TuneList - Make your site Live

24/05/2013

A MARMITA ( TERMO )



Hoje estava mudando os canais na televisão, fazendo zapping para encontrar um programa de desenhos animados para minha netinha assistir, ela gosta muito do Panda e do Disney, quando repentinamente deparei com um programa de culinária, destinado às donas de casa, que estavam a ensinar a preparar marmitas, também chamados de ( termos ) e lancheiras, fiquei por alguns instantes no programa e deu-me uma vontade imensa de escrever umas simples lembranças sobre a bela época da minha juventude, quando eu ia ao Bar do Matias buscar o comer na marmita, passo a descrever a história:

As primeiras marmitas, também chamados de ( termos ) que eu ia buscar ao Bar São João, o Bar do Matias, no Largo do Bairro Popular, em Luanda, foi quando minha mãe e meu pai foram para a África do Sul, meu pai foi trabalhar com o meu tio Manuel numa empreitada de abastecimento de água potável e minha mãe para ser operada, uma pequena cirurgia.

Eu na época tinha 17 anos de idade. As marmitas ( termos ) eram de alumínio, com tês andares ( sopa, carne ou peixe e o conduto ).

Perto do meio dia, lá ia eu ou um dos meus irmãos buscar o comer, que vinha quentinho e então era só pôr no prato e começar a comer, confesso que no primeiro dia fiquei um pouco constrangido, mas com o passar dos tempos e sempre que não havia alternativas ao almoço, ou jantar, lá ia buscar o comer com a marmita. Mais tarde foi formada uma empresa “ A Paparoca “ que levava a marmita a casa dos clientes. Eu ainda hoje às vezes levo a lancheira, e sei todos os nuances de como preparar, carregar, aquecer e comer os alimentos acondicionados nos " Tupperwares ".

Vezes sem conta ficava muito envergonhado de vir com a marmita ( termo ) a descer, desde o largo, toda a Rua de Serpa até casa. Passados alguns dias deixamos de ir buscar a marmita ( termo ) e com o dinheiro que nossos pais deixavam para pagar a marmita começamos a comprar os alimentos e valha-me a minha irmã com 12 anos cozinhava para nós e era muito mais saboroso, comíamos cada pitéu que ela fazia que era de chorar por mais. Com aquela idade ela era já uma excelente cozinheira.

Até á bem pouco tempo, eram raras as pessoas, que levavam as tradicionais marmitas de alumínio para os seus empregos, pois começaram a utilizar os "Tupperwares" e depois que inventaram o tal Ticket Restaurante, a nossa tão querida marmita ( termo ) caiu no esquecimento de todos, mas presentemente nos tempos atuais só se vê pessoas levando as tradicionais lancheiras, marmitas ou os também célebres " Tupperware " com os seus almoços.


Termo de 3 andares

E ainda falam que levar marmita ( termo ) para o trabalho ou para a escola é coisa de pobre, pobre nada, a criseassim obriga, mas o mais importante é mantermos as nossas barriguinhas cheias e que se dane, todos os que criticam aqueles que levam a lancheira, quem nunca levou uma marmita ( termo ) para o trabalho ou para a escola, pois não terá uma história engraçada como esta para contar!

Bela recordação!


ZÉ ANTUNES
1972

Sem comentários:

Enviar um comentário