TuneList - Make your site Live

29/05/2012

PISCINA DE ALVALADE

Estávamos no ano de 1973, tinha completado 18 anos e estudava na Escola  Industrial de Luanda, último ano de Curso.
A nossa turma preparava a  festa de finalistas, que foi um passeio à Barra do Quanza e à noite a famosa farra no ginásio da Escola Industrial de  Luanda.
Eu não era de fugar ás aulas, mas quando o fazia eram as aulas de Oficinas, matéria que eram 4 horas todos os dias. Saía da Escola, ia pela Norton de Matos  e chegava ás Piscinas de Alvalade que pouco tempo antes tinham sido inauguradas! Situava-se ao lado do Cinema Aviz e ai passavamos umas tardes em beleza, Na Piscina de Alvalade conheci o professor de  natação Carlos Viegas. Conheci também os professores Pintassilgo e Saraiva.
                                                        Piscina de Alvalade em Luanda,  1973
Ai ficávamos até quase à noitinha, era nadar e saltar, lembro-me de um acidente em que um madié que na última prancha, preparava o salto e não se sabe por que motivos ao ganhar balanço deve ter escorregado e caiu na Piscina de chapão com o peito na água. Foi preciso um dos professores se lançar á água e trazer o madié para  fora da água tendo logo ali lhe sido prestados os primeiros socorros e foi de seguida transportado ao Hospital.
Sei que a partir dessa altura, só se ia para a torre mais alta acompanhado de alguém com responsabilidade, pois o acesso ficou vedado por umas correntes.
As garinas também muitas delas fugavam ás aulas no Liceu Feminino e ali se iam encontrar com os seus namorados. Eu gostava de ir à Piscina, ficávamos nas espreguiçadeiras ali deitados,  ver as garinas e a mandar-lhes piropos, coisas da juventude,  e foi lá também que aprendi a nadar, os mais velhos atiravam moedas para o fundo da Piscina e nós com aquela genica toda lá íamos até ao fundo da Piscina buscar as moedas, havia apostas  de quem aguentava mais tempo debaixo de água.

Zé Antunes
1973

Sem comentários:

Enviar um comentário