No dia seguinte ao meu aniversário convidei alguns amigos para no famoso Snack bar Pic-Nic, festejar-mos, para beber-mos umas cervejolas e comer uns quitutes.
Meu amigo Américo foi logo me informando:
Hotel Metrópole em baixo o pic-nic
Zé Antunes o Pic-Nic está fechado, está em obras. O Café Nicolas comprou-o e vai abrir como Café Italiano venda de (Pastas e Massas ).
Segundo o "Diário de Lisboa" de 03 de Novembro de 1969, o primeiro snack-bar do País surgiu em 1954 no Rossio, em Lisboa, o Pic-Nic.
Uma outra geração, a nova, justifica a existência e a inauguração constante de snack-bares. O snack-bar está dentro do futuro, escrevia o jornal em 1969.
E é a partir de 1975 que o Snack Bar Pic-Nic tem as maiores clientelas da época, em virtude da vinda dos retornados de Angola que se concentravam ali para saber de novidades de familiares ou dos amigos que ainda não tinham chegado, as pessoas acotovelavam-se gentilmente e ali ficavam tardes inteiras a contar as sua aventuras vividas em Angola.
O Pic-Nic fica ao lado do célebre Café Nicola, situado em lugar previlegiado. Ao lado, do Nicolas na entrada para a pensão Santo Tirso o nosso amigo Santos o ( Arrumadinho ) que trabalhou em Luanda na Papelaria Argente Santos, montou uma banca de jornais e revistas, onde todos nós lá ia-mos comprar os jornais, revistas e cigarros, ficando na esplanada do Pic-Nic a ler as noticias e a beber uns finos na companhia dos amigos vindos de Angola.
Esplanada do Pic – Nic
Foi no Pic-Nic no tempo do Sr. Luis que houve uma grande confusão entre manifestantes que passavam e as pessoas vindas de Angola, palavra puxa palavra, palavras revolucionárias e ofensivas, de repente só se vêm cadeiras da esplanada pelo ar, os mais novos entraram na disputa, e muitos dos mais velhos refugiaram-se na cave.
Passados uns anos o Pic-Nic fechou por causa das obras do metro, reabrindo mais tarde com nova gerência, o Jorge e o Pai que tinham ido de Angola para o Brasil regressando a Portugal, e a Lisboa, assumiram a gerência do Pic–Nic.
Muitos anos se passaram, muitas pessoas passaram por lá, todos nós que frequentava-mos o Pic-Nic tinha-mos uma relação de amizade com todos os funcionários.
Hoje o Pic-Nic, um dos primeiros Snack Bar em Lisboa está fechado, está para obras.
ZÉ ANTUNES
2013
Descobri o seu blog e, sendo eu um apaixonado por Angola, (sem nunca lá ter vivido!), tenho andado a ler o muito de bom que nele tem escrito.
ResponderEliminarFala do Santos dos jornais, na entrada da pensão, conheci-o, trabalhei na loja ao lado. Faleceu há muitos anos
Nos anos 70/80 o Rossio junto ao Nicola e Pic Nic era a baixa de Luanda! Tanta gente de Angola ali parava para matar saudades uns, para fazer negócios outros.
Como o Mundo é pequeno!...
Vou continuar a ler o seu blog e, a conhecer mais de Angola
Cumprimentos,
A. Madeira
Amigo ainda nos tempos que correm dou uma volta pelo Rossio e vou até a adega no cantinho da 1º Dezembro ou até á MÓ na Rua do Arco Bandeira ( Sapateiros ) o Santos era um amigo de Luanda que logo arranjou maneira de ganhar a vida ( Venda de jornais e tabaco ) é verdade até aos anos 90 o pic . nic era o nosso ponto de encontro
EliminarUm grande Kandandu