TuneList - Make your site Live

30/05/2013

TAÇA DE PORTUGAL EM FUTEBOL


Anúncio publicitário na televisão

Neste ano de 2013 a final da Taça de Portugal em Futebol teve como equipas intervenientes o “Benfica” e o “ Vitória de Guimarães”.

Depois da dificuldade da compra dos bilhetes, para acesso ao grande jogo, aparece sempre á última da hora mais alguém que quer ir, e lá se arranja o bilhetezinho e é mais um para a festa.

Festa essa que nos eventos da Final da Taça de Portugal sempre se realizou nas sombras das árvores do Parque Florestal do Jamor. É tradicional as famílias juntarem-se, conviverem e fazerem o grande piquenique.

Amigos do Benfica, amigos do Vitória, nesse dia 26 de Maio de 2013, carregam os porta malas dos automóveis com tudo o que é necessário para se fazer o grande piquenique antes do jogo.

Ás 09h00 da manhã estão a caminho do Jamor.

É primordial que se esteja num bom sitio, com sombra, e a essa hora já estão muitas pessoas a colocar as suas imbambas e ás vezes é um pouco difícil de se arranjar um bom local, mas lá aparece um local ótimo, faz-se a marcação do local,
outros amigos vão chegando e vão descarregando todas as bicuatas que se comprometeram a levar.

Em pouco tempo estão todos mais as suas esposas e filhos.

Mesas desdobráveis, bancos desdobráveis, fogareiro, toalhas, guardanapos, talheres em plástico, umas barricas em plástico onde serão
depositadas as pedras de gelo para depois abastecer com as cervejas minis, veio também uma caixa de sardinhas compradas no mercado do Cacém, Febras e outros acepipes, se mesmo assim o comer não fosse suficiente, uns amigos trouxeram um leitão que o puseram logo a assar e foram convidados a degustar tão rico manjar.


Foto da net

Cheiro a churrasco e a bifanas, pregões de venda de cachecóis e de cervejas fresquinhas, mesas de piquenique, músicas populares. Aí está a romaria do Jamor, mata pintada de vermelho, branco e preto, cores de Benfica e Vitória de Guimarães, que se mais tarde se defrontaram no estádio Nacional.


Começam logo a tratar da logística para o almoço. As esposas de alguns a tratarem de lavar as saladas ( alfaces, tomates, cebolas, pepinos e pimentos, estes serão assados na brasa).

11 h 00 - O fogareiro já com o carvão em boa brasa, começa-se a assar os pimentos para as saladas, logo a seguir as sardinhas
que depois de assadas ficam suculentas, e as primeiras a sair são acompanhadas com um pão alentejano mais as deliciosas saladas mistas ou só de pimentos. Regadas com vinho alentejano “Terras de Xisto “, outros preferem as minis fresquinhas.

Depois de uma bela almoçarada de Sardinhas, atacou-se as febras assadas que estavam deliciosas.

16 h 00 – Encaminham-se todos para o Estádio, ficando algumas mulheres a tratar de arrumar e a preparar o lanche para depois do jogo.

Vai-se para o Estádio a essa hora, porque a organização da Federação Portuguesa de Futebol irá fazer uma coreografia na abertura.

Pela primeira vez a Taça de Portugal teve uma cerimónia de abertura, ao qual contemplava cinco momentos, cada um dos momentos tinha uma designação:
Prova Rainha
10 mil jogos / 34 mil golos
Tomba gigantes
Os piqueniques
A Festa da Taça

Essa coreografia teve a participação de 30 artistas e 400 figurantes, 27 elementos da equipa de produção. 180 placas de 2 por 2 metros, 12 faixas de tecido 3 por 12 metros e 10 balões de hélio com 2 metros de diâmetro. Foi um dos momentos bonitos da tarde.

17 h 15 – Começo do jogo, lotação esgotada, havia apenas um corredor de segurança a separar os adeptos dos dois clubes.

No minuto 30 explosão de alegria quando o Benfica marca o golo por intermédio de “Nico Gaitan”.

Vem o intervalo e muitos foram verter líquidos que estavam a mais, outros foram beber água pois a sede fazia-se sentir.

Recomeço da partida a festa continua, para os lados dos adeptos do Benfiquistas, de repente ao minuto 79 “ Soudani “ marca para o Vitória de Guimarães, igualando a contenda, fazendo com que os adeptos vitorianos se empolgassem e festejassem loucamente o golo obtido, mas ainda alguns estavam a festejar, quando no minuto 81 “ Ricardo “ dá o golpe de teatro, fazendo a reviravolta no resultado, que será o resultado final 2-1 para o Vitória de Guimarães. Loucura total, ouviram-se alguns petardos mas foi só.

É a primeira Taça de Portugal que o Vitória de Guimarães ganha em toda a sua história, já esteve em várias finais, nunca conseguindo tal feito.

Felizes uns, desanimados e tristes outros volta-se ao local do piquenique e ai com os diversos comentários ao jogo, continua-se a petiscar as belas febras, acompanhadas com as mini cervejas fresquinhas, ou seja uns a festejar outros a afogar as mágoas.

Começa a escurecer é a altura de levantar e emalar as imbambas e regressarem a suas casas.

Mais uma final de Taça de Portugal, dia divertido e bem passado, com a família e com os amigos.



ZÉ ANTUNES

2013

Sem comentários:

Enviar um comentário