TuneList - Make your site Live

22/09/2013

MUSSULO

A ilha do Mussulo é, de facto, uma península e um conjunto de pequenas ilhas.
O Mussulo é um banco de areia com cerca de 30 km de comprimento formado pelos sedimentos do rio Cuanza, na costa sul de Luanda, em Angola.

A restinga do Mussulo abriga a baía do Mussulo que alberga três ilhas no seu interior, sendo a ilha dos Padres a maior e mais conhecida. Local de descanso e de relaxamento para luandenses e visitantes, as belas praias do Mussulo — onde se chega de barco, viagem de 15 minutos do ancoradouro de Luanda na Corimba — estão protegidas pela sombra de centenas de coqueiros. As águas calmas da baía favorecem a prática de desportos aquáticos.


















 Ancoradouro na praia da Corimba ( foto net )



 Embarque para a Ilha ( foto net )



Do outro lado da restinga, voltada para o Oceano Atlântico, há uma imensa praia de areia branca, praticamente deserta. ( net ).



O primeiro barco foi o Caposoka, depois o kitoco e mais tarde outro igual ao kitoco que era o kileva.
Que saudades dos acampamentos de fim de semana na Ilha do Mussulo. Tendas e mochilas, mais vezes só com mochila e uma toalha de praia, pois com o calor tropical as noites apesar de frescas eram agradáveis e dormíamos mesmo só em cima de uma toalha estendida na areia dourada.
Nas mochilas acomodávamos os bens comestíveis, á base e sempre de enlatados, para as bebidas transportávamos uma geleira, com alguma carne congelada e as bebidas, valia-nos muitas vezes pescadores que seguiam a sua navegação numa tarefa constante de apanhar o peixe dócil, e que nos roçava as pernas, vendiam-nos alguns e muitas vezes nós próprios pescávamos, havia sempre alguém do nosso grupo que se dedicava á pesca.


SAUDADES!!! “as garoupas, o Peixe galo”



Caposoka




No sábado logo cedo, mesmo ainda de madrugada, já estávamos no pontão á espera dos barcos que faziam as travessias da Corimba até à Ilha. Esses barcos eram o Caposoka depois o Kitoco e mais tarde outro igual ao Kitoco que era o Kileva.
Embarcava-mos e chegando á Ilha, procurava-mos uma boa zona para armar as tendas, e cuidar dos mantimentos.


SAUDADES!!! “aquelas águas “




Praia Paradísiaca

Muitos de nós já namorava-mos e algumas garinas também iam com os seus namorados, outras iam ter connosco na companhia de seus pais, normalmente iam só ao Domingo.

A rapaziada queria era mesmo um fim de semana na maior curtição.


Já havia alguma erva ( liamba ) a circular e muitos já fumavam o seu charro.

Á tardinha,  a ver o pôr do Sol, lindo maravilhoso, procurava-mos alguma lenha da vegetação existente, fazia-mos uma fogueira e já noite ali ficava-mos a ouvir alguém com dotes musicais, que levava a sua viola, tocava-se e cantava-se música da época até altas horas da madrugada.
Praia Paradísiaca



No domingo logo de manhã acordava-mos com o barulho da chegada de outros banhistas, que vieram também, para descansarem, pescarem, passarem um domingo nas paradisíacas águas da Ilha do Mussulo.



SAUDADES!!! “aquelas areias douradas“

 

O pessoal que esteve toda a noite acordada queria dormir mais um cochito, já não podia devido ao barulho, das cada vez mais pessoas que chegavam. Azar nosso que tínhamos que nos levantar e começar a preparar algo para se comer, preparar as sandochas á base de atum, queijo, fiambre, ovo cozido etc. etc.


Mas para nossa sorte havia sempre a mãe duma kivita nossa amiga que nos oferecia do seu almoço quentinho feito de madrugada / arroz de frango ) Rissóis. Pasteis de bacalhau e empadas de galinha.
Também nas brasas que se acendiam, alguns cotas ofereciam, ou frango no churrasco, bifanas, entrecosto, Também compravam aos pescadores e grelhavam postas de peixe Macoa que era o mais procurado, peixe que chega a medir até 1,24 metros e a pesar 32 kg. tudo bem temperado com o puro e genuíno gindungo.


AI UÉ SAUDADES!!! “dos quitutes“


Como bons rapazes agradecíamos e ficávamos até menos tímidos e entabulávamos logo ali conversa com as garinas e com os mais velhos 





Tenho SAUDADES!!! “desse tempo“



 ZÉ ANTUNES

1975




Sem comentários:

Enviar um comentário