, em árduas tarefas, envoltos na mais bonita e extraordinária acção de “entreajuda”, que têm vindo a desenvolver através de iniciativas fabulosas e merecedoras de admiração, campanhas de recolha de vários materiais, de 1ª necessidade, incluindo a “recolha de sangue e novas inscrições no “banco da medula óssea”. Daqueles que andam no terreno, à chuva e ao frio (ao sol, à neve), que deixam as suas habitações, o “quentinho” dos seus aposentos e afagos, e vêm para a rua, conhecer as angústias, ouvir as histórias trágicas acompanhadas de drama.

Vou vos falar daqueles Funcionários (Homens e Mulheres), humildes, dotados de enorme sensibilidade, Amigos de seus Amigos, “Famosos” (com “F” grande) da “Fundação Bissaya Barreto”, da “Caritas Diocesana de Coimbra”, “Protecção Civil” e dos nossos distintos Bombeiros. Das célebres e populares: “Santa Casa da Misericórdia” e “Casa dos Pobres de Coimbra”. Daquele pessoal da “Liga Nacional Contra a Fome”; do “Centro de Solidariedade Social “O Pátio”; do Instituto “Justiça e Paz”, da “Associação de Pais e Amigos da Crianças com cancro; a “Casa do Pai”; “A Sorriso”; o “Ateneu de Coimbra”, da “Associação de Paralisia Cerebral”; da “ANAjovem”, da “Associação Portuguesa de Pais Amigos do Cidadão Deficiente Mental”, e também, daqueles Funcionários da “EDP” e daqueles Homens da “Recolha do Lixo”; dos nossos Estudantes Universitários (que saudades!), que através da Comissão da Queima das Fitas”, distribuem (anualmente) por algumas Instituições de Solidariedade, parte das verbas obtidas, bem como roupas e outros artigos. Vou vos falar também, destes extraordinários Jornalistas e Repórteres, que não têm mãos a medir, ora a máquina carregam, apontam e disparam, ora no chão se agacham, pulam e gesticulam com afanosa presteza. Desses verdadeiros heróis inesperados, em gestos que ultrapassam o habitual, enfrentando, diariamente, as colossais tempestades, os aflitivos incêndios, acidentes, as revoltadas greves e conflitos armados, para nos trazerem a todos nós, informações imediatas, imagens sobre cenas de horror, tragédias tão vivas e de tão grande e expressiva dor. Sim! Desses “Famosos” e destemidos Jornalistas, que têm coragem de escrever e denunciar essa corja de malfeitores, criminosos e corruptos. Sim! São todos esses, os verdadeiros e puros FAMOSOS, que o nosso mundo e a nossa gente desconhecem.

“Ó Sociedade débil, que amas a imagem, mas não o pensar. Que valorizas a embalagem, mas não a mensagem. O que te atraia, que não te trai? O mel que te farta é o veneno que te mata”.

BEM HAJAM todos!

2013

Sem comentários:

Enviar um comentário