TuneList - Make your site Live

30/09/2013

TURISMO E OS NOSSOS “LUXUOSOS” VINHOS!


Aqui vai um tema, que julgo merecer atenção de todos os Leitores do Blogue: "LUANDA * TROPICAL", que é alusivo a uma Atividade bastante popular em Portugal e digna de ser denunciada, não só para incentivar a comercialização dos nossos Vinhos, como para "Convidar" todos os Turistas, a visitar o nosso País.

Temos os mais bonitos e portentosos lugarejos (aldeias, povoações), dignos de serem visitados, não só devido ao seu extraordinário clima, como pela sua magnífica e saborosa gastronomia. Sem sombras de dúvidas, Portugal, é o melhor país para visitar! Aliás, o portal de viagens “Globe Sposts”, atribuiu ao território português o destaque especial no ranking dos dez melhores destinos para o Turismo. Onde Portugal surge em primeiro lugar, inserido na categoria de "melhor destino para grandes paisagens".

Bom! Mas hoje, é dia de beber um “copito” de vinho com todos vós, Amigos, inseparáveis, do blog LUANDA TROPICAL! Para vos falar e refletir sobre os nossos “sumos de uva”. Sabiam que os vinhos portugueses, foram premiados no concurso “Internacional Wine Challenge” (que decorreu em Londres), com medalhas de ouro (57, mais duas que o ano passado), prata e de bronze? Se existe sector ou produto no qual se fez obra importante, foi no vinho e, na vinha! Apesar da União Europeia e dos governos, a história da modernização da vinha e do vinho, com vinte ou trinta anos, serve para ensinamentos. Os vinhos premiados em maior número foram os generosos, seguidos dos tintos (maioritariamente do Douro e Dão) e dos brancos. Foram provados por um painel de quase 400 júris de vários países. Nos anos 70, encontrar bons vinhos no comércio e nos restaurantes, era fruto de investigação meticulosa. 

Os vinhos a granel (em garrafão, oriundos do produtor), condenavam a saúde de qualquer um. Eram de qualidade medíocre, mal fermentados e engarrafados. Eram vinhos, sem gosto nem carácter. O “Barca Velha”, o “Frei João”, o “Luís Pato” ou os vinhos do Buçaco, eram exceções. Hoje, tudo mudou! Produzem-se excelentes vinhos, capazes de comparar com os melhores do mundo. Os Portos, os do Douro, Alentejo, Dão, da Estremadura e até os “verdes”, figuram – honrosamente – nas listas internacionais dos melhores vinhos do mundo! Segundo o Instituto da Vinha e do Vinho, o 2.º trimestre de 2013 registou uma subida das exportações, em volume e em valor, registando um aumento de 5,2% em valor face ao período homólogo de 2012. Com esta evolução, a exportação de vinhos durante os primeiros seis meses de 2013 mantém uma subida face ao período homólogo de 2012, de mais de 2,6% em valor e mais de 7,7% em preço médio, apesar de ligeiro decréscimo em volume. As exportações para países extracomunitários são 42% do valor, com quatro destinos (Angola, EUA, Canadá e Brasil) a figurarem no grupo dos 10 principais mercados de exportação dos vinhos nacionais, bem como na Europa (Polónia e para Espanha), com crescimentos de 27,4% e 37% em volume e em valor, respetivamente. E até para a China!

Como se fez isto? Com empresários dedicados. Com investimento, enólogos e agrónomos qualificados. Com escolas superiores empenhadas na vinha e na enologia. Com tratamentos da vinha; seleção de castas e uvas; ciência e tecnologia; adegas decentes; boas rolhas; estratégia comercial; com muito trabalho e responsabilidade; determinação de preservar o singular, o rústico, o “terroir”,como se diz na gíria. Com os olhos postos na exportação, no Turismo; sem absentistas, e protecionismo. Tudo mudou? Quase tudo! Ainda há dezenas de milhares de produtores sem qualificação e sem capacidade, que pensam, que a Natureza dá e que não é preciso trabalharem. Também foi nesta Atividade Industrial, que menos se fizeram obras de fachada, para dar nas vistas. Foi no vinho que se resistiu à moda de fazer igual ao estrangeiro. O que se está a fazer, não começou nas leis, nem em planos ordenados pelo FMI ou pela Troika. Começou no princípio, pelos Trabalhadores ao sol e à chuva, nos sérios empresários honestos e nas quintas. É por isso, que não basta ter cheque, “fundo europeu” e lei. Por vezes, isso até atrasa.


Vai um “copito” à nossa Saúde?




BANGA NINITO


 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário