Lembro-me da construção deste hipermercado ao qual o batizaram de Pão de Açucar - Jumbo, com o desenho do elefante e tudo. E lojas pequeninas à volta, foi construído a contar com o futuro, pois tem o tamanho dos Hipermercados normais de Portugal. Nos anos 70 demos um passo à frente. Foi uma festa do inicio dos anos 72, o Jumbo está bem de saúde e recomenda-se.
No ano de 1972 é inaugurado o 1º Hipermercado em Angola o “ Jumbo “ do grupo Pão de Açucar, uma inauguração com pompa e circunstância, um mar de gente com curiosidade, a propaganda era convidativa, pois os produtos teriam uma redução que variavam até aos 50%. Além de que era fácil estacionar, o parque de estacionamento teria capacidade para mais de 500 automóveis, já naquela época era problema quando nos deslocavamos a uma qualquer loja principalmente na baixa de Luanda.
Começou a ser hábito para muitos ir lá beber o cafézinho, pois as garinas estavam lá a trabalhar e os avilos sempre davam um dedo de conversa, nesta época emprego para mulheres era mesmo só os Bancos (empregadas bancárias) e o Hipermercado ( repositoras, empregadas de armazém e empregadas de caixa ).
Foi nessa ocasião que comecei a comprar as famosas calças LA FINESSE à boca de sino que eram feitas de fibra sintética e por conseguinte bem mais baratas que na Casa Saratoga, uma vez, todo bangão fui para a farra do Clube do Sarmento Rodrigues e as calças tinham encolhido nas pernas com o calor do escape da mota.
O Hipermercado era novidade pois na altura não existia nada igual em Luanda, existiam as tradicionais lojas. A partir dessa altura começou a ver-se mais Centros Comerciais e mesmo Galerias Comerciais, sendo que eu frequentava muito o Edificio Mutamba, pois além das lojas tinha um grande bar com esplanada num terraço no interior e salão de jogos.
Hipermercado Jumbo Estrada de Catete 1973
Zé Antunes
Sem comentários:
Enviar um comentário