TuneList - Make your site Live

29/05/2012

PRIMEIRO DISCO

          Ideia original de LEÃO  VERDE




Ano de 1968 meus pais decidiram comprar um móvel com a inclusão de rádio, gira discos e gravador, marca ONKIO 900 tão usual na época
Antes desta aquisição tinhamos um portátil a corrente eléctrica e a pilhas em que o altifalante era a tampa , o gira disco quando fechado parecia uma maleta que levava para pequenas festas de aniversário de amigos e vizinhos

Para aquele móvel gira-discos havia de ter discos o meu gosto, pois a música existente comprada pelos meus pais eram mais de natureza folclórica, fados e música do género.
Assim decidi comprar o meu primeiro disco.
Num sábado à tarde entrei no maximbombo 22 ( Bairro Popular-Mutamba) para na baixa ir aos supermecados Angola, e à discoteca no Edificio Mutamba a Valentim de Carvalho para   comprar o disco que ainda não sabia qual era, tinha uma ideia, mas nada de concreto.

Entro no estabelecimento, dirijo-me para as prateleiras com LPs e Singles, verifico os preços e decido-me por comprar um single por se óbviamente mais barato, oiço uma série de discos  e a escolha foi feita. O single foi colocado num saco de papel próprio para aquele género de artigo, pago e embora não deixando transparecer qualquer emoção, aparentando muita calma,  certo é que estava em “pulgas” para chegar a casa, colocar o disco no gira–discos  e pô-lo a tocar para que meus irmãos e meus pais o ouvisem e eu também, agora com mais atenção e pormenor. Meus irmãos gostaram do que ouviram pois era totalmente diferente da música que havia lá em casa, minha irmã por ser mais nova quase que não ligou à “novidade”.
O certo  é que o meu gosto musical ficou por mim aprovado e todos os outros discos que a seguir comprei foram sempre na mesma linhagem musical  e na raça dos cantores. Otis Redding, Percy Sledge, Margaret Singana, Manu Dibango, Glória Gaynor, Donna Summer, Ray Charles, James Brown, Miriam Makeba e outros, bem assim como como quase toda a música dos anos 60/70, Beatlles, Bee Gees, Zed Zepling, Santana, Emerson Lake and Palmer, Rolling Stones band e outros, mas o meu primeiro disco foi dos PROCOL HARUM que ainda hoje guardo  religiosamente na minha discografia.
Procol Harum é uma banda britânica de rock progressivo formada no início dos anos 60. Eles são mais conhecidos por seu compacto "A Whiter Shade of Pale", número um nas paradas de sucesso inglesas.
Formada das cinzas de um grupo chamado "Paramounts" liderado por Gary Brooker e Robin Trower, a estreia ao vivo do Procol foi abrindo um concerto de Jimi Hendrix em 1967, o que levou a recém-lançanda "A Whiter Shade of Pale" ao topo das paradas. Um LP e outros compactos seguiram-se, mas sem alcançar o sucesso daquela primeira gravação.
Durante os anos 70 o grupo Procol Harum permaneceu mais popular do que outras bandas de rock progressivo mais sofisticadas, como Emerson, Lake & Palmer. O grupo continuou apesar das diversas mudanças na formação, mas o declínio das vendas decretou o fim do grupo em 1977.
A banda reuniu-se em 1991 para o lançamento de Prodigal Stranger, que não obteve muita repercussão. Uma nova encarnação do Procol, liderada por Brooker, está na estrada em turnê pelos EUA desde 1992.
O nome da banda foi escolhido por seu empresário, inspirado no nome do gato de um amigo seu. Traduzido do latim, significa algo como "Através dessas coisas".
O asteróide 14024 Procol Harum tem esse nome em homenagem à banda.
Recentemente, a justiça do Reino Unido concedeu ao tecladista da banda, Matthew Fisher, 40% da autoria de "A Whiter Shade of Pale". A alegação de Fisher para o pedido é o refrão e o solo de órgão da canção, os quais estão entre seus elementos mais distintivos. O juiz do caso disse que a contribuição do organista foi "substancial", embora não tão grande quanto a ontribuição do cantor
                                 
                          

Depois foi uma panóplia de musica mais moderna, mas ai comecei a frequentar mais a discotecoa do meu amigo Zé Maria a BONZÃO

          
                       

Sem comentários:

Enviar um comentário