TuneList - Make your site Live

21/05/2013

“ A PRISÃO “


Na vinda das colónias Portuguesas no ano de 1975, nem todos conseguiram se integrar na sociedade portuguesa.
Alguns para sobreviverem, enveredaram por esquemas de candonga e de tráfego de estupefacientes.

Jaime Silva em Angola trabalhava numa gráfica como linotipista, devido ao chamado verão quente de 1975, Jaime não conseguia emprego. É Jovem tem 27 anos.

Nesta história está o drama que a contas da compra e venda de droga, alguém não paga a mercadoria, nosso amigo Jaime na altura sem dinheiro para sustentar dois filhos menores e a esposa, perde a cabeça e de arma em punho, dispara dois tiros certeiros que matam o seu amigo.

Preso, julgado, é-lhe aplicada uma pena de 20 anos de cadeia.
A esposa Rosa Silva vinda também ela de Angola, trabalhava como dactilógrafa numa pequena fábrica em Viana cidade satélite de Luanda, vê-se sozinha com os dois filhos, na época por intermédio de um tio que tinha uma frota de táxis na cidade de Lisboa, trabalhava como motorista de táxi, penso que foi uma das primeiras mulheres a ser motorista de táxi, com a ajuda de alguns amigos lá vai sobrevivendo mais os filhos.

No táxi conhece muitas pessoas, muitas histórias, e um belo dia recebe uma proposta tentadora, apesar de o Jaime estar preso devido a ter morto um amigo por causa de negócios de droga, a proposta é ser correio de 2.5 kgs. de droga para o Brasil. Tudo acertado, os filhos entregues a uma pessoa amiga, faz as malas, fundos falsos coloca a droga, e dirige-se para o Aeroporto da Portela para embarcar diretamente para São Paulo.
Antes mesmo de entrar no aeroporto é presa, vai para tribunal e o juiz sentencia com 5 anos de prisão em Tires.

Com os filhos menores vive na cadeia até ser libertada. Em 1985 é libertada, Rosa viveu tempo suficiente na Prisão para saber, que para a sociedade o fim do castigo ou da pena não são conquistas, reconhece isso ao procurar emprego, e ao dar as suas referências, no pensamento dela, diz a muitos amigos que a sociedade a marginaliza.

Nas visitas que faz ao Jaime, diz-lhe o que vai fazer, ele reprova essa absurda ideia que a atormenta.

No Rossio compra uma arma, dias depois entrega os filhos, a Andreia com 8 anos e o André com 6 anos a uma amiga de confiança dos tempos da sua juventude, dizendo que vai ao Porto, por causa de uma proposta de trabalho.
Refugia-se em casa e poe termo à vida com um tiro na boca, morreu jovem.

O Jaime Silva saiu da prisão no ano de 1995

Em liberdade refez a sua vida, arranjou trabalho numa gráfica, casou de novo e vive com seu filhos.

O que o faz viver e pensar neste anos todos que poderia ser feliz junto dos filhos e da Rosa, muitas vezes culpa-se pela morte da Rosa
Hoje os filhos crescidos estudaram e emigraram para a Austrália onde está um irmão do Jaime.
Ele está a espera da sua reforma


ZÉ ANTUNES
2013

Sem comentários:

Enviar um comentário