TuneList - Make your site Live

16/09/2013

FESTIVAL DA SAPATEIRA









Há vários anos a esta parte, que no mês de Setembro em quase todos os Restaurantes, e Marisqueiras do Oeste concordaram entre si realizarem o Festival da Sapateira.

Todos os ano no mês de Setembro, os Empresários da Indústria Hoteleira, fazem em conjunto este Festival da Sapateira, para poderem escoar os seus produtos e conseguirem ganhar mais uns tostões, que a crise está ai e para ficar.

De 06 de Setembro a 06 de Outubro, realiza-se na zona oeste o Festival da Sapateira.

A 17ª edição do Festival da Sapateira está de volta à Praia de Santa Cruz, de 6 de Setembro a 6 de Outubro pode comer sapateira à discrição por apenas 15,50€ por pessoa.

Restaurantes aderentes:
Hotel Santa Cruz
La Fontana
O Navio
O Polvo
Saborear – Hostel Bar Esplanada
Vela d’ Ouro

Fim de semana de 14 e 15 de Setembro de 2013 na Praia do Navio, entre Santa Cruz e a Póvoa de Penafirme.

Sábado á tarde, calor de Verão, ainda estão muitos veraneantes de férias, ou então foram passar o fim de semana , é vê-los na praia a banharem-se nas águas frias do oceano Atlântico e a descansarem, nas toalhas estendidas nas areias finas e escaldantes.

Outros já estão todos nos Restaurantes, Cervejarias e Marisqueiras, os clientes por um custo tabelado, degustam quantas Sapateiras a sua barriguinha suportar, pede-se que não vale estragar, é o lema, as bebidas são pagas à parte.

O antigo Restaurante “ Navio “ na Praia do Navio, que era do conhecidíssimo na zona da Póvoa de Penafirme, o José Carlos da Póvoa de Além, estava velho, com mais de trinta anos, e por que não havia criatividade para cativar os clientes, foi com uma nova gerência que se fez obras, e o Restaurante “Navio” está todo modernaço, com uma arquitectura vanguardista, linhas direitas, arquitectura actual.

A sala do Restaurante enche-se depressa, todos querem ficar junto ás vidraças que dão vista para a esplanada e para a praia, onde ainda se encontram muitas pessoas, apesar de a noite estar a chegar bem depressinha, outros ainda ficam na esplanada porque estão a fumar.

No nosso grupo, constituído por 17 pessoas, só havia lugar para 13, os ouros 4 ficariam numa mesa á parte, sem sermos supersticiosos, mas ninguém quer 13 pessoas á mesa, dizem logo: para o ano seguinte morre o mais velho, logo se resolve o problema, a gerência providência mais duas mesas que são colocadas em fila.

Noutras mesas , sentadas há pessoas que em circunstâncias normais, andariam por estes dias à volta com a lista de livros e manuais escolares, e a escolherem as mochilas para os filhos, pois está ai o inicio de mais um ano escolar.

Por esse motivo, aproveitou estes dias para se deliciarem com as Belas Sapateiras e as boas imperiais ( finos ) da Sagres ou da Super Book.

 






















Que Bela Sapateira ( foto Marco )


Convívio ameno, Sapateiras deliciosas e cerveja fresquinha, deu que o convívio se prolongou por mais um pouco de tempo e começou a haver um pouco de ansiedade, pois muitos viriam para Lisboa, e por todos aqueles que por causa da condução degustavam a Bela Sapateira e ingeriam líquidos tais como Sumol ou Coca Cola, o que diga-se de verdade, não joga lá muito bem, mas ficou “contratualizado” que alguém seria os condutores das Viaturas ( se conduzir não beba ).

Os proprietários e os funcionários deste local aprazível, não tiveram mãos a medir, passaram o dia a servir todos, sempre com um sorriso, e elegantemente vestidos com os seus aventais impecavelmente limpos.

Terminado este dia da Festival da Sapateira, dirigimo-nos para nossas habitações na esperança que em 2014 nos poderemos reunir de novo e conviver de novo neste gostoso e saboroso Festival


ZÉ ANTUNES

2013


Sem comentários:

Enviar um comentário