TuneList - Make your site Live

31/05/2012

MINI HONDA

Sou um apaixonado pelas Mini Hondas,  tive uma em Luanda comprada já em 1975 onde vivia e que a trouxe para Lisboa, toda modificada com um motor da ss50z de cinco velocidades e com amortecedores na parte traseira. Só para contar que em Luanda fazíamos  muito isso: montar motores das SS50 nas Minis.  Lembro-me do gozo de subir a Luís de Camões a dar ratadas a grandes motas... e já em Lisboa na Avª. da Liberdade ficavam todos boamados a olhar para a Mini – Honda.
É assim, outros tempos, outras gentes, outras alegrias.
Contaram-me (alguns patrícios) a história assim...e eu acredito nela:
Dizem que havia um Stand  de automóveis em Luanda, (pensa-se que a Própria representante da Datsum  e  Honda  a  Soccar) que, há uns  anos  atrás, quando as Mini Hondas custavam 4.500$00 (cerca de 22,5€) resolveu, numa estratégia avançada de marketing (digo avançada porque ainda se faz isso nos nossos dias com scooters) resolveu, dizia eu, colocar uma Mini Honda como oferta para quem comprasse um carro novo. Um Datsun de Luxe 1200,  podia custar, nessa altura qualquer coisa como 80.000$00 (400,00€) por isso era como fazer um desconto de pouco mais de 5% o que era usual naqueles tempos. Se a Mini Trail cabia ou não na mala do Datsun  isso não sei, mas uma coisa é certa isto nunca foi uma estratégia de marca (Honda  ou Datsun, até porque eram concorrentes entre si) mas de concessionário como medida própria para alavancar as vendas. Por isso as Mini Hondas não vinham dentro dos carros,  eram compradas  à  parte  pelo  Stand e  oferecidas ao cliente final como brinde, o que é uma coisa diametralmente diferente. Será mesmo assim? Pelo menos parece uma história crível.
Depois de dois anos de sucesso da Honda Monkey Z50M , a Honda decide lançar, em 1969, uma mota similar mas com rodas de 8 polegadas - a Honda Z50A (MiniTrail) e com a particularidade de ter uma suspensão dianteira, embora de curto curso, para proporcionar um maior conforto aos condutores. O assento, também mais cheio e confortável, é rígido mas permite 2 posições  de altura. A ferramenta básica desta mota (chave de velas) ficaria colocada por debaixo do assento presa em dois  ganchos-mola  ali aparafusados.  A facilidade de transporte deste pequeno veículo em automóveis "obriga" a Honda a manter a solução já testada na Z50M - volantes rectráteis.

Um pouco de História da Mini Honda

O modelo foi exportado para quase todo o mundo com a referência Z50A sendo que os modelos vendidos no mercado interno  japonês (Japan Market) têm outra referência - Z50Z .Mini Honda, aqui considerada a Honda Mini Trail (Z50A) (>1969 <1972) ,a qual continuou a ser comercializada até 1975. Refere-se que existiram 3 modelos de Mini Honda antes da MiniTrail Z50A, que foram as Z100, CZ100 e Z50M(Monkey).
Nos Estados Unidos  foram lançados, primeiramente as K0 disponíveis em duas cores - amarela e branca (ivory white & bright yellow) e vermelha e branca (ivory white & scarlet). Este modelos diferenciam-se dos outros pela sua extrema simplicidade - punhos e manetes brancos marfim, escape sem "pilinha"e tamponado com anilha, ausência de chave de ignição (apenas swich on-off), ausência de iluminação, guarda lamas pintados em cinza prata fosco, banco mais corrido, sem o alto traseiro e também (aparentemente) mais comprido. A primeiríssima K0 (houve dois modelos diferentes) distingue-se da segunda pelo detalhe da protecção do escape ser inclinado - daí o seu nome de baptismo ser Slant Guard. A segunda versão da K0 já detém a protecção do escape horizontal.Qualquer delas usa um logotipo redondo - asa da Honda com as inscrição MiniTrail em redor.
Mais tarde foi lançada a K1 disponível em três cores - amarela e prata (bright yellow & cloud silver), vermelha e prata (candy red & cloud silver) e azul e prata (candy blue & cloud silver). Estes modelos já possuíam iluminação dianteira e traseira, buzina, bateria sem protecção lateral, escape com silenciador (pilinha), guarda lamas cromados, côco de farol sem conta kms (no local deste usa uma tampa com o H - logo dos automóveis Honda).Os logos dos depósitos são iguais aos da K0.
Por fim a Honda lançou no mercado americano o modelo K2 que se distinguia do K1 em alguns pequenos detalhes - travão traseiro duplo (manete e pedal), uso do logotipo do depósito oval com as inscrições MiniTrail.As cores disponíveis são o vermelho e branco (candy ruby red & white) e azul e branco (candy shappire blue & white).
No Japão alguns destes modelos Z50Z possuem uma nova  particularidade - trem dianteiro amovível - para melhor acondicionamento e transporte em automóvel. Trata-se de um eixo amovível o qual prende o forqueta dianteira ao corpo do quadro. As Z50Z na versão de 1969 apelidam-se Z50ZA2 são também algo diferentes - por exemplo: possuiam bateria, tampa lateral para protecção da bateria com os dizeres "Monkey", piscas, pneus de rastro de estrada (tipo Vespa), filtro de ar cilíndrico (igual ao da Z50M), escape por baixo , logo igual ao da Z50M no depósito de gasolina e as cores dos quadros são azul claro, vermelho claro e e amarelo claro com o depósito de gasolina sempre cinzento prata (monocolor). A versão Z50Z1 de 1970 mantém o logo redondo (= ao da Z50M) no depósito o qual passa a bicolor (faixa em baixo), adopta o escape por cima, mantém a bateria e os piscas, é adicionado o travão traseiro duplo (pedal e manete) e, alguns modelos, têm descanso central. A única côr conhecida é vermelho brilhante e cinzento (candy ruby red & silver cloud).Admitimos que possa também ter sido disponibilizada em azul brilhante e cinzento (candy shappire blue & silver cloud). Em 1971 é lançada a Z50ZK1 com pequenas diferenças do modelo predecessor mas da qual se destaca o logo oval (igual aos das K2 europeias).
Portugal / Angola / Australia-Para estes países o modelo disponibilizado foi também somente a K2 mas com algumas alterações específicas - côco de farol pequeno (igual ao da Z50M UK market) com o conta kms incorporado graduado até 50km/h para Portugal/Angola e até 30 mp/h para a Australia. Ausência de bateria e farol de stop específico (igual aos de algumas Honda de maior cilindrada). Os logos dos depósitos são ovais com a inscrição MiniTrail. As cores disponíveis foram vermelho e branco (candy ruby red & white) , azul e branco (candy shappire blue & white) e amarelo torrado e branco (mexican yellow & white).
Representantes Z50A K2 - Portugal(IBA) /Angola(Socar)

                                Mini - Hondas

Texto adaptado da internet

1973

Sem comentários:

Enviar um comentário