TuneList - Make your site Live

08/01/2013

PRINCESA DO UIGE



 
     
   Brazão da Cidade                                                                   

Marinha Ribeiro, no ano de 1958, nasce em Sanza Pombo, (Kongo Diantotila) vila do Distrito do Uige. Tinha a Missão Católica e o Hospital civil ao fundo da Avenida do Clube. Seu pai foi para Angola e estava a tomar conta de uma Fazenda de café em Macocola, Seus irmãos Manuel e Francisco também vivem nesta fazenda.

Sanza Pombo (foto net)

No ano de 1961, as condições de sobrevivência começaram a degradarem-se devido aos ataques dos movimentos de Libertação principalmente F.N.L.A. e porque os bens de essenciais não chegavam via terreste, eram trazidos de avionetas, que lançavam os caixotes de para-quedas, mas ao chegarem ao solo, os caixotes danificavam-se e os mantimentos que vinham no seu interior espalhavam-se pelo solo empoeirado, em Santa Cruz a aldeia mais próxima que distava 25 km de Mococola, foram retirados os postes de iluminação e fez-se uma pequena Pista para o Sr. Rosado, que foi o primeiro piloto, a poisar naquele curto espaço com uma avioneta monomotor “DORNIE”.  No Livro de Reis Ventura pode-se ler mais sobre Mococola.

Sangue no Capim


Posteriormente fez-se a Pista de Aviação atrás das casas da Aldeia, nesse entretanto a Família Ribeiro decidiu regressar a Luanda.

Ela a Marinha Ribeiro ter nascido em Angola é marcante, sobretudo por ser um Pais muito grande, com uma grande liberdade de ideias, de modo de vida, porque cria uma abertura de espirito que se transporta ao longo dos anos. É uma noção de limite infinito. As barreiras e dificuldades não se colocam ás pessoas que nasceram e viveram em Angola. Tudo é possível. As distâncias eram enormes, mas havia tempo para se ir de Norte a Sul e de Esta a Oeste.

Ela ficou com muitas memórias principalmente olfativas e gostativas. O cheiro da terra molhada depois de grandes chuvadas, o sabor dos frutos tropicais, o cheiro da areia branquíssima das praias de Luanda.

Após o 25 de Abril de 1974, com a instabilidade que reinava em Luanda, resolve vir de férias a Portugal, em 30 de Maio de 1975, com a ideia de regressar, mas nunca mais voltou. Como é sabido a situação em Angola piorou, tudo foi nacionalizado, ainda houve durante uns tempos a esperança do regresso, Foi viver para a cidade de Guimarães. Achava Portugal estranho e pequenino, escuro antiquado, estradas pequenas e muito conservador. O Povo português era muito fechado e a menina que iria fazer 17 anos em Dezembro de 1975, via pela primeira vez Televisão a preto e branco mas só até á meia noite.

Não havia Coca-Cola, não havia Mission de Laranja, não havia nada.

Fica a viver em Guimarães com seus pais e irmãos e começa a trabalhar numa empresa de Confeções a “ DARFIL “ como Técnica de Controlo e Produção. A empresa dedicava-se à confeção de fatinhos de bébé e os principais clientes eram os países árabes.

Casa-se em Dezembro de 1978 e vem viver para Lisboa, regressa a Guimarães em 1980, onde nasce o filho o BRUNO MIGUEL, regressando definitivamente a Lisboa em 1983 onde se encontra até hoje, vivendo no Cacém.


ZÉ ANTUNES
2013

Sem comentários:

Enviar um comentário