TuneList - Make your site Live

23/09/2013

É ESTE O “ CAMINHO DO PROGRESSO”?


Nunca houve tanta riqueza e, simultaneamente, tanta pobreza como hoje. Há mais pessoas a passar fome, hoje em dia, do que nunca houve em toda a História da Humanidade. E o seu número tem vindo a aumentar. Hoje, somos cerca de 7,2 mil milhões de seres, a estanciar neste Planeta. Em 2050, seremos perto de 10 mil milhões! Os números são avassaladores e revelam bem as razões da exaustão de recursos da Terra que habitamos. 

Comemos, bebemos, respiramos, consumimos energia, poluímos, ocupamos espaços, organizamo-nos cada vez mais em cidades, construímos e demolimos casas, dizimamos florestas - incendiando-as - abrimos estradas, construímos pontes, sacrificamos e matamos animais e matam-nos uns aos outros. Apatia, ilegalidade, acracia adoecem o nosso mundo. Com o poder, cresce a irresponsabilidade. Mais do que nunca, o "Caminho do Progresso" é indissociavelmente o "Caminho do Pior": mesmo sabendo disso, continuamos a avançar, criando desta forma, o abismo de todos os perigos.

Estamos a exaurir (esvaziar) este rico planeta de uma maneira tão sufocante, que nós próprios nos dividimos entre gente que não quer saber de tais assuntos, com medo de enlouquecer e gente obcecada com a visão inevitável de um Apocalipse. Reparem nas imagens "Infernais" e trágicas, que os canais televisivos nos transmitem diariamente: desde os acidentes mortais, a jovens mortos com armas químicas na Síria, ao flagelo criminoso dos incêndios que tem vindo a alastrar pelo mundo, à hipocrisia desses políticos causadores dessas mortes por negligência ou para servir ideologias de destruição. Destruição, mentiras e casos, são para eles "armas legítimas" para tomar o poder.

Há sempre, no meio de todas estas adversidades, dessas catástrofes, uma clara oposição de interesses, estratégias e alianças, que dividem e demarcam as posições, deste ou daquele país. Os interesses movem-se! No entanto, ninguém parece ter certezas sobre as consequências que poderão advir de todas estas divergências e, muito menos de uma guerra. Deus sabe como, na história e na pré-história, a "monstruosidade" pode prejudicar a Humanidade. Guerras mundiais, campos de massacre e morte de civis inocentes, de inúmeros deficientes, de...atrocidades horríveis. 

Com o nosso Século, essa mesma "monstruosidade" também mudou de escala; é por milhões ou por dezenas de milhões que se têm de contar as vítimas. Os arsenais disponíveis podem, muitas vezes, arruinar a totalidade da terra, e nós trabalhamos sem parar em novas armas. Para satisfazer as necessidades sistematicamente renovadas e exacerbadas, destruímos a energia, sujamos a água, as espécies vivas, a matéria, o ar, os solos, prejudicamos os equilíbrios do nosso planeta e destruímos a saúde dos nossos filhos e netos. 

Somos uns seres esquisitos, choramos as consequências, mas não somos capazes de averiguar as causas. Na verdade, não há causas sem consequências nem consequências sem causas.

Cruz dos Santos
2013

Sem comentários:

Enviar um comentário