TuneList - Make your site Live

31/05/2012

HIPERMERCADO

Lembro-me  da  construção deste hipermercado ao qual o batizaram de  Pão de Açucar - Jumbo,  com o desenho do elefante e tudo. E lojas pequeninas à volta,  foi  construído a contar com o futuro, pois tem o tamanho dos Hipermercados  normais de Portugal.  Nos anos 70 demos um passo à frente. Foi uma festa do inicio dos anos 72,  o  Jumbo está bem de saúde e recomenda-se.
No ano de 1972 é inaugurado o 1º Hipermercado em Angola o “ Jumbo “ do grupo Pão de Açucar, uma inauguração com pompa e circunstância, um mar de gente com curiosidade, a propaganda era convidativa, pois os produtos teriam uma redução que variavam até aos 50%. Além de que era fácil estacionar, o parque de estacionamento teria capacidade para mais de 500 automóveis, já naquela época era problema quando nos deslocavamos a uma qualquer loja principalmente na baixa de Luanda.

Começou a ser hábito para muitos ir lá beber o cafézinho,  pois as garinas estavam lá a trabalhar e os avilos sempre davam um dedo de conversa, nesta época emprego para mulheres era mesmo só os Bancos (empregadas bancárias)  e o Hipermercado ( repositoras,  empregadas  de armazém e  empregadas de caixa ).

Foi nessa ocasião que comecei a comprar as famosas calças LA FINESSE à boca de sino  que eram feitas de fibra sintética e por conseguinte bem mais baratas que na Casa Saratoga, uma vez,  todo bangão fui para a farra do Clube do Sarmento Rodrigues e as calças tinham encolhido nas  pernas com o calor do escape da mota.

O Hipermercado era novidade pois na altura não existia nada igual em Luanda, existiam as tradicionais lojas. A partir dessa altura começou a ver-se mais Centros Comerciais e mesmo Galerias Comerciais, sendo que eu frequentava muito o Edificio Mutamba, pois além das lojas tinha um grande bar com esplanada num terraço no interior e salão de jogos.


Hipermercado Jumbo Estrada de Catete 1973

Zé Antunes

Sem comentários:

Enviar um comentário